Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Dia Mundial da Árvore e da Floresta
Dia Mundial da Árvore e da Floresta

O Jardim da Princesa… ou de uma rainha de Inglaterra, ou de uma regente de Portugal

Share

O Jardim da Princesa… ou de uma rainha de Inglaterra, ou de uma regente de Portugal

O Jardim da Princesa, assim conhecido há gerações e gerações de alunas do Instituto de Odivelas (IO), é um espaço de recreio para as alunas na Quinta do IO (e de lazer das monjas do antigo Mosteiro de Odivelas).

Neste espaço verde existem baloiços, um antigo tanque, uma fonte, bancos e uma mesa de pedra que apelam ao encontro e ao convívio, tal como sucedeu há dias atrás com um lanche promovido por um grupo de antigas alunas. No ano letivo anterior, as alunas do atual 6.º ano plantaram uma árvore neste jardim no dia 21 de março, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Educação Moral e Religiosa Católica, com as professoras Marina Aguiar e Teresa Martinho. Esta foi uma forma de assinalar o Dia da Árvore e da Floresta.

D. Catarina de Braganca

O Jardim da Princesa deve o seu nome a uma princesa ou infanta de Portugal, - D. Catarina de Bragança (1638 – 1705), filha do rei D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, e que também foi rainha de Inglaterra e regente de Portugal. Casou com o rei Carlos II de Inglaterra, em 1662. Do dote fez parte a entrega das cidades de Tânger e de Bombaim a Inglaterra, em troca de auxílio militar na Guerra da Restauração (1640 – 1668).

É atribuída a D. Catarina a introdução do hábito de beber chá em Inglaterra. O casal real não teve filhos e o rei inglês morreu em 1685. A rainha - viúva regressou a Portugal em 1693. Em 1694, D. Catarina visitou o Mosteiro de Odivelas, conforme inscrição, no templete ou baldaquino da Fonte do Anjo do Jardim da Princesa. Foi, igualmente, regente em 1704 e 1705. Mandou construir o Palácio da Bemposta, onde faleceu em 1705. Neste palácio está instalada a Academia Militar.

A inscrição na Fonte do Anjo

“Em 25 de Agosto de 1694 honrou este lugar a magestade serenissima da sem igual, Senhora D. Catarina, rainha da Gran-Bretanha; e, para reverente veneraçam dela e glorioza memoria de Odivelas, o mandou escrever nesta pedra Dona Feliciana Maria de Milão, a qual pôs aqui o seu nome por expreça e singularmente honrosa ordem de Sua Magestade”

Clique na imagem para navegar num pequeno álbum de fotografias do evento.

 

Árvores da Nossa Imaginação

Share

No âmbito da disciplina de Ciências da Natureza cada uma das alunas das turmas do 5.º e 6.º anos efetuou, orientadas pela professora Marina Aguiar, uma "Árvore da sua Imaginação", utilizando sempre que possível materiais recicláveis.

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "Árvores da Nossa Imaginação".

Todos os trabalhos efetuados pelas alunas estiveram presentes numa exposição inaugurada no dia 21 de março, Dia da Árvore e da Floresta. Conforme solicitado por vários Encarregados de Educação e alunas, publicam-se as fotografias das árvores efetuadas, bem como de parte da sua elaboração.

 

Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta no Instituto de Odivelas

Share

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "Dia Mundial da Árvore e da Floresta 2012"

No passado dia 21 de março de 2012, comemorou-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta no Instituto de Odivelas (IO).

Segundo o programa previsto, da responsabilidade das professoras Marina Aguiar e Teresa Martinho, ainda no dia 20 de março, data do início da primavera, as alunas do Ensino Secundário visionaram o filme “A Árvore da Vida”.

Já no dia 21 de março, as alunas do 2º Ciclo e do 10º ano CCT, plantaram árvores na Quinta, com a presença do Dr. Miguel Teles, da organização “ Plantar uma Árvore”.

As alunas do 2º e do 3º Ciclo visionaram o filme “Irmão Sol, Irmã Lua” e, no Refeitório geral, um Coro de alunas do 6º ano, sob orientação da professora Natércia Simões, apresentou “Cantar a Árvore e a chegada da Primavera”, na presença da Direção e de Professores.

Pelas 15H30, de acordo com uma iniciativa proposta pela Câmara Municipal de Odivelas, (CMO), com a presença da Presidente da Edilidade, de Vereadores, de Funcionários da CMO, do Diretor do IO, de Professores, de Funcionários civis e militares do IO e de todas as Alunas, procedeu-se à cerimónia de plantação de um jacarandá no Claustro da Moura. O Diretor do IO apresentou as boas vindas a todos e congratulou-se com a iniciativa da CMO, no âmbito do previsto no protocolo existente entre a CMO e o IO: o trabalho, da responsabilidade da autarquia, de tratamento e de manutenção dos jardins dos Claustros, o Principal e o da Moura, espaços verdes e, igualmente, espaços de recreio das alunas do IO, no seu dia a dia escolar. A Presidente da CMO agradeceu as palavras do Diretor e sublinhou a importância de um monumento nacional como é o antigo Mosteiro de Odivelas, cuja fundação remonta à Idade Média e ao reinado de D. Dinis, estar aberto, graças ao supracitado protocolo, à edilidade e à comunidade, através, nomeadamente, das visitas de escolas do concelho e do público em geral a tal núcleo do património histórico português.

De seguida, as alunas do 5º ano, sob orientação da professora Filipa Fraga cantaram, tocaram flauta e ofereceram ao Diretor do IO, um texto e um desenho alusivos ao momento comemorativo. A Presidente da CMO, coadjuvada por algumas das alunas presentes, procedeu, então, à plantação do novo, e agora terceiro, jacarandá do Claustro da Moura.

Às 17H30, e na presença da Subdiretora do IO, foram inauguradas, na Sala de Recreio das alunas do 2º Ciclo, as Exposições de trabalhos de alunas: “A Árvore da Minha Imaginação” e “Do Jardim Bíblico à Cidade do Futuro”, organizadas pelas professoras Marina Aguiar e Teresa Martinho, com a colaboração das professoras Dulce Salgado e Teresa Viegas. Estiveram presentes Pais, Familiares e Encarregados de Educação das alunas. Com imaginação e criatividade, através da expressão plástica e da expressão escrita, as alunas do IO prestaram homenagem à Árvore e contribuíram, simultaneamente, para o alargamento do “pulmão verde” da Terra.

 

Canções do Dia da Árvore

Share

Dia da Árvore do Instituto de Odivelas

No caso de utilizar um navegador antigo clique aqui.

No caso de utilizar um navegador antigo clique aqui.

 

Álbum Fotográfico "A Árvore Avó Este Ano Letivo"

Share

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "A Árvore Avó Este Ano Letivo".

 


Pág. 1 de 3

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 343 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária