Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

COBRAS & LAGARTOS

Na trama, a falta de escrúpulos e o excesso de ambição eram os obstáculos para a realização de uma história de amor.


TRAMA PRINCIPAL

Autoria: João Emanuel Carneiro
Colaboração: Antonia Pellegrino, Denise Bandeira e Vincent Villari
Direção: Cininha de Paula, Claudio Boeckel e Marco Rodrigo
Direção geral: Wolf Maya
Direção de núcleo: Wolf Maya
Período de exibição: 24/04/2006 – 17/11/2006
Horário: 19h
Nº de capítulos: 179

bt3 print reduzido.jpg

trama principal.jpg

Em Cobras & Lagartos, falta de escrúpulos e excesso de ambição eram os obstáculos para que Duda (Daniel Oliveira) e Bel (Mariana Ximenes) pudessem viver uma história de amor. Através de uma trama ágil, que lançava mão de cenas de ação e humor, a novela discutiu os valores da sociedade contemporânea.

Ambientada no Rio de Janeiro, Cobras & Lagartos conta a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), um homem que trabalhou duro durante anos e conseguiu construir um império. Quando jovem, começou como empregado em uma pequena loja no centro da cidade, pertencente à família de Otaviano (Herson Capri). Não demorou muito tempo, comprou o negócio do patrão. Atualmente, Omar Pasquim é dono da Luxus, uma loja de departamentos que vende desde joias exclusivas até animais exóticos, aviões e carros de corrida.

Omar é irmão de Milu (Marília Pêra), uma mulher ressentida e que vive às custas do dinheiro do irmão. Ela, no entanto, sente-se injustiçada, achando que ele lhe dá menos do que ela merece. Milu diz ser decoradora, mas, na realidade, nunca trabalhou na vida. É mãe de Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin) e criou os filhos à sua imagem e semelhança: os dois são ambiciosos, invejosos e fazem qualquer armação possível para se darem bem na vida sem muito esforço.

Logo no início da história, Omar descobre que está doente e tem pouco tempo de vida. O trágico diagnóstico o faz ficar preocupado com o futuro de sua herança. O milionário, então, decide se disfarçar de Pereira, um faxineiro da Luxus, e se aproximar das pessoas que o cercam. Seu plano é identificar um homem que seja íntegro e generoso e elegê-lo seu herdeiro, através de um testamento, ao lado de sua sobrinha predileta, a doce Bel (Mariana Ximenes), filha de seu falecido irmão Sami.

Omar admira a generosidade da sobrinha e sua paixão por essências e pela música. O único que sabe de seu disfarce é Jair (Milton Gonçalves), mordomo de Omar há mais de 30 anos e seu fiel companheiro.

Um dia, disfarçado de Pereira, Omar quase é assaltado por um grupo de marginais. O milionário é salvo por Duda (Daniel Oliveira), um jovem motoboy. Do encontro inusitado, nasce uma amizade verdadeira. Omar descobre que tem inúmeras coisas em comum com Duda. Assim como o milionário, por exemplo, o jovem é órfão e apaixonado por música. Preocupado em ajudar o novo amigo, que aos seus olhos é um pobre senhor que precisa trabalhar como faxineiro para sobreviver, Duda o convida para morar com ele na casa de sua tia Silvana (Totia Meireles), dona de uma loja de essências e perfumes artesanais na Saara, no Centro do Rio de Janeiro. A certeza de que Duda é o homem ideal para Bel vem quando Omar entra no quarto do rapaz e encontra uma pintura com o rosto da sobrinha. Duda conta que comprou o quadro de um artista de rua, porque se encantou com o lindo rosto daquela mulher.

Quem se envolve na trama principal da novela é Foguinho (Lázaro Ramos), um homem cheio de paradoxos. É um tremendo vagabundo, mas tem um coração de ouro. É ignorante, mas esperto e muito carismático. Seu pai, Ramires (Ailton Gonçalves), é casado com Shirley (Elizangela), com quem tem mais dois filhos: Sandrinha (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Considerado um desclassificado por toda a família, ninguém demonstra nenhum afeto por Foguinho. Seu pai o obriga a trabalhar como homem-sanduíche de sua loja de penhores, serviço que ele odeia. Ramires, Shirley e os filhos gostam de demonstrar que têm mais dinheiro do que na verdade têm. Vivem entrando no cheque especial e fazendo dívidas e mais dívidas, mas não perdem a pose.

Foguinho é apaixonado por Ellen (Taís Araújo), uma mulher linda, ambiciosa e amoral, filha de Jair, mordomo de Omar. O objetivo de vida de Ellen é enriquecer. Por isso, apesar de já ter namorado Foguinho quando era mais nova, ela o despreza, de olho em um homem rico e bem-sucedido.

Quando Duda conhece Bel, por intermédio de Omar, o motoboy descobre que sua amada está noiva de Estevão (Henri Castelli), um mau-caráter que só está interessado na fortuna do tio dela. Aos olhos de Omar, Estevão é um homem generoso e íntegro, mas quando está com Pereira, ele se revela uma má pessoa. O discurso de bom moço não passa de puro disfarce. Na verdade, o rapaz tem uma forte sede de vingança. Ele é filho de Otaviano e acredita que todo o patrimônio de Omar lhe pertence. Quando Otaviano estava à beira da falência, entregou de mãos beijadas a firma da família para Omar, um simples empregado. Estevão, então, jurou que recuperaria o patrimônio de seu pai. Para aumentar a raiva de Estevão, Omar teve um caso com Teresa (Cassia Kis Magro), mãe dele, e a rejeitou, o que a fez enlouquecer.

Estevão mantém um romance às escondidas com a prima de Bel, Leona. Linda e muito sensual, Leona é o oposto de Bel, de quem finge ser muito amiga. Ela trabalha como gerente de vendas do departamento de modas da Luxus e não aceita o fato de Bel ser a sobrinha preferida de Omar. Por isso, dissimulada e interesseira, Leona vive bajulando o tio milionário. Para ficar com a fortuna de Omar, Leona e Estevão são capazes de tudo.

Apesar da doença, Omar morre vítima das armações de Leona. Depois de levar um tiro da sobrinha, o empresário fica caído no armazém da Luxus, e a vilã, em parceria com Estevão, decide aproveitar-se da situação e incendeia o local. Jair tenta salvá-lo e também morre. Com a morte de Omar, seu testamento é aberto. Para surpresa de todos, metade de sua herança é destinada à Bel, e a outra metade ao desconhecido Daniel Miranda.

Daniel Miranda é o nome de Duda, mas também de Foguinho, e, por uma desastrosa confusão, Foguinho é quem herda o patrimônio de Omar. A partir daí, sua vida se transforma inteiramente. Todos que não davam a mínima para ele passam a bajulá-lo, especialmente seus familiares. Até Ellen, que sempre o esnobara por ele ser pobre, reaproxima-se, declarando-se apaixonada.

Enquanto isso, Bel sofre por estar noiva de um homem e amar outro, pois, depois que conheceu Duda, não conseguiu esquecê-lo. Apesar de se sentir atraída por ele, tenta controlar seus sentimentos. Leona, percebendo o interesse da prima pelo rapaz, empenha-se para afastar Duda do caminho de Bel. Para tal, a ambiciosa vilã quer que Estevão antecipe seu casamento com a prima. Completamente apaixonado e seduzido por Leona, Estevão aceita fazer tudo o que ela manda.

Foguinho sabe que ele não é o Daniel Miranda a quem Omar se refere no testamento, mas acaba não revelando a verdade. Antes de morrer, Omar pediu que Foguinho entregasse uma carta a Silvana em que esclarecia toda a verdade sobre a identidade verdadeira de Pereira, declarava seu amor a ela e dizia que toda sua fortuna seria deixada para Duda e Bel. Foguinho fica atormentado com a situação, mas mantém a mentira. A partir daí, ele se deixa seduzir pela vida de luxo e riqueza que nunca teve, com todos aos seus pés; Leona e Estevão lutam para tentar dar um golpe em Bel e deixá-la sem nada; e Bel e Duda vivem um amor cheio de desencontros.

A trama dá uma reviravolta quando Leona se apaixona por Duda, e os dois começam a namorar. Estevão fica louco de ciúmes e de ódio, e Bel não entende por que a prima está apaixonada por Duda, a quem sempre criticou. Para conquistar o amor de Duda, Leona, apaixonada e perturbada, decide vestir-se e agir igual à prima e se transforma inteiramente. Duda, no entanto, não consegue levar o namoro adiante e rompe com Leona. Ao descobrir que ela é amante de Estevão, no entanto, ele decide reatar o namoro para proteger Bel. Esperta, Leona logo descobre as intenções de Duda, e todos passam a agir falsamente.

A poderosa e arrogante Ellen passa a travar uma luta contra a família de Foguinho. Ela não poupa críticas à madrasta e à irmã do novo-rico e delimita espaços diferenciados na mansão, onde todos passam a morar. Em determinado momento da trama, Ellen descobre a carta de Omar, prova de que Foguinho não é seu herdeiro. Com o documento em mãos, ela passa a chantageá-lo, exigindo que ele a nomeie presidente da Luxus. Ele, sem alternativas, obedece-a. Ela também o faz de mordomo particular, o que rende cenas hilárias à trama. Quem não gosta nada do poder de Ellen é Leona e Estevão. Diferente de Foguinho, a vilã é muito ambiciosa e representa um perigo. Ellen descobre que os dois têm um caso e decide chantageá-los também: ela quer ser sócia no plano do casal para dar um golpe em Bel.

Bel acaba descobrindo estar sendo enganada por Leona e Estevão, declara-se apaixonada por Duda e promete vingança. Enquanto isso, Foguinho se sente muito arrependido por enganar Bel e Duda e sofre com as aparições do fantasma de Omar, que pede que ele acabe com a farsa e denuncie toda a corja que o cerca. Decidido a revelar toda a verdade, Foguinho é sempre impedido pela ambiciosa Ellen. A trama dá uma nova reviravolta quando Estevão encontra a carta deixada por Omar e fica com total controle sobre Ellen e Foguinho. Paralelamente, Leona descobre que está grávida de Duda, abalando o namoro dele com Bel.

Duda junta as peças e descobre que Omar e Pereira são as mesmas pessoas e que a herança deixada pelo milionário era para ele. Leona começa a ficar com mania de limpeza e começa a enlouquecer. Um dia, perturbada, ela leva seu filho, Daniel, e Duda até a Luxus e incendeia a loja de departamentos enquanto abre uma garrafa de champanhe. Duda consegue escapar com o filho, mas Leona e Foguinho, que também estava na empresa, morrem. Ellen sofre com a morte de Foguinho e revela que o ama de verdade. Foguinho ressuscita, depois de um encontro com Omar Pasquim e uma aventura em um animado baile funk. Ele se reconcilia com Ellen, e os dois, felizes, passam a vender profiteroles na Saara. Depois de inúmeras falcatruas e armações, Estevão morre assassinado por Madá (Nanda Costa), a quem ele prometeu dinheiro e não pagou. Livres de todas as cobras que os cercavam, Bel e Duda terminam juntos e em paz. Ela engravida de gêmeos e, junto com o pequeno Daniel, formam uma linda família.



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.