Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Dia do Instituto de Odivelas
Aniversário do Instituto de Odivelas

Desfile das Alunas do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso na cidade de Odivelas

Share

Desfile das Alunas do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso na cidade de Odivelas

No dia 18 de janeiro de 2015, e integrado nas Comemorações do 115.º Aniversário do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso, realizou-se o Desfile do Batalhão de Alunas pelas ruas da cidade de Odivelas.

No ponto de continência, no Parque do Rio da Costa, estiveram o Diretor de Educação, Major-General Fernando Cóias Ferreira, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador e o Diretor do Instituto de Odivelas, Coronel António Nisa Pato acompanhados de outras Entidades Convidadas.

Ao longo de todo o percurso e no ponto de continência, na parada do Quartel dos Bombeiros de Odivelas, pais, familiares, amigos, antigas alunas, antigos e atuais alunos do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército, população de Odivelas e público em geral, acompanharam as alunas, aplaudindo-as de forma carinhosa e entusiástica.

Também um grupo de várias gerações de antigas alunas do Instituto de Odivelas acompanhou o desfile. No final da cerimónia, no Largo D. Dinis, passaram-se momentos de confraternização, emoção e memória entre antigas, atuais alunas e professores do IO.

No mesmo dia teve lugar, no Refeitório das Alunas do IO, o almoço de confraternização com as antigas alunas, organizado pela AAAIO. Nele foram servidos o tradicional “amarelo de carne” e o bolo de aniversário, assinalando o 115.º Aniversário do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso.

As Alunas do Instituto de Odivelas estiveram sempre Cada vez mais alto!

Desfile das Alunas do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso na cidade de Odivelas

 

Cerimónia Comemorativa, no dia 14 de janeiro, do 115.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

Cerimónia Comemorativa, no dia 14 de janeiro, do 115.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

No passado dia 14 de janeiro de 2015 teve lugar a Cerimónia Comemorativa do 115.º Aniversário da fundação do Instituto de Odivelas (IO), pelo Infante D. Afonso, duque do Porto e irmão do rei D. Carlos. Da parte da manhã, na Igreja do Mosteiro de S. Dinis de Odivelas, decorreu a Celebração Eucarística – Memória e Gratidão, presidida pelo Padre Borges, que contou com a presença do Padre Teixeira, e à qual assistiram antigas alunas, militares, corpo docente, funcionários civis e todas as alunas.

Da parte da tarde, e após a receção à Alta Entidade e às Entidades Convidadas na Sala do Teto Bonito (antigo Refeitório das Monjas), teve lugar a Cerimónia Militar, novamente, na Igreja do Mosteiro de S. Dinis de Odivelas. Fizeram parte da Mesa de Honra: S. Exa. o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, que presidiu à cerimónia, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, o chanceler das antigas ordens militares General Vasco Joaquim Rocha Vieira, o Comandante do Comando da Instrução e Doutrina, Tenente-General Frederico Rovisco Duarte, o Tenente-General Quartel-Mestre-General e Comandante da Logística, Fernando Celso Vicente de Campos Serafino, o Diretor de Educação, Major-General Fernando Cóias Ferreira e o Diretor do Instituto de Odivelas, Coronel de Engenharia António Nisa Pato.

Após a entoação do Hino do IO, seguiram-se as alocuções da Aluna Comandante de Batalhão do IO, da Presidente da Direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), do Diretor do Instituto de Odivelas e de S. Exa. o Chefe de Estado-Maior do Exército.

A aluna do 12.º ano e Comandante de Batalhão, Catarina Faria (N.º 212), referiu o orgulho de pertencer à casa e à família que é o IO, realçou os valores aprendidos, o lema das antigas e atuais alunas ”ser amiga é ser irmã” e disse esperar que o futuro das alunas finalistas seja tão bom como os anos passados no IO.

A Presidente da Direção da AAAIO salientou ser o Instituto de Odivelas uma escola com uma longa história, “rica em sucessos académicos e baseada em valores sólidos”.

O Diretor do IO saudou e agradeceu o apoio e a colaboração de todos os presentes, em especial das Entidades Convidadas, espelhada no excelente relacionamento entre o Instituto de Odivelas e tais Entidades, quer militares quer civis. O Diretor do IO destacou o sucesso educativo que continua a caracterizar, o Instituto de Odivelas, sublinhando os bons e muito bons resultados académicos no 1.º período, resultado do trabalho, esforço e dedicação das alunas, bem como de toda a comunidade educativa, elevando cada vez mais alto a história do IO. Referiu os eventos em que o IO tem marcado presença: as Comemorações do Centésimo Aniversário da I Guerra Mundial, o Dia do Exército, a cerimónia do 1.º de Dezembro, em Lisboa, o Cartar das Janeiras ao CEME, bem como o Desfile das Alunas na cidade de Odivelas, que terá lugar no dia 18 de janeiro.

S. Exa. O General CEME agradeceu a presença de todos, felicitou o IO e elogiou as alocuções proferidas na cerimónia. Lembrou as gerações de portuguesas que se notabilizaram nas várias áreas do Saber e os lugares cimeiros do IO nos “rankings” das escolas. Salientou o prestígio do IO enquanto escola de excelência pois aqui continua-se, segundo afirmou, a “educar com competência e inegável sucesso”.

A Cerimónia Comemorativa prosseguiu com a imposição de condecorações a militares e funcionários civis que prestam ou prestaram serviço no Instituto de Odivelas.

O Presidente do Rotary Clube de Odivelas entregou o prémio do melhor aluno do concelho de Odivelas à antiga aluna Mariana Pais por ter obtido a média final de 12.º ano de 19,4 valores e que, atualmente, se encontra a frequentar o 1.º ano do Curso de Medicina, em Lisboa.

Após a entoação do Hino Nacional e do Grito do IO “Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto!" a Alta Entidade e as Entidades Convidadas, bem como todas as alunas do IO e corpo docente dirigiram-se à Sala do Teto Bonito (antigo Refeitório das Monjas), para o cantar dos parabéns ao IO e o partir do bolo de aniversário. A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, ofereceu ao IO, na pessoa do Coronel António Nisa Pato, uma lembrança.

Deu-se, então, por concluída a Cerimónia Comemorativa do 115.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso.

 

Álbum Fotográfico do Desfile do IO

Share

Álbum Fotográfico do Desfile do IO

Clique na imagem em baixo para navegar no álbum de fotografias deste evento.

 

Desfile das Alunas do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso na cidade de Odivelas

Share

Desfile das Alunas do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso na cidade de Odivelas

No dia 26 de janeiro de 2014, e integrado nas Comemorações do 114.º Aniversário do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso, realizou-se o Desfile do Batalhão de Alunas pelas ruas da cidade de Odivelas.

No ponto de continência, no Parque do Rio da Costa, estiveram a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dr.ª Susana Amador, o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Dr. Nuno Gaudêncio, o Diretor de Educação, Major-General Fernando Cóias Ferreira, o Diretor do Colégio Miliar, Coronel Feliciano, o Diretor do Instituto dos Pupilos do Exército, Coronel Miranda Soares, o Diretor do Instituto de Odivelas, Coronel Nisa Pato, e a Coordenadora Pedagógica do Instituto de Odivelas, Dr.ª Lourdes Loureiro.

Ao longo de todo o percurso, pais, familiares, amigos, antigas alunas, antigos e atuais alunos do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército, população de Odivelas e público em geral, acompanharam as alunas, aplaudindo-as de forma extremamente carinhosa e entusiástica.

As Alunas do Instituto de Odivelas estiveram sempre Cada vez mais alto!

 

Cerimónia Comemorativa do 114.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

Cerimónia Comemorativa do 114.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

No passado dia 14 de janeiro de 2014 teve lugar a Cerimónia Comemorativa do 114.º Aniversário da fundação do Instituto de Odivelas (IO), pelo Infante D. Afonso, duque do Porto e irmão do rei D. Carlos. Na Igreja do Mosteiro de S. Dinis de Odivelas decorreu a Celebração Eucarística – Memória e Ação de Graças, presidida pelo Capelão do Instituto de Odivelas, à qual assistiram Antigas Alunas, Militares, Corpo Docente, Funcionários Civis e todas as Alunas. De acordo com o programa geral foi feita a receção à Alta Entidade e às Entidades Convidadas na sala do Fundador (Infante D. Afonso).

Novamente na Igreja foi dada sequência à Cerimónia Comemorativa. Fizeram parte da Mesa de Honra: o Major-General Fernando Cóias Ferreira, Diretor de Educação, que presidiu à cerimónia, a Dra. Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, o Major-General Alves Flambó, Diretor dos Serviços de Pessoal, a Dra. Maria Margarida Pereira-Müller, Presidente da Direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e o Coronel António Nisa Pato, Diretor do Instituto de Odivelas.

Após a entoação do Hino do IO, seguiram-se as alocuções da aluna Comandante de Batalhão, da Presidente da Direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) e do Diretor do Instituto de Odivelas. A aluna do 12.º ano e Comandante de Batalhão, Ana Marques Gorjão (N.º 143), referiu as “experiências inesquecíveis” que o IO lhe proporcionou numa data em que antigas e atuais alunas sempre se encontram recordando memórias e vivências passadas. A Presidente da Direção da AAAIO salientou ser o IO uma “escola de excelência, única no panorama escolar português”, uma “escola especial de afetos” onde, ao longo dos anos, foram criados “elos de grandes amigas e irmãs”, justificando o lema da Antigas Alunas - Ser amiga é ser irmã.

O Diretor saudou e agradeceu a colaboração de todos os presentes, em especial das Entidades Convidadas, espelhada no excelente relacionamento entre o Instituto de Odivelas e tais Entidades, quer militares quer civis. O Diretor destacou a excelência, o sucesso educativo, o pioneirismo pedagógico diferenciado, avançado e único que caracterizam, há precisamente 114 anos, o Instituto de Odivelas. Nesta sequência, enalteceu os resultados escolares alcançados no ano letivo de 2012 – 2013, referindo que a média global de aproveitamento das alunas foi de 93,4% para todos os anos de escolaridade e que duas em cada três alunas que terminaram o 12.º ano ingressaram na primeira opção no ensino superior.

A Cerimónia Comemorativa prosseguiu com a imposição de condecorações a Militares e Funcionários Civis que prestam ou prestaram serviço no Instituto de Odivelas. A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, ofereceu ao IO, na pessoa do Coronel António Nisa Pato, uma lembrança.

Após a entoação do Hino Nacional e do Grito do IO “Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto!" a Alta Entidade e as Entidades Convidadas visitaram a exposição sobre a História do IO, patente na Sala o Teto Bonito (antigo Refeitório das monjas), bem como as exposições de Motivos de Natal e de Pintura compostas por trabalhos realizados pelas alunas, no decurso do 1.º período letivo.

Seguiu-se o almoço no refeitório geral do Corpo de Alunas que proporcionou, como é sempre tradição nesta ocasião, momentos agradáveis e animados de reencontro, de confraternização e de recuperação e relato de memórias. Constituiu mais um momento alto do evento o cantar dos parabéns ao IO e o partir do bolo de aniversário pela atual aluna mais nova do IO e pela antiga aluna do IO que foi também aqui funcionária e professora, bem como investigadora e grande divulgadora da História do IO: Cesaltina do Nascimento Silva (AA229/1939).

Já no Ginásio foi exibida, no âmbito da disciplina de Drama Educativo, a peça teatral, “1,2,3 Experiências”, por alunas de uma turma do 7.º ano. Seguiu-se a atuação musical das alunas de todos os anos de escolaridade que frequentam Educação Musical, Música e Coro. As alunas do 12.º ano apresentaram um esquema atualizado de Ginástica Sueca, com os uniformes de ginástica da época, uma vez que esta modalidade foi introduzida pela primeira vez em Portugal no IO, em 1904. Por fim, a Classe Especial de Ginástica apresentou uma demonstração de exercícios de treino.

Com as palavras do Diretor de parabéns às alunas e de agradecimento a todos os presentes, deu-se por concluída a Cerimónia Comemorativa do 114.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso.

 


Pág. 1 de 5

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 290 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária