Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

AMÉRICA

Movida pelo desejo de realizar seu grande sonho, uma brasileira atravessa a fronteira do México e chega ilegalmente aos EUA.


GALERIA DE PERSONAGENS

Autoria: Gloria Perez
Direção: Jayme Monjardim, Marcos Schechtman, Luciano Sabino, Marcelo Travesso, Teresa Lampreia, Federico Bonani e Carlo Milani
Período de exibição: 14/03/2005 – 05/11/2005
Horário: 21h
Nº de capítulos: 203

SOL (Deborah Secco) – Impetuosa, extrovertida, alegre e dona de temperamento fantasioso. No começo da novela, trabalha em um pequeno estúdio em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, como ajudante de um cabeleireiro que faz megahair. Tendo aprendido a técnica, acredita que o conhecimento lhe dê armas suficientes para ser bem-sucedida na América, onde poderia ter seu próprio estúdio e atender estrelas de cinema. Aprendeu também a fazer depilação e anima-se ao ler notícias sobre o sucesso que anda fazendo, no exterior, a depilação à brasileira, acreditando que o domínio dessa técnica seja mais uma garantia de vitória no exterior. Sua meta de vida não é tão definida nem tão objetiva quanto a de Tião (Murilo Benício), por quem se apaixona. Sol é do tipo capaz de atravessar mares e montanhas e de correr todos os riscos por causas nitidamente perdidas. E nunca se deixa abater. Nasceu em uma família pobre, teve de trabalhar desde cedo, viveu muitas coisas, apesar de sua pouca idade. Sol tem sede de vida, de emoções, não quer se prender a nada nem a ninguém que a desvie de seu projeto de vencer na vida. Acredita-se muito cerebral, mas o coração a atropela sempre. É filha de Odaléia (Jandira Martini) e tem um carinho especial pelo padrasto, Mariano (Paulo Goulart), e pela meia-irmã, Mari (Camila Rodrigues). Envolve-se com Tião, mas termina a novela com Ed (Caco Ciocler).
TIÃO (Murilo Benício) – Obstinado, corajoso, passional e meigo. Sonha alto, tem grandes ideais, mas, ao contrário de Sol (Deborah Secco), não atropela a si próprio nem ao mundo para realizar seus desejos. Tião sempre pensa nos outros antes de pensar em si. É muito apegado à família, às tradições, à religiosidade. Ainda menino, viu o pai, Acácio (Chico Diaz), partir em busca de um sonho: achar diamantes no garimpo para melhorar a vida da família. Acácio, porém, morreu no desmoronamento de uma gruta. Tião jurou para si mesmo tornar-se um campeão de rodeios – para realizar o desejo do pai. Como todo peão, Tião é devoto de Nossa Senhora Aparecida: traz a imagem dela dentro do seu chapéu e reza todas as vezes que vai montar, pedindo que a santa o proteja e o deixe sobreviver naqueles oito segundos em que põe a vida em risco, tentando se manter em cima de um touro bravo. É ciumento, machista, rude algumas vezes, mas muito carinhoso, leal, amigo e capaz de grandes gestos de generosidade. É correto, justo e sabe reconhecer seus erros, nunca foge das suas responsabilidades. E exige dos outros o mesmo tipo de comportamento. Bonito e sedutor, atrai uma infinidade de mulheres e não resiste a elas. Gosta dos animais e, como o avô, Zé Higino (Francisco Cuoco), defende-os incondicionalmente. Recusa-se, inclusive, a montar quando acha que o touro pode ser maltratado. Por conta disso, ganha alguns desafetos. É filho de Maria José (Nívea Maria) e irmão de Geninho (Marcello Novaes). Envolve-se com Sol, mas termina casado com Simone (Gabriela Duarte).

GENINHO (Marcello Novaes) – Filho de Maria José (Nívea Maria) e o inverso do irmão Tião (Murilo Benício). Ninguém enxerga de cara os seus desvios de conduta, as suas fragilidades morais. Parece integrado ao ambiente, mas internamente está indiferente, distanciado afetivamente de tudo e de todos. É ambicioso e acha que o mundo lhe deve. Não perdoa o pai, Acácio (Chico Diaz), por ter deixado a família em uma situação crítica e instável e não devota nenhum culto à sua memória, como faz Tião. Vai para São Paulo, após as perdas sofridas pela família, porque não suporta frustrações. Além disso, acredita que poderá construir vida melhor na cidade grande.

MARIA JOSÉ (Nívea Maria) – Viúva de Acácio (Chico Diaz) e mãe de Tião (Murilo Benício) e Geninho (Marcello Novaes). Mazé, como é conhecida, é uma pessoa simples, conformada e de bons sentimentos. Aceita a vida acreditando que as pessoas são como são porque Deus as fez assim. Não acusa o marido quixotesco nem o culpa de coisa nenhuma, nem mesmo de não ter registrado o terreno de onde a família é expulsa quando a novela começa. Vê sempre o lado bom das coisas, gosta da paz e da tranquilidade, e foge das brigas e das confusões. É muito supersticiosa e tem medo do que não compreende. É uma mulher maternal e sempre acolhe o imprevisível Carreirinha (Matheus Nachtergaele). Tem pena dele, porque não teve família e mãe presentes. Por conta disso, acaba escondendo o quanto pode os seus malfeitos do velho Zé Higino (Francisco Cuoco). Mazé tem a sabedoria simples, mas eficiente da dona de casa. É capaz de catalogar os tipos humanos e reconhecê-los ainda quando metidos em outras vestimentas e falando outras línguas. A guerra entre Tião e Geninho há de deixar essa pacifista personagem em terrível situação.

ZÉ HIGINO (Francisco Cuoco) – O avô de Tião (Murilo Benício) e Geninho (Marcello Novaes). É um homem bom, mas cabeça dura, rigoroso e de grande força moral. Tem a sabedoria das pessoas simples: vivido e sofrido, conhece muito bem o que há de luz e sombra nos corações humanos. É um homem generoso, do tipo que precisa de pouco para viver e não gosta de acumular bens. Toda a sua bagagem é o que viu, o que viveu, o que sentiu. Assim criou os netos e assim exige que eles sejam. Ama profundamente os animais e os defende incondicionalmente.
CARREIRINHA (Matheus Nachtergaele) – É o ídolo de Tião (Murilo Benício) e da garotada do lugar. É corajoso, inconsequente e sempre chamado para domar os animais mais bravios, aqueles que ninguém arrisca montar. Faz sucesso nos rodeios, onde monta mandando beijos e acenando para a plateia, que o aplaude delirantemente. Não tem juízo nenhum. Joga fora o dinheiro que ganha, comprando inutilidades ou simplesmente o distribuindo. Está sempre indo preso por toda a sorte de delitos: perturbar a lei do silêncio, excesso de bebida, arruaça, desacato à autoridade, sedução. Mas na hora dos rodeios, por exigência do público, é levado pelos guardas até a arena, onde faz seu espetáculo e, depois, é reconduzido à cela. É alegre, divertido e fantasioso. Não tem família, foi criado entre um orfanato a outro e está sempre encostado na casa de Tião ou na casa da viúva Neuta (Eliane Giardini).
WALDOMIRO (Eri Johnson) – É um “peão de vitrine”: aquele que nunca chegou perto de um touro, morre de medo de vacas, bezerros e até de ovelhas, mas anda sempre vestido de peão e conta grandes bravatas com o objetivo de conquistar as mulheres. Está sempre vindo de um rodeio onde “tirou o primeiro lugar” e assiste às montarias tecendo críticas aos peões mais experientes, o que impressiona muito as marias breteiras que não o conhecem. Copia as maneiras de cowboy, anda sempre com o laço na mão e acha bacana laçar as garotas por quem se interessa.
DINHO (Murilo Rosa) – Parceiro de Tião (Murilo Benício), com quem forma uma dupla vencedora. Precisa escolher entre a lealdade ao amigo e as ofertas de patrocínios milionários, apresentadas a ele pelos adversários de Tião, no intuito de que o boicote. O peão tem bom caráter, é alegre e mulherengo. Mas entrega-se ao amor ao se envolver com a viúva Neuta (Eliane Giardini).
BÓIA (José Dumont) – Salva-vidas e confidente dos peões. Vibra com os feitos de Tião (Murilo Benício) e Dinho (Murilo Rosa). Protege Carreirinha (Matheus Nachtergaele) e o compreende, por ter tido uma vida parecida com a dele: também não conheceu seus pais e foi criado pelas casas alheias.
NEUTA (Eliane Giardini) – A viúva Neuta é uma mulher decidida e corajosa, do tipo que não leva desaforo para casa. Dirige com “mãos de homem”, como diz Zé Higino (Francisco Cuoco), a fazenda pequena, mas promissora, onde mora com o filho único, Júnior (Bruno Gagliasso). É mãe dominadora e mulher exuberante, despertando o desejo dos homens. É viúva de um peão de rodeio. Cultua a imagem do falecido, cujo retrato fixado em uma parede serve de modelo e exemplo moral para Júnior. É amiga da família de Tião (Murilo Benício), confidente de Maria José (Nívea Maria) e madrinha de Sol (Deborah Secco). No decorrer da novela, vive um romance ardente com o jovem peão Dinho (Murilo Rosa).
JÚNIOR (Bruno Gagliasso) – É um adolescente exemplar, o filho que toda mãe queria ter, nos dizeres das famílias de Boiadeiros. Mas a verdade é que Júnior se sente oprimido pelo peso da figura paterna, sendo obrigado a corresponder a ela, a ser o que foi seu pai, porque assim o exige a viúva Neuta (Eliane Giardini). Ela morre de medo de ver o filho cair em algum descaminho e utiliza a figura do marido morto como um poderoso mecanismo de controle. Júnior desejaria, na verdade, ser maquiador ou estilista e tem talento para isso. No final da novela, revela-se homossexual e apaixonado por Zeca (Erom Cordeiro).
ZECA (Erom Cordeiro) – Peão contratado por Neuta (Eliane Giardini) para cuidar dos bois da fazenda. Apaixona-se mesmo por Júnior (Bruno Gagliasso), e os dois terminam a novela juntos.
NICK (Lucas Babin) – O peão americano, neto de Miss Jane (Eva Todor), é, antes de mais nada, um grande sedutor, sem sentimentos. Depois que seduz, desinteressa-se de suas conquistas. Não é o tipo de homem que encanta as mulheres através de olhares ternos e doces. Ao contrário: ele não tem ternura nos olhos, tem perigo. Seu distanciamento emocional, aliado a um charme irresistível, mantém as mulheres sempre com a impressão de que estão a um passo de fisgá-lo de vez, o que as incentiva a ir mais longe, cada vez mais. Fez sucesso, ganhou dinheiro muito cedo e só quer se divertir. Um acidente, no entanto, sacode a sua vida. No decorrer da novela, tem um envolvimento com Sol (Deborah Secco).
GIL (Lúcia Veríssimo) – Mulher forte, decidida, mas vulgar. Veste roupas insinuantes, tops curtos e decotes grandes. É locutora de rodeio e rival de Ariovaldo (Anderson Müller). Sente-se uma estrela, age como uma estrela e impõe aos outros que a tratem como uma estrela. Decidida, forte, emotiva, generosa, ciumenta, rápida nas respostas e em dar o troco a quem a provoque. Não tem medo de cenas nem de escândalos. É parte de um triângulo amoroso com Tião (Murilo Benício) e Sol (Deborah Secco).
ARIOVALDO (Anderson Müller) – Rival de Gil (Lúcia Veríssimo). Era o locutor mais afamado dos rodeios até a entrada triunfal de Gil, a locutora sensual que, de sua fã número um, passa a concorrente. Os dois vivem uma guerra sem tréguas, incluindo grandes provocações na hora da narração. Ariovaldo é filho de Gomes (Walter Breda) e de dona Graça (Regina Maria Dourado), que, no início da história, querem casá-lo com Creusa (Juliana Paes).
ELLIS MARIA (Sílvia Buarque), DETINHA (Samara Felippo) e BEBELA (Christiana Kalache) – Chamadas de Marias-breteiras, ficam atrás dos peões nos bretes (currais), tentando conquistá-los. Fogem do trabalho para estar sempre rondando as arenas. São extrovertidas, alegres e abusadas.
DÉIA (Paula Pereira) – Amiga e confidente de Gil (Lúcia Veríssimo).
PENHA (Carolina Macieira) – Afilhada da viúva Neuta (Eliane Giardini), que faz dela a sua olheira. Penha é uma menina tímida, mas que morre de vontade de ir para os bretes com Detinha (Samara Felippo) e Ellis Maria (Sílvia Buarque). De vez em quando dá suas escapadas.
LAERTE (Humberto Martins) – Marido de Irene (Daniela Escobar) e pai de Kerry (Marisol Ribeiro). Laerte é um homem duro, intransigente e mandão, mas também é galanteador e mulherengo. Vive uma rixa com Tião (Murilo Benício), por conta do pedaço de terra onde mora a família do peão.
IRENE (Daniela Escobar) – Mulher de Laerte (Humberto Martins), mãe de Kerry (Marisol Ribeiro) e amiga e confidente de Haydée (Christiane Torloni). Irene é uma mulher inconsequente, alegre, espirituosa, esperta e que está sempre se desentendendo com o marido por causa de dinheiro. É rica, mas não é chique, nem refinada, como Haydée: gosta de joias e de usar o que está na moda, mesmo que não lhe caia bem.
KERRY (Marisol Ribeiro) – Filha de Laerte (Humberto Martins) e Irene (Daniela Escobar). Lida de forma sarcástica com o fogo cruzado que é a vida conjugal dos pais. Apesar da pouca idade, é a única adulta da família.
SIMONE (Gabriela Duarte) – Veterinária dos rodeios, honesta, romântica e sonhadora. Vive um romance com Nick (Lucas Babin), depois se envolve com Dinho (Murilo Rosa), mas se casa com Tião (Murilo Benício). É alegre, humana e simples.
MURILINHO (Rodrigo Hilbert) – Mauricinho amigo de Radar (Duda Nagle). No começo da novela, é disputado por Raíssa (Mariana Ximenes) e Manu (Luiza Valdetaro).
GLAUCO (Edson Celulari) – Homem bem-sucedido e sedutor, que está vivendo uma fase delicada: a crise da idade. É nesse período que se separa de Haydée (Christiane Torloni) e assume o romance com Lurdinha (Cleo Pires), uma menina tão jovem quanto sua filha Raíssa (Mariana Ximenes). É bem-humorado, delicado, gentil e cavalheiro. Mantinha um caso com a advogada Nina (Cissa Guimarães), a quem também abandona para viver o amor com a jovem. O casamento com Haydée estava desgastado, mas não existiam grandes brigas nem grandes desavenças entre o casal. Eles se davam bem, mas a relação esfriou. A entrada de Lurdinha em sua vida promove um verdadeiro furacão: na verdade, ele é o seduzido e se enche de uma natural vaidade ao perceber o interesse dela.
HAYDÉE (Christiane Torloni) – Muito elegante, requintada e dona de um grande bom gosto. É mãe de Raíssa (Mariana Ximenes), acredita na solidez de seu casamento com Glauco (Edson Celulari) e não percebe as tempestades que vão se formando sobre a relação. A descoberta da infidelidade do marido a deixa literalmente sem chão, e o fato de ter sido trocada por uma moça, Lurdinha (Cleo Pires), faz com que se sinta insegura como mulher e comece a ter medo da idade. Tem um problema muito grave: é cleptomaníaca. Haydée sofre em silêncio e se sente péssima cada vez que não consegue controlar sua compulsão. Com a separação, os episódios de cleptomania tornam-se mais constantes. Para complicar sua vida, descobre que ela e a filha estão envolvidas com o mesmo homem, Tony (Floriano Peixoto).
RAÍSSA (Mariana Ximenes) – No começo da novela, faz o gênero patricinha, boa aluna e boa moça. Percebe-se nela, embora os pais, Haydée (Christiane Torloni) e Glauco (Edson Celulari), não consigam ver, uma insatisfação com a própria vida, aquela insatisfação de quem sempre teve tudo à mão e nunca precisou lutar por nada. Ao entrar na faculdade, acredita que sua vida está se tornando um tédio e que vai acabar seguindo um caminho pré-determinado pelos outros. Gostaria de ter coragem de jogar tudo para o alto e correr um pouco de risco, viver novas experiências. A partir da separação dos pais, muda de comportamento e causa grandes transtornos à família. A relação com a mãe fica ainda mais complicada quando descobre que as duas estão apaixonadas pelo mesmo homem, Tony (Floriano Peixoto). Revoltada, a jovem passa a se vestir de forma desleixada, coloca piercing, faz amizades com jovens de outras classes sociais e começa a frequentar bailes funk. Além disso, vira alvo do golpista Alex (Thiago Lacerda).
NINA (Cissa Guimarães) – Advogada com quem Glauco (Edson Celulari) viveu um caso extraconjugal durante anos. Não trabalha no escritório do empresário, mas está sempre lá para resolver assuntos relativos às causas que defende para ele ou simplesmente arranjando desculpas para vê-lo. É profissional competente, mas frágil como mulher. Acredita piamente na eficácia dos livros de autoajuda e emprega todos os truques que eles ensinam. Tem sempre uma explicação psicológica para tudo. É competentíssima no trabalho e completamente ignorante no terreno das relações amorosas. Arruma outro namorado, Pedro Paulo (Werner Schünemann), mas está fadada a reviver tudo o que passou com Glauco, pois descobre que Pedro é casado.
VERA (Totia Meireles) – Mãe de Lurdinha (Cleo Pires) e de Radar (Duda Nagle). No passado, viveu um romance com Jatobá (Marcos Frota), que reaparece no começo da história disposto a reconquistá-la.
LURDINHA (Cleo Pires) – Jovem alegre, comunicativa, descolada e que se envolve com o empresário Glauco (Edson Celulari), com idade para ser seu pai. Atitudes que conquistam e seduzem mulheres da faixa etária de Glauco nem são percebidas por Lurdinha ou então lhe parecem apenas engraçadas. Ela se refere a ele como “tio”. A relação de amizade com Raíssa (Mariana Ximenes), filha de Glauco, entra em crise com a aproximação do casal. Além de Raíssa, Nina (Cissa Guimarães), ex-amante de Glauco, e Haydée (Christiane Torloni), Vera (Totia Meirelles) não aceita a relação. É irmã de Radar (Duda Nagle).
MANU (Luiza Valdetaro) – Amiga de Raíssa (Mariana Ximenes) e de Lurdinha (Cleo Pires). É a maluquinha do grupo, a mais ousada, a mais atirada.
RADAR (Duda Nagle) – É filho de Vera (Totia Meireles) e irmão de Lurdinha (Cleo Pires). O rapaz se torna um dos ferrenhos aliados de Jatobá (Marcos Frota) na reconquista de Vera. Radar é amigo de Murilinho (Rodrigo Hilbert), e os dois, em determinado momento da novela, passam a frequentar Boiadeiros, entrando em acirrada disputa com os peões.
ALEX (Thiago Lacerda) – Malandro, egocêntrico e sempre metido em negócios escusos. Veste-se muito bem e frequenta ambientes chiques de Miami, fazendo amizades e alianças que sejam úteis para seus negócios. É o “atravessador” da rede internacional chefiada por Djanira Pimenta (Betty Faria) e da qual também faz parte o “coiote” Ramiro (Luís Melo). Alex é um homem muito sedutor e não hesita em usar esse poder para conseguir o que quer. Vive entre Miami e o Brasil e é responsável pelos duros golpes sofridos pelos imigrantes: está sempre, de alguma maneira, aproveitando-se da fragilidade da situação deles para se dar bem.
HELINHO (Raul Gazolla) – Advogado, eternamente apaixonado por Nina (Cissa Guimarães), sua ex-namorada. No começo da novela, está desempregado. Depois, através de Nina, consegue emprego no escritório de Vera (Totia Meireles). É tímido, reservado, introvertido e desastrado com as mulheres, provocando, inclusive, grandes tumultos na amizade entre Nina e Vera. É amigo de Alex (Thiago Lacerda), mas não sabe da vida bandida do rapaz. Enfrenta problemas por tomar conta do apartamento do amigo no Rio de Janeiro.
MAY (Camila Morgado) – A vilã da novela é americana e noiva de Ed (Caco Ciocler). É especialista em línguas latinas, culta, inteligente, mas está longe de ser uma boa pessoa. Põe seu desejo acima de qualquer princípio ético. É egoísta, individualista; detesta imigrantes e não tem pena dos que prejudica. Mas essa maldade não é visível, o que a torna poderosa. As pessoas enxergam May como uma mulher prática, objetiva e a admiram pela maneira competente como conduz as situações. Pertence à classe média alta e tem uma situação estável, ao contrário do namorado Ed, um intelectual que sobrevive com dificuldades. É amiga de Tony (Floriano Peixoto) e de Miss Jane (Eva Todor). Faz tudo para atrapalhar a vida de Sol (Deborah Secco), mas não consegue evitar que Ed se apaixone pela brasileira.
ED (Caco Ciocler) – Intelectual, sensível e amante da literatura, jazz e música clássica. O tradutor americano é apaixonado por sua noiva May (Camila Morgado). Os dois têm muito em comum, principalmente a racionalidade. A entrada de Sol (Deborah Secco) na vida deles, no entanto, muda tudo. Ed foi aluno de Miss Jane (Eva Todor) e fala bem português. Diferentemente de May, sua erudição o leva a uma atitude de maior tolerância diante das diferenças culturais e sociais. Acaba se envolvendo com Sol e aceita viver com ela um casamento de fachada para ajudá-la a ficar no país. Mas acaba se apaixonando de verdade pela imigrante e luta para conquistá-la. Os dois terminam a novela juntos, com um filho.
CONSUELO (Claudia Jimenez) – A mexicana é dona da pensão e do café onde se reúnem os imigrantes nos Estados Unidos. Alegre, vivaz, dessas que não suportam meias palavras nem meias verdades, dona de temperamento forte, mas hipocondríaca e dada a grandes chantagens emocionais. Apesar de tanto tempo nos Estados Unidos, não aprendeu inglês. Sabe português pela convivência com os imigrantes que já passaram pela pensão. É conselheira de todos os habitantes desse pequeno universo. Morre de saudades do México e vive comparando seu país com os Estados Unidos, a cuja cultura não consegue se adaptar. Tem uma história dramática: há cinco anos, seu marido emigrou para os Estados Unidos deixando-a com duas filhas pequenas, Rosário (Fernanda Paes Leme) e Inesita (Juliana Knust). Sem recursos, ela decide ir atrás dele. Deixa as meninas com a mãe e a irmã Mercedes (Rosi Campos) e atravessa o deserto, certa de que, ao encontrá-lo, os dois conseguiriam organizar a vida para mandar buscar as filhas. Não consegue chegar até o marido e perde a pista dele. Estabelece-se em Miami e, sendo criativa e trabalhadeira, consegue fazer a pensão e o café dos imigrantes, juntando dinheiro suficiente para mandar buscar as filhas e a irmã Mercedes.
MERCEDES (Rosi Campos) – Irmã de Consuelo (Claudia Jimenez) e tia de Rosário (Fernanda Paes Leme) e Inesita (Juliana Knust). Está sempre em atrito com a irmã e em desacordo com seus métodos. O que move a inquieta personagem é o desejo de conquistar um casamento: a cada romance, ela muda de figurino, de religião, de cabelo, de temperamento, reconstrói-se inteira ao gosto do pretendente.
INESITA (Juliana Knust) – Filha de Consuelo (Claudia Jimenez), irmã de Inesita (Juliana Knust) e sobrinha de Mercedes (Rosi Campos). É uma jovem viva e fogosa, que dá muito trabalho ao querer viver como as americanas. Quer usar piercing e fazer tatuagem, odeia ter de pedir permissão para sair e ter de chegar em casa com hora marcada. Aprendeu com as colegas americanas que todos devem ser respeitados em sua privacidade e acha criminoso a mãe “revistar” sua bolsa ou abrir a porta do seu quarto sem bater.
ROSÁRIO (Fernanda Paes Leme) – Filha de Consuelo (Claudia Jimenez), irmã de Rosário (Fernanda Paes Leme) e sobrinha de Mercedes (Rosi Campos).
GERALDITO (Guilherme Karam) – Crooner do bar que os imigrantes frequentam. Apesar de alegre e brincalhão, carrega a grande tristeza de estar longe de todas as suas raízes e de não ter visto o filho crescer. Seu sonho é virar celebridade em Hollywood e vive se candidatando a testes. Seus talentos artísticos lhe dão uma posição muito especial dentro da pensão, mas fica inseguro com a chegada de André (Carlos Casagrande), que tem pinta de galã e também está disposto a conquistar Hollywood. No começo da novela, apaixona-se por Mercedes (Rosi Campos).
ANDRÉ (Carlos Casagrande) – Brasileiro, amigo de Pimenta (Betty Faria) e das meninas da boate. Quer fazer carreira nas passarelas ou no cinema. Mesmo não tendo dinheiro, frequenta a Miami rica, sempre levado por algum amigo. É vaidoso ao extremo: faz tratamento para os cabelos, põe botox e cuida para que a musculatura esteja sempre bem desenhada.
JOTA (Roberto Bonfim) – Extrovertido, descolado, sempre alegre e de bem com a vida. É um dos frequentadores do café dos imigrantes e conhece todas as manhas para ajudar os ilegais. Está há um bom tempo nos Estados Unidos e, todo mês, manda dinheiro para ajudar a família no Brasil. É primo de Waldomiro (Eri Johnson), o “peão de vitrine”. No começo da novela, ganha o green card por sorteio. É trabalhador, esforçado e está sempre juntando seu dinheiro e fazendo aplicações acertadas. Compra uma limusine, enfeita-a com neón e passa a intitular-se “o motorista das estrelas".
NETO (Rodrigo Faro) – Jovem médico de classe média, entusiasmado com a chance de se fixar definitivamente nos Estados Unidos, depois do curso de especialização que vai fazer lá. É pai de Rique (Matheus Costa) e casado com Heloísa (Simone Spoladore), com quem passa a se desentender quando ela começa a sentir falta dos projetos que abandonou para acompanhar o marido.
HELOÍSA (Simone Spoladore) – Larga o escritório de advocacia que abriu em sociedade com Vera (Totia Meireles) e Nina (Cissa Guimarães) para acompanhar o marido Neto (Rodrigo Faro) em sua viagem aos Estados Unidos. Rique (Matheus Costa), filho do casal, acompanha-os. Heloísa e Neto passam a viver muitos conflitos, reflexo das dificuldades de adaptação a uma nova vida, em uma terra estrangeira.
RIQUE (Matheus Costa) – Filho de Neto (Rodrigo Faro) e Heloísa (Simone Spoladore). É um menino carinhoso e levado, que cria muitos problemas na escola por seu comportamento expansivo.
PEPITA (Ana Luiza Garritano) – Trabalha na pensão de Consuelo (Claudia Jimenez), onde toma conta de Rique (Matheus Costa).
CONCHITA (Franciely Freduzeski) – Garçonete na boate dos imigrantes e balconista do bar de Consuelo (Claudia Jimenez).
MISS JANE (Eva Todor) – Especialista em línguas, pedagoga e conselheira escolar. Acredita piamente em todos os valores e princípios da cultura americana. É avó de Nick (Lucas Babin).
TONY (Floriano Peixoto) – Amigo e confidente de May (Camila Morgado), que sempre se deu melhor com os homens do que com as mulheres. Tony é um homem maduro, consistente e humanitário. Defende, inclusive, que a presença dos imigrantes enriquece a cultura americana, pensamento que contraria Miss Jane (Eva Todor) e May. Apaixona-se por May e se torna uma de suas vítimas preferidas. No decorrer da história, vive um triângulo amoroso com Haydée (Christiane Torloni), sua paixão de juventude, e Raíssa (Mariana Ximenes), a filha dela.
PIMENTA (Betty Faria) – Mulher bonita, sedutora, inteligente, esperta e sensual. Vive em Miami vendendo documentos falsos para os imigrantes e revendendo carros usados. Frequenta a Miami rica, onde não se suspeita da natureza de seus negócios. É a chefe de uma quadrilha que atravessa ilegais pela fronteira do México, para a qual trabalham o “atravessador” Alex (Thiago Lacerda) e o “coiote” Ramiro (Luís Melo).
DRICA (Cris Vianna / Thainá Menezes na fase criança) – Amiga e confidente de Sol (Deborah Secco). É quem a anima a tentar a vida em Miami, mesmo entrando nos Estados Unidos como ilegal. Escreve cartas descrevendo as maravilhas do sonho americano e minimizando as dificuldades da travessia do deserto. Indica o esquema através do qual Sol faz sua primeira tentativa de entrar nos Estados Unidos. Canta e dança na boate onde a brasileira também trabalhará quando entrar no país. É filha de Madá (Márcia do Valle) e sobrinha de Rita (Arlete Salles).
JU (Viviane Victorette) – Uma das brasileiras que trabalham na boate. Amiga e confidente de Sol (Deborah Secco).
MARIANO PARDAL (Paulo Goulart) – Padrasto de Sol (Deborah Secco), marido de Odaléia (Jandira Martini) e pai de Mari (Camila Rodrigues). É um homem de princípios rígidos e valores morais inabaláveis. É metódico, tem horror à desarrumação e costuma distribuir pela casa plaquinhas do tipo “desligue o telefone” e “feche a porta da geladeira”.
ODALÉIA (Jandira Martini) – Mãe de Sol (Deborah Secco), filha do primeiro casamento, e de Mari (Camila Rodrigues), fruto da união com Mariano (Paulo Goulart). Odaléia já sofreu muito na vida e vive com o coração na mão por conta dos anseios de Sol em morar nos Estados Unidos. Tendo vivido uma grande decepção amorosa na juventude, criou a filha para ter medo do amor, recomendando sempre que evitasse as paixões.
MARI (Camila Rodrigues) – Meia-irmã de Sol (Deborah Secco), filha de Mariano (Paulo Goulart) e Odaléia (Jandira Martini). Entra em conflito com o pai porque é desleixada e deixa tudo fora do lugar.
CREUSA (Juliana Paes) – É uma beata sem religião definida. Gosta de missas, cultos e está sempre presente em manifestações religiosas, posando de fiel, reprovando o comportamento das pessoas e pregando lições de moral. Tudo falsidade. Gosta de seduzir homens que não conhece e viver aventuras. E, a cada aventura, torna-se mais severa, rígida e falsa beata. Acaba sendo desmascarada pelos verdadeiros fiéis.
FEITOSA (Aílton Graça) – Boêmio alegre, simpático, falante e machista. Professor de mestre-sala em uma escola de samba. Namora Islene (Paula Burlamaqui) e sofre com a superproteção da mãe, Diva (Neusa Borges).
FARINHA (Antonio Carlos, o Mussunzinho) – Menino da rua. É muito levado e vive em conflito com Gomes (Walter Breda). Apega-se ao cão-guia e torna-se amigo de Maria Flor (Bruna Marquezine).
DONA DIVA (Neuza Borges) – Mãe superprotetora de Feitosa (Aílton Graça). Vive se metendo na vida do filho, principalmente no que diz respeito às relações amorosas. Para afastá-lo de Islene (Paula Burlamaqui), planeja casá-lo com Creusa (Juliana Paes), a quem acha mais fácil de dominar. Só não podia imaginar que ela é uma falsa beata.
JATOBÁ (Marcos Frota) – Jatobá aparece na história disposto a reconquistar Vera (Totia Meireles). Homem sensível, inteligente, irônico e competente. Faz esportes e se prepara para as paraolimpíadas com a ajuda de seu treinador Stallone (Marcelo Brou). Perdeu a visão depois de adulto. Seu personagem mostra que o cego pode ter uma vida independente. Jatobá se torna porta-voz das reivindicações dos deficientes visuais.
FLÔ, MARIA FLOR (Bruna Marquezine) – Flô nasceu cega. Visita Jatobá (Marcos Frota) no subúrbio e se torna amiga também de Farinha (Mussunzinho). Cresceu cercada de todos os cuidados e é através de Jatobá que conquista sua independência.
ISLENE (Paula Burlamaqui) – Mãe de Maria Flor (Bruna Marquezine), a quem superprotege, e namorada de Feitosa (Aílton Graça). O romance, no entanto, não é aceito por Diva (Neusa Borges), mãe do rapaz.
STALLONE (Marcelo Brou) – Treinador de Jatobá (Marcos Frota), de quem se torna amigo e o acompanha em ocasiões sociais. É um boa-praça, que faz bico como garçom.
GOMES (Walter Breda) – Dono de uma vendinha onde se compra de grampos a enlatados. Ex-PM, afastado da profissão devido a um acidente. Fala sempre em linguagem policial e quer organizar sua casa e a rua como se fosse um quartel. Intromete-se na vida de todo mundo. É vaidoso e metido a conquistador. É casado com dona Graça (Regina Maria Dourado) e pai de Ariovaldo (Anderson Müller).
DONA GRAÇA (Regina Maria Dourado) – Casada com Gomes (Walter Breda) e mãe de Ariovaldo (Anderson Müller). Dona Graça é uma mulher muito prática e sabe bem como lidar com o temperamento difícil do marido. Custa a se manifestar, mas, quando grita mais alto, Gomes se cala. É amiga de Odaléia (Jandira Martini), mas está sempre criticando a vizinha por sua paciência com as constantes interferências de Mariano (Paulo Goulart) nos assuntos domésticos.
ACÁCIO (Chico Diaz) – Marido falecido de Maria José (Nívea Maria) e pai de Tião (Murilo Benício) e de Geninho (Marcello Novaes). Deixa a família para ir à busca de diamantes. É um homem alegre, carinhoso e muito sonhador. Vai para o garimpo com o mesmo ímpeto e a mesma fé que levam Sol (Deborah Secco) a atravessar os mares e os desertos para chegar ao sonho americano. Acácio quer dar uma vida melhor para a família: sonha construir a casa mais bonita da região e imagina as joias e as sedas com que há de vestir Maria José (Nívea Maria) no dia em que voltar com os diamantes no bolso. Mas acaba morrendo no desmoronamento de uma gruta.
FÁTIMA (Bete Mendes) – Brasileira que Sol (Deborah Secco) conhece na travessia e que divide com ela os maus momentos do percurso. Fátima sonha reencontrar o filho nos Estados Unidos, mas acaba sendo picada por uma cobra venenosa na travessia e, para não ser abandonada sozinha, prefere levar um tiro certeiro do coiote Ramiro (Luís Melo).
RAMIRO (Luís Melo) – Integra a quadrilha, chefiada por Pimenta (Betty Faria), que atravessa ilegais pela fronteira do México, para a qual também trabalha o “atravessador” Alex (Thiago Lacerda). Ramiro é o “coiote”.
RITA (Arlete Salles) – Tia de Drica (Thainá Menezes) que a tira da favela e a leva para os Estados Unidos no início da novela.
MADÁ (Márcia do Valle) – Mãe de Drica (Thainá Menezes) e irmã de Rita (Arlete Salles).



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.