Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

COBRAS & LAGARTOS

Na trama, a falta de escrúpulos e o excesso de ambição eram os obstáculos para a realização de uma história de amor.


GALERIA DE PERSONAGENS

Autoria: João Emanuel Carneiro
Colaboração: Antonia Pellegrino, Denise Bandeira e Vincent Villari
Direção: Cininha de Paula, Claudio Boeckel e Marco Rodrigo
Direção geral: Wolf Maya
Direção de núcleo: Wolf Maya
Período de exibição: 24/04/2006 – 17/11/2006
Horário: 19h
Nº de capítulos: 179

bt3 print reduzido.jpg

OMAR PASQUIM/ PEREIRA (Francisco Cuoco) – Milionário avarento, solitário e empedernido. É dono da Luxus, maior e mais sofisticada loja de departamentos do país. Logo no início da trama, descobre que está seriamente doente. O milionário, então, decide se disfarçar de Pereira, um faxineiro da Luxus, e se aproximar das pessoas que o cercam. Seu plano é identificar um homem que seja íntegro e generoso e elegê-lo seu herdeiro, ao lado de sua sobrinha predileta, a doce Bel (Mariana Ximenes). O escolhido é Duda (Daniel Oliveira). Omar é irmão de Milu (Marília Pêra).
BEL (Mariana Ximenes) – Órfã de pai e mãe. Bel mora com sua tia Milu (Marília Pêra), por quem foi criada desde a morte dos pais, e com os primos Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin). Por ter testemunhado a morte dos pais em um acidente, Bel teve uma infância complicada e acabou crescendo com um traço melancólico. Dedica-se ao violoncelo e ao trabalho de perfumista. Sem ambições e desapegada de bens materiais, considera-se uma pessoa feliz. Apesar de independente e cheia de personalidade, é um pouco ingênua: vive cedendo às pressões afetivas da família que a criou e não percebe que eles só a toleram porque descobriram que seu tio Omar (Francisco Cuoco) fará dela sua única herdeira. Bel não podia imaginar essa intenção, pois está sempre brigando com o tio. Os dois têm temperamentos opostos – ela é generosa e doce, enquanto ele é avarento e durão. Bel faz questão de deixar claro que não quer dinheiro nenhum. Omar admira o caráter da sobrinha e decide que fará dela sua herdeira. Bel é namorada de Estevão (Henri Castelli), mas só está com ele devido a uma chantagem sentimental muito bem articulada pelo malandro aproveitador. Ela não o ama, mas isso não tem importância, uma vez que a perfumista não acredita no amor. Desde que viu os pais sofrerem um acidente após uma discussão passional, passou a acreditar que o amor tem um fundo destrutivo. Segundo ela, o que deve unir as pessoas é a afinidade e o companheirismo. Quando conhece Duda (Daniel de Oliveira), no entanto, sua visão muda. Mas para viver o romance enfrenta a invejosa e diabólica prima Leona, amante de Estevão.
MILU (Marília Pêra) – Víbora esperta, dissimulada e interesseira. É viúva de um ex-professor de tênis do Itanhangá, que ela conheceu depois que a ascensão de seu irmão Omar Pasquim (Francisco Cuoco) lhe abriu os salões da sociedade. Diz-se decoradora, mas passa os dias redecorando a própria casa e reclamando que está assoberbada cuidando disso e da família. Quando o marido morreu, deixou-lhe apenas dívidas, o que a faz maldizer o falecido. Milu tem uma origem humilde e não quer nem ouvir falar de seu passado. O céu é o limite para sua ambição, vaidade e fúria consumista. Sua religião é o luxo e a aparência e, com essa premissa, criou seus filhos Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin). Sempre viveu às custas do irmão, que lhe deu a casa onde vive e uma polpuda mesada. Apesar de ter criado Bel (Mariana Ximenes), filha do outro irmão morto em um acidente de carro, jamais teve afeto pela sobrinha. Com a ajuda de Leona, planeja golpes para ter o controle da vida de Bel quando ela se tornar herdeira dos bens de Omar. Mantém um caso antigo com Otaviano (Herson Capri) e odeia Celina (Ângela Vieira), mulher dele e braço-direito de Omar na Luxus.
LEONA (Carolina Dieckmann) – Mulher bonita, filha de Milu (Marília Pêra), irmã de Tomás (Leonardo Miggiorin) e sobrinha de Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Trabalha como gerente de vendas do departamento de moda da Luxus. É interesseira, dissimulada e sua grande meta é se apossar da fortuna do tio. Como sabe que Bel é a possível herdeira, finge-se de amiga da prima, mas, no fundo, odeia-a. Junto com o namorado de Bel, Estevão (Henri Castelli) – seu amante –, arma um plano para tirar da prima tudo o que ela vai herdar do tio. Para facilitar seu plano e manter Bel sob controle, insiste que Estevão se case com a prima. No decorrer da trama, tenta impedir o romance entre Bel e Duda (Daniel de Oliveira).
TOMÁS (Leonardo Miggiorin) – Filho de Milu (Marília Pêra), irmão de Leona (Carolina Dieckmann) e sobrinho de Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Tomás é um jovem bonito, boêmio, amoral e fútil. É vaidoso e vítima da moda: um dia está de cabelo preto e, no outro, oxigenado; um dia rastafari, no outro, escovinha. Isso sem falar nos olhos com lentes coloridas. Ama festas, baladas e capas de revistas. Não tem profissão definida, vive de bicos e é incompetente em tudo o que tenta fazer. Quando precisa de dinheiro, é capaz até de simular o próprio sequestro para arrancar algum dinheiro da mãe ou do tio milionário. Milu gostaria que ele se casasse com Letícia (Cléo Pires), filha de Otaviano (Herson Capri) e Celina (Ângela Vieira), e faz tudo para que isso aconteça.
OTAVIANO (Herson Capri) – Homem charmoso, sedutor e de caráter duvidoso. É marido de Celina (Ângela Vieira) e pai de Letícia (Cléo Pires), Júlia (Luiza Mariani) e Estevão (Henri Castelli), esse último é filho de seu primeiro casamento com a desaparecida Teresa (Cássia Kiss). Otaviano é membro da aristocracia decadente carioca. Passa a vida jogando golfe no clube e dormindo à tarde, enquanto sua mulher dá duro no trabalho o dia inteiro. Ele mantém há anos um caso com Milu (Marília Pêra) e, volta e meia, envolve-se com outras mulheres. Sua relação com Estevão é conflituosa: o filho o acusa de ser um absoluto fracasso e nunca o perdoou por ter vendido a loja para Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Otaviano, por sua vez, acoberta as ações do filho.
CELINA (Ângela Vieira) – Mulher bonita, bem-educada, generosa, inteligente, aparentemente forte, mas emocionalmente frágil. É uma alta executiva da Luxus e braço-direito de Omar Pasquim (Francisco Cuoco). É esposa de Otaviano (Herson Capri) e mãe de Letícia (Cléo Pires) e Júlia (Luiza Mariani). Sente-se culpada por ter se dedicado mais ao trabalho do que à família. Celina conheceu Omar quando fazia estágio na Luxus. Vendo o talento, a honestidade e a determinação da moça, ele decidiu bancar seus estudos no exterior e prepará-la para ser seu braço-direito. Quando voltou ao Brasil, Celina conheceu Otaviano – que tinha acabado de falir e fora empregado, de favor, por Omar na empresa – e se encantou pelo homem charmoso, elegante e sedutor que criava sozinho o filho Estevão (Henri Castelli). Os dois acabaram se casando. Enquanto ela era elevada à direção-geral da Luxus, seu marido foi demitido por total negligência. Desde então, Celina sustenta Otaviano. Ele, sentindo-se humilhado, procura consolo nos braços de Milu, de quem se torna amante.
ESTEVÃO (Henri Castelli) – Publicitário atraente, inteligente, mau-caráter, ressentido, ambicioso e dissimulado. É filho de Otaviano (Herson Capri) e da desaparecida Teresa (Cássia Kiss). Seu objetivo é ocupar o lugar de Omar (Francisco Cuoco) na empresa Luxus e reconquistar aquilo que acredita ser seu por direito. Para isso, conta com o apoio de sua amante Leona (Carolina Dieckmann). O noivado com a doce Bel (Mariana Ximenes) faz parte do grande golpe que os dois armam para se apossarem da Luxus. Estevão encena uma doença terminal e uma paixão dependente, mantendo assim a futura herdeira de Omar presa nessa chantagem sentimental.
LETÍCIA (Cléo Pires) – Filha de Otaviano (Herson Capri) e Celina (Ângela Vieira) e irmã de Júlia (Luiza Mariani). Letícia oculta sua beleza atrás de um comportamento revoltado e, algumas vezes, até mesmo masculinizado. É amante de esportes radicais, mas sua verdadeira paixão é o motociclismo. Dentro de casa, é a grande inimiga de Estevão (Henri Castelli), seu meio-irmão, e a única que não acredita na doença dele. Não gosta de Leona (Carolina Dieckmann) e tenta abrir os olhos de Bel (Mariana Ximenes), de quem é amiga e confidente, a respeito dos dois pilantras que a cercam.   
JÚLIA (Luiza Mariani) – Filha de Otaviano (Herson Capri) e Celina (Ângela Vieira), irmã de Letícia (Cléo Pires) e meia-irmã de Estevão (Henri Castelli). Júlia é uma moça bonita, delicada e de bom caráter. Ao contrário da irmã Letícia, se dá bem com os pais. Cai constantemente na conversa de Estevão, acreditando que a irmã é uma perturbada. Com talento para a culinária, Júlia é a jovem chef do bistrô principal do hall da Luxus. Sofre de anorexia e se apaixona por Téo (Iran Malfitano).
TERESA / HENRIQUETA (Cássia Kiss) – Mulher com aspecto de mendiga. No passado, foi internada em um sanatório, de onde fugiu. Foi procurada durante anos e, depois, dada como desaparecida pelo marido Otaviano (Herson Capri) e pelo filho Estevão (Henri Castelli). Teresa reaparece como Henriqueta, a chaveira da Saara, no Centro do Rio de Janeiro, admirada pelo fino acabamento que faz no metal das chaves. É uma mulher solitária, moradora de um sobrado em ruínas e, todos os dias, às 18h, depois de fechar sua banca, toca uma hora de violino. Logo no início da trama, Henriqueta fica sabendo do noivado de Estevão com Bel (Mariana Ximenes) e resolve procurar o filho.
SUSHI (Matheus Costa) – Abandonado, ainda bebê, numa esquina da Saara, no Centro do Rio de Janeiro, em frente a um sushi bar. O garoto foi encontrado por Henriqueta, que o apelidou de Sushi e passou criá-lo como filho. Ele a ajuda entregando as chaves que ela faz para a vizinhança, enquanto ela o ensina a tocar violino.  
DUDA (Daniel de Oliveira) – Jovem bonito, bom caráter, romântico e empreendedor. Duda perdeu os pais cedo e foi criado pela tia Silvana (Totia Meireles), com quem mora em um sobrado da Saara, no Centro do Rio de Janeiro, junto com os primos Nicolas (Kayky Brito) e Geléia (Rafael Ciani). Desde garoto, é apaixonado por música e motocicletas e, hoje, participa de competições de motocross. Comprou sua primeira moto na oficina de Tufi (Walter Breda), onde trabalhou quando adolescente. Com espírito empreendedor e talento para os negócios, abriu sua própria empresa, a Lagartos Voadores. Duda se apaixona por Bel (Mariana Ximenes), mas, para viver esse amor, precisa enfrentar os planos diabólicos de Estevão (Henri Castelli) e Leona (Carolina Dieckmann). É Duda o escolhido por Omar (Francisco Cuoco) para ser, ao lado de Bel, o herdeiro de toda a sua fortuna.
SILVANA (Totia Meireles) – Descendente de imigrantes árabes, romântica, bom caráter e excelente mãe de família. Trabalhando duro em sua pequena loja, onde vende óleos e essências para perfumes, na Saara, criou praticamente sozinha seus filhos Nicolas (Kayky Brito) e Geléia (Rafael Ciani) e seu sobrinho órfão Duda (Daniel de Oliveira). Perdeu os pais cedo e, mais tarde, com a morte de seu único irmão e o afastamento de seu marido Orã (Luís Melo), coube-lhe a difícil tarefa de tomar conta sozinha da família. Ela se separou do marido ao descobrir a verdadeira orientação sexual dele: um dia, ela o flagrou vestido de mulher, usando suas roupas e maquiagens.
ORÃ / CONCHITA (Luís Melo) – Homem refinado, delicado e de temperamento artístico. Orã  é ex-marido de Silvana (Totia Meireles) e pai de Nicolas (Kayky Brito) e Geléia (Rafael Ciani). Deixou a família quando sua mulher o descobriu vestido de mulher, usando as roupas e maquiagens dela. Orã acabou viajando para a Argentina, e Silvana resolveu dizer para os filhos que o pai era um marinheiro errante. Depois dez anos, decide voltar para ver os meninos.
NICOLAS (Kayky Brito) – Filho mais velho de Silvana (Totia Meireles) e Orã (Luís Melo) e irmão de Geléia (Rafael Ciani). Nicolas é um rapaz bonito e de bom coração, mas faz o tipo esquentado, sempre procurando briga. É um excelente lutador, o campeão do bairro, e divide seu tempo entre a academia de boxe e os serviços da Lagartos Voadores. Paquera sua vizinha Madá (Nanda Costa), mas atira para todos os lados. Justamente por causa do seu jeito meio tosco e rude, não tem nenhuma sutileza no trato com as mulheres. Ele e o irmão vivem implicando um com o outro.
GERALDO, O GELÉIA (Rafael Ciani) – Filho mais novo de Silvana (Totia Meireles) e Orã (Luís Melo) e irmão de Nicolas (Kayky Brito). Está em plena crise da adolescência. Briga constantemente com a mãe, mas, na hora do aperto, acaba se abrigando debaixo da saia dela. Assim como Nicolas, está sempre tentando afirmar sua masculinidade, mentindo para os amigos sobre suas experiências amorosas. Espalha para todo mundo do bairro que namora sua vizinha Lurdinha (Bruna Marquezine), que já percebeu que ele tem medo de mulher e se diverte brincando de seduzi-lo.
FOGUINHO (Lázaro Ramos) – Jovem carismático, sentimental, mentiroso contumaz, de caráter fronteiriço, contraditório, ingênuo e sonhador. É um trapalhão e tem um coração de ouro. Filho de Ramirez (Ailton Graça), o agiota da Saara, perdeu a mãe cedo e foi criado pela madrasta Shirley (Elizangela), com quem o pai teve mais dois filhos: Sandra (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Foguinho é o patinho feio da família, já que, nitidamente, seu pai prefere os filhos do segundo casamento, e a família toda o considera um perdedor. Mesmo assim, gosta de todos e deseja ser aceito, querido e admirado por eles. Mas nunca consegue nada que quer: sonha ser um campeão de boxe, mas jamais ganhou uma única luta; quer namorar a linda e ambiciosa Ellen (Taís Araújo), sua paixão de infância, mas ela foge daquele zé-ninguém. O próprio pai se encarrega de rebaixá-lo o máximo possível, fazendo-o trabalhar como homem-sanduíche, exibindo-se pelas ruas da Saara para anunciar sua loja de penhores. Mesmo assim, Foguinho ainda acredita que, um dia, em um golpe de sorte, sua vida vai mudar. E muda mesmo. Daniel Miranda é o nome de Duda (Daniel de Oliveira), mas também de Foguinho, e, por uma desastrosa confusão, Foguinho é quem herda o patrimônio de Omar (Francisco Cuoco). Todos passam a bajulá-lo, especialmente seus familiares. Até Ellen, que sempre o esnobara, reaproxima-se, declarando-se apaixonada.
RAMIRES (Aílton Graça) – Pai de Foguinho (Lázaro Ramos) e marido de Shirley (Elizangela), com quem teve dois outros filhos, Sandra (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano). Ramires é dono de uma loja de penhores, um agiota tosco, ignorante, avarento, grosso e mal-humorado, conhecido por sua frieza na cobrança das dívidas dos pobres coitados que empenham objetos em sua loja. Se em seu trabalho ele manda e desmanda, em casa é completamente dominado pela mulher, a quem obedece como um cachorrinho. Assim como Shirley, também mimou os filhos do segundo casamento e sempre desprezou seu primogênito, filho de sua falecida primeira mulher.
SHIRLEY (Elizangela) – Mulher de Ramires (Ailton Graça), mãe de Sandra (Maria Maya) e Téo (Iran Malfitano) e madrasta de Foguinho (Lázaro Ramos). Tem a personalidade forte e dominadora. Foi uma beldade no passado e, até hoje, mantém muito de sua beleza e seu charme. Mente que vem de uma família de fazendeiros de Minas Gerais, mas, na verdade, é filha de imigrantes nordestinos. Gelciara é seu nome de batismo. Passou fome na infância e comeu o pão que o diabo amassou até conseguir se estabelecer como cabeleireira em um salão no Centro do Rio de Janeiro. Era namoradeira e escolheu Ramires, entre seus diversos pretendentes da época, por considerar que o jovem agiota tinha mais ambição e futuro que os outros e por entender que poderia dominá-lo com facilidade. Hoje em dia, orgulha-se de não se misturar com a “gentalha” da Saara e circular entre as clientes grã-finas, já que corta e tinge cabelos a domicílio. Seu sonho é morar em uma mansão na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Enquanto isso não acontece, ela obriga Ramires a gastar mundos e fundos com a decoração da casa, que ela copia, sem a menor habilidade, das casas de clientes como Celina (Ângela Vieira) e Milu (Marília Pêra). Shirley contaminou os filhos Téo e Sandra com sua obsessão pela aparência e pela ascensão social, e os dois acabaram iguaiszinhos a ela: fúteis e metidos.
SANDRINHA (Maria Maya) – Filha mais velha de Ramires (Ailton Graça) e Shirley (Elizangela) e irmã de Téo (Iran Malfitano). É bonita, ignorante e metida. Trabalha com o pai na loja de penhores e frequenta um curso de Moda, que ela acredita ser seu passaporte para tornar-se uma estilista de fama internacional. Sandra, no entanto, só consegue criar roupas hediondas que são motivo de chacota na Saara, no Centro do Rio de Janeiro. Mas ela não se dá por vencida: assim como a mãe, considera-se superior aos seus vizinhos e, estimulada por Shirley, tem certeza de que seu talento, um dia, será reconhecido.
TÉO (Iran Malfitano) – Filho mais novo de Ramires (Ailton Graça) e Shirley (Elizangela) e irmão de Sandra (Maria Maya). É bonito, vaidoso, malandro e falastrão. Ele é o orgulho da família e o xodó da mãe. O pai conseguiu pagar um curso de economia para o filho em uma universidade do subúrbio. Toda a família acha que o rapaz trabalha em uma corretora da bolsa de valores. Ninguém imagina que ele falsificou o diploma e passa as tardes na Zona Sul, indo à praia e se divertindo com os filhinhos de papai de quem se aproximou. O único que sabe a verdade é Foguinho (Lázaro Ramos), mas ele guarda o segredo. Téo mente sobre sua vida para andar na companhia da turma de mauricinhos e patricinhas, como Júlia (Luiza Mariani), Leona (Carolina Dieckmann) e Tomás (Leonardo Miggiorin). No início da história, ele se envolve com Júlia.
ELLEN (Taís Araújo) – Mulher belíssima, de personalidade forte, mas ambiciosa, consumista e dissimulada. Trabalha como vendedora na Luxus, é órfã de mãe e foi criada pelo pai Jair (Milton Gonçalves) em condições modestas, mas dignas. Morou na Saara na infância e adorou quando o pai se mudou dali, largando o botequim em que trabalhava para se tornar mordomo de Omar Pasquim (Francisco Cuoco). Desde pequena, sonhava ascender socialmente e se alegrou quando foi morar em Copacabana, na Zona Sul, em um apartamento dado por Omar. Em sua adolescência, teve um namorico com Foguinho (Lázaro Ramos), mas, à medida que foi crescendo, viu que não podia perder tempo com aquele pé-rapado. Só se reaproxima de Foguinho quando ele fica rico. Extremamente vaidosa e atenta ao valor da beleza em um mundo de aparências, devora sapatos e vestidos caros, mesmo tendo de se pendurar em crediários com preços abusivos.
JAIR (Milton Gonçalves) – Homem honesto, bom caráter e de personalidade doce. É pai de Ellen (Taís Araújo) e fiel mordomo de Omar (Francisco Cuoco). Conheceu o patrão quando ele ainda trabalhava em uma pequena loja no Centro do Rio de Janeiro. Na época, trabalhava no botequim em frente. Quando Omar comprou sua primeira grande loja, chamou Jair para trabalhar com ele. Hoje, é um mordomo razoavelmente bem remunerado, conhece todos os hábitos e segredos do milionário e é a única pessoa em quem Omar confia. Mora com a filha em Copacabana, na Zona Sul, em um apartamento dado pelo patrão. Sempre viveu uma vida franciscana para poder dar a Ellen tudo o que ela quisesse. Tem muito orgulho da beleza, do porte e da inteligência da filha, que trabalha na Luxus como vendedora. Assusta-se com a ambição dela, mas faz vista grossa, já que a ama acima de tudo.
EVA (Eliane Giardini) – Mulher bonita, trabalhadora e mãe zelosa. Passa o dia entre a sua loja de tecidos e a igreja, onde trabalha como voluntária. É uma católica fervorosa, moralista e carola, mas foi se casar justamente com Serafim (Otávio Augusto), um ladrão. Com ele teve Jonas (Gustavo Falcão), Kika (Christiana Kalache), Madalena (Nanda Costa) e Lurdinha (Bruna Marquezine). Seu maior medo é que seus filhos se tornem marginais como o pai. Sua meta é transformá-los em bons e honrados católicos, assim como ela. Eva sabe que deveria ter se casado com Tufi (Walter Breda), ex-policial que prendeu seu marido diversas vezes e ainda é apaixonado por ela. No entanto, o ladrão é o homem de sua vida. No início da história, quando Serafim deixa a prisão após cumprir pena, Eva lhe dá uma última chance de voltar para casa.
SERAFIM (Otávio Augusto) – É um homem carismático, controverso e sentimental. É apaixonado pela mulher Eva (Eliane Giardini) e pai zeloso de seus filhos, Jonas (Gustavo Falcão), Kika (Christiana Kalache), Madalena (Nanda Costa) e Lurdinha (Bruna Marquezine). Seu grande erro foi não ter acreditado no seu futuro como dono de botequim e resolvido tomar um atalho para a fortuna através da ladroagem, marca registrada de sua família há gerações. A despeito dessa grande falha no seu caráter, é um pai amoroso e exemplar. Seus filhos o adoram e sua mulher o ama, apesar de maldizer o dia em que o conheceu. Seu opositor é Tufi (Walter Breda), ex-policial que já o prendeu diversas vezes e tenta de todas as maneiras conquistar Eva.
JONAS (Gustavo Falcão) – Filho de Eva (Eliane Giardini) e Serafim (Otávio Augusto) e irmão de Kika (Christiana Kalache), Madalena (Nanda Costa) e Lurdinha (Bruna Marquezine). Jonas é um rapaz muito bonito, reservado, culto, responsável, introvertido e, aparentemente, casto. Trabalha meio expediente na loja de tecidos da família e passa o resto do dia no seminário, onde estuda para ser padre. É o orgulho da mãe, que colocou na cabeça dele que sua vocação é religiosa. Serafim, no entanto, faz tudo para desvirtuar o filho, criando situações em que ele é exposto às piores tentações. Jonas, por sua vez, trava uma batalha diária consigo mesmo para controlar seus irrefreáveis impulsos. A verdade é que ele é um fenômeno sexual, capaz de enlouquecer as mulheres com quem passa uma noite. Mais difícil ainda é conseguir domar sua tendência compulsiva de bater carteiras na rua.
MADALENA, MADÁ (Nanda Costa) – Filha de Eva (Eliane Giardini) e Serafim (Otávio Augusto) e irmã de Jonas (Gustavo Falcão), Kika (Christiana Kalache) e Lurdinha (Bruna Marquezine). É a musa da Saara: mulher bonita, sensual e esperta. Ela trabalha com a mãe e o irmão Jonas na loja da família. De dia, encarna o papel de moça trabalhadora e recatada, e, à noite, mente que vai ao cursinho, veste roupas provocantes e parte para a conquista de homens em bares e boates. Na verdade, Madá só se aproxima de seus pretendentes para realizar um fetiche: roubar-lhe os sapatos. Ela coleciona os calçados e os mantém escondidos como um pequeno tesouro. Eva percebe que sua filha é sonsa e se esforça para descobrir seu segredo, mas Madá é esperta e sempre consegue enganar a mãe.
KIKA (Christiana Kalache) – Filha de Eva (Eliane Giardini) e Serafim (Otávio Augusto) e irmã de Jonas (Gustavo Falcão), Madalena (Nanda Costa) e Lurdinha (Bruna Marquezine). É uma moça solitária, insegura, carente e doce, considerada careta e chata por todos, mas cheia de amor para dar. Ela era bonita quando criança, mas tornou-se uma adolescente desajeitada. Vive em guerra permanente com sua irmã Madá, a quem acusa de roubar-lhe os namorados. É culta, educada e dominada pela mãe, com quem vai à missa todos os dias. Trabalha como vendedora de vestidos de noiva na Luxus, o que é uma ironia, uma vez que seu grande sonho sempre foi se casar. E ela teria conseguido isso facilmente se não assustasse os homens com sua carência – logo no primeiro encontro fala em casamento e conta que até já comprou todas as peças do enxoval. No início da história, envolve-se com Foguinho (Lázaro Ramos).
LURDINHA (Bruna Marquezine) – Filha caçula de Eva (Eliane Giardini) e Serafim (Otávio Augusto) e irmã de Jonas (Gustavo Falcão), Kika (Christiana Kalache) e Madalena (Nanda Costa). É a mascote da família e, sem dúvida, a mais inteligente da casa. Nada lhe escapa. Ela sempre descobre os segredos de seus pais e dos seus irmãos e usa isso como trunfo para que todos façam o que ela quer. Eva tem pânico de que a filha use essa inteligência a serviço do mal. Lurdinha “namora” seu atrapalhado vizinho Geléia (Rafael Ciani).
TUFI (Walter Breda) – O ex-policial é dono de uma oficina de motocicletas e de um galpão de boxe anexo à Saara. É figura querida e respeitada entre a moçada do bairro. Foi Tufi quem deu o primeiro emprego a Duda (Daniel de Oliveira) e Nicolas (Kayky Brito) e passou para eles a paixão pelo motociclismo e pelo boxe. É um eterno apaixonado por Eva (Eliane Giardini). Aproveita as temporadas na cadeia do marido dela, Serafim (Otávio Augusto), para cortejá-la.
IGOR (Victor Perales) – Rapaz bonito, sensual, charmoso e envolvente. É o melhor amigo de Duda (Daniel de Oliveira) e o ajuda a montar a Lagartos Voadores.
GUS (Leonardo Jabbour) – Irmão de Flu (Guilherme Winter), com quem foi criado na rua. Lá aprendeu a cantar e a fazer acrobacias em troca de dinheiro nos sinais. É um ótimo motociclista, conhece Duda (Daniel de Oliveira) e seus amigos durante uma competição de motocross e integra o grupo que trabalha na “Lagartos Voadores”.
FLU (Guilherme Winter) – Assim como o irmão Gus (Leonardo Jabbour), foi criado na rua, é ótimo motociclista e também faz parte da “Lagartos Voadores”.
MARTIM (Carmo Dalla Vecchia) – Martim é misterioso, introspectivo e perturbado. Há seis meses foi parar em uma cidadezinha à beira de uma estrada no Rio Grande do Sul. Entre os habitantes do lugar, é considerado estranho e, às vezes, subitamente agressivo. Não costuma falar sobre sua vida pregressa para ninguém, o que faz com que muitos comentem que ele guarda um terrível segredo sobre o seu passado. Volta e meia, é acometido por alucinações, vertigens e visões. Nessas visões, aparece uma mulher em um longo vestido de gala, encharcada dos pés à cabeça, na beira da estrada. Ele se envolve com Nikki (Tânia Khalil) e, depois, vê-se metido em uma história de morte e assassinato.
NIKKI (Tânia Khalil) – Irmã de Murilo (Cássio Reis), é uma mulher bonita e misteriosa. Trabalhou na Luxus como vendedora, acabou tendo um caso com Otaviano (Herson Capri) e, depois, apaixonou-se pelo filho dele, Estevão (Henri Castelli). Nikki foi atrás de Estevão nos EUA e acabou presenciando um crime cometido por ele. É essa a arma que ela usa para chantageá-lo, ameaçando vender a fita, com a prova do crime, para Omar Pasquim (Francisco Cuoco). É uma das suspeitas da misteriosa morte de Omar. No decorrer da novela, envolve-se com Martim (Carmo Dalla Vecchia).
MURILO (Cássio Reis) – Assessor de Celina (Ângela Vieira) na Luxus. Murilo é um homem correto. Logo no início da trama, envolve-se com Leona (Carolina Dieckmann).
MARILENE (Mara Manzan) – Empregada de Milu (Marília Pêra), com quem mantém certa intimidade. Acha-se no direito de mandar e desmandar na patroa, por conta da demora no recebimento dos salários.
VALQUÍRIA (Fafy Siqueira) – Secretária, há 20 anos, de Omar Pasquim, por quem é apaixonada.
MACARRÃO, MC DA TIMES SQUARE, RÁDIO DA SAARA (Renato Rabello) – É ele quem anuncia os serviços da Saara e toca os sucessos que o público gosta de ouvir na região.

 



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.