Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Dúvidas Frequentes
Dúvidas Frequentes

Para Conhecer Melhor o Instituto de Odivelas (IO)

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Share

Dúvidas

Quando foi fundado?

Em 14 de Janeiro de 1900, pelo Infante D. Afonso, irmão do Rei D. Carlos. Abriu com 17 alunas, apenas.

Onde funciona?

Em Odivelas. Integra o Mosteiro fundado pelo rei D. Dinis no séc. XIII, que é património nacional. É nos seus claustros que as alunas passam os recreios. Para além disso, tem os edifícios das aulas e um ginásio, o refeitório e as camaratas. Uma quinta e os campos de jogos envolvem os edifícios do IO. O IO existe num antigo mosteiro.

Ainda há freiras ou é uma escola religiosa?

O IO encontra-se a funcionar num antigo mosteiro. Já não tem freiras. A sua formação tem um cariz religioso e as alunas que o desejem podem frequentar a catequese.

O IO é uma escola apenas feminina por alguma razão em especial?

O IO funciona como uma escola feminina porque tem regime de internato e só é possível funcionar em internato com alunos do mesmo género.

Quantas alunas tem?

Atualmente, cerca de 300.

É só para filhas de militares?

Não. Não é preciso ser filha de militar para estudar no Instituto de Odivelas, no entanto todas as alunas têm que realizar umas breves provas de admissão.

Como é o horário das alunas?

As aulas decorrem das 8h15m às 12h35m e no período da tarde até às 17h00m. Depois do intervalo do lanche, seguem-se estudos acompanhados e atividades circum-escolares. A seguir ao jantar, as alunas têm algum tempo para conviver e às 22h recolhem às camaratas.

Quanto custa a mensalidade no IO?

A mensalidade para Filhas de Militares, Forças Militarizadas, PSP e Funcionários Civis das Forças Armadas é calculada a partir do rendimento do agregado familiar da Aluna.

A Mensalidade para filhas de Civis é de € 681 para Internas e € 450 para Externas.

As atividades extra são pagas à parte?

Não, os seus custos estão incluídos na mensalidade.

E as refeições?

As 3 refeições principais são servidas no refeitório à mesma hora para todas as alunas. Têm ainda um reforço a meio da manhã e o lanche à tarde. O custo também está incluído na mensalidade.

As alunas internas só saem ao fim-de-semana?

Não. Há atividades no exterior, visitas de estudo e torneios desportivos, representações do IO, festas, etc. As alunas internas saem, com permissão, às 17H00, no dia do seu aniversário ou de familiares

Como é o uniforme?

O uniforme é constituído por um tailleur castanho, camisa bege e um lenço com o monograma IO. Nas aulas, as alunas internas usam uma saia cinzenta ou aos quadradinhos, camisa branca e casacos de malha de cores diferentes: azul, para o 2° ciclo, bordeaux para o 3° e verde para o Secundário.

As alunas recebem medalhas?

Sim, quando se distinguem no seu aproveitamento geral e no seu arranjo e comportamento, pois esta vertente da formação também é valorizada no Instituto.

O que carateriza o ensino do IO e faz a diferença?

O Instituto de Odivelas oferece os planos curriculares oficiais dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, propondo um projeto pedagógico que promove a qualidade da formação pessoal e cívica. Tem um corpo docente de professoras profissionalizadas e efetivas, em salas amplas e exclusivas, estudos acompanhados por professoras e aulas de recuperação, quando necessário. As atividades de complemento curricular e circum-escolares permitem desenvolver a personalidade das alunas de forma dinâmica e integral: Informática, Drama Educativo, Puericultura, Culinária, Piano, Desportos Coletivos, Esgrima, Equitação, Instrução Militar, etc.

Que áreas letivas a minha filha tem no IO?

O IO ministra o 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade), 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º, 8.º e 9.º Anos de escolaridade) e o Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais) seguindo as competências e os conteúdos programáticos fixados pelo Ministério da Educação. A escola oferece ainda um conjunto de disciplinas (Higiene, Puericultura, Educação Moral e Religiosa Católica, Informática). As alunas beneficiam ainda de estudos orientados por um professor de qualquer disciplina e estudos específicos com professores de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês. Existem aulas de apoio, nas áreas disciplinares que assim o requerem, em pequenos grupos ou mesmo individualizadas, para os casos de maiores dificuldades na aquisição de competências.

Há atividades extracurriculares e se sim quanto custam além da mensalidade?

O IO tem um conjunto de atividades extracurriculares incluídas na mensalidade: Equitação; Esgrima; Ginástica Rítmica; Natação; Música; Clube de Teatro; Clube de Ciências; Clube de Geografia; Clube de Matemática; Francês Prático; Inglês Prático; Instrução Militar; Voleibol.

O IO tem colónia de Férias?

Sim. O Forte de S. António da Barra, situado no Estoril, é uma fortaleza do séc. XVI, restaurada e adaptada para receber as alunas durante as férias de Verão, acompanhadas de professoras e monitoras. Em turnos de 15 dias, as alunas disfrutam da praia e desenvolvem atividades recreativas e culturais.

Existe algum intercâmbio escolar?

Sim. As alunas têm a oportunidade de contactar com jovens de países europeus e praticar línguas estrangeiras através de visitas de estudo e em especial no intercâmbio que o Instituto mantém com a escola congénere francesa.

Actualizado em Segunda, 28 Maio 2012 13:45
 

Utilização dos Documentos Online

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Share

Aqui ficam dois pequenos vídeos que explicam de forma muito sucinta as opções de visualização e de transferência (download) de documentos:

Actualizado em Quarta, 20 Julho 2011 11:24
 

Pequeno Guia do Acordo Ortográfico

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Share

 

Plataforma de e-Learning do Instituto de Odivelas - 1º Acesso

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Share

e-io_2

A plataforma de e-Learning do Instituto de Odivelas (IO) está disponível para professores, alunas e encarregados de educação.

Para aceder pela primeira vez a este novo espaço deve seguir os passos seguintes:

  1. Fazer login através do seu nome de utilizador e respectiva senha no site do IO (ao fundo desta página no lado esquerdo);
  2. Clicar na imagem acima apresentada ou na imagem com o título "E-LEARNING NO IO" que pode ver no seu lado direito ou ainda clicar aqui.

Depois de proceder desta forma verificará que entrou, também, na plataforma de e-Learning do IO.

Actualizado em Domingo, 10 Outubro 2010 21:51
 

Registos

Enviar por E-mailVersão para impressãoPDF
Share

Chave

Para usufruir de todas as vantagens desta plataforma de gestão de conteúdos online, tem que se encontrar registado.

De forma a visualizar horários, turmas, classificações, Quadro de Honra, Quadro de Graduação, álbuns fotográficos, vídeos, sala de chat entre muitas outras informações e serviços relevantes, é necessário o registo para garantir a privacidade das nossas alunas.

Assim, convidam-se todas as alunas a comparecerem na Sala Multimédia 2 entre as 17:30 horas e as 19:00 horas nos dias de Apoio Informático de modo a poderem  proceder ao registo neste espaço web e para usufruirem de todas as vantagens acima mencionadas.

As alunas dos professores Joaquim Duarte serão inscritas durante as respectivas aulas.

Actualizado em Domingo, 10 Outubro 2010 21:52
 
Mais artigos...


Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 483 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária