Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Visitas de Estudo
Visitas de Estudo

Alunas do 9.º ano do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso visitaram a Futurália

Share

Alunas do 9.º ano do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso visitaram a Futurália

No passado dia 11 de março de 2015, as alunas do 9.º ano do Instituto de Odivelas deslocaram-se à FIL (Feira Internacional de Lisboa) para assistir a uma peça de teatro em língua inglesa –The Marvellous Comics - The Defenders promovida pela Interacting Theatre Company. Num ambiente alegre e descontraído, dominado pela língua inglesa, os super-heróis lutaram contra o vilão, tendo nesta luta o bem prevalecido sobre o mal. A forma lúdica e interativa a que esta companhia já nos habituou, cativou não só as alunas como as professoras que as acompanharam.

Após a sessão de teatro, as alunas visitaram a Futurália - Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa, onde tiveram oportunidade de contactar e de se informar sobre instituições, cursos ministrados e possíveis saídas profissionais.

Por motivos de ordem técnica, não foi possível apresentar fotografias do evento.

 

Recordando a visita de estudo do 8.º ano do Instituto de Odivelas à Tapada Nacional de Mafra

Share

Recordando a visita de estudo do 8.º ano do Instituto de Odivelas à Tapada Nacional de Mafra

No passado dia 11 de junho de 2014, alunas do 8.º ano efetuaram uma visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra. Após o almoço no parque das merendas, as alunas juntamente com as professoras, efetuaram um percurso pedestre guiado, numa extensão de 7,5 Km, permitindo um íntimo contacto com a flora, fauna e rochas da Tapada. Observaram-se dois tipos de ecossistemas diferentes, o ribeirinho e o de pastagem, possibilitando a identificação de algumas espécies e habitats, assim como de algumas formações geológicas. Desta forma, consolidaram-se as temáticas e conceitos abordados em sala de aula. Durante o percurso visitou-se também o museu da Tojeira, no qual se observaram inúmeras espécies de mamíferos da Tapada embalsamadas, acompanhadas com várias informações sobre a sua biologia, a coleções de hastes de Gamo e de Veado, e alguns esqueletos de mamíferos onde se observaram as diferentes dentições adaptadas aos hábitos alimentares. Assim, reconheceu-se a importância dos museus, integrados em áreas protegidas, na divulgação da história e do conhecimento científico, e na preservação dos ecossistemas.

No final do percurso, as alunas embora cansadas fisicamente, revelavam-se entusiasmadas e muito mais sensíveis no reconhecimento da importância da preservação de áreas protegidas.

Acompanharam as alunas as professoras Teresa Abrantes, Rosa Fernandes e Maria Carolina Guerreiro Pereira.

 

Visita de Final de Ciclo do 6.º Ano do Instituto de Odivelas ao Campo de Férias do Cadaval

Share

Visita de Final de Ciclo do 6.º Ano do Instituto de Odivelas ao Campo de Férias do Cadaval

No passado dia 3 de junho de 2014, decorreu a tradicional Visita de Fim de Ciclo das alunas do 6.º ano do Instituto de Odivelas, desta vez ao Campo de Férias do Cadaval.

Ao longo do dia, as alunas participaram num conjunto de atividades de vertente lúdica e desportiva como natação, canoagem e slide.

Foi um dia de convívio pleno de boa disposição em que, de forma saudável e descontraída, as alunas estiveram em contacto com a natureza, mostraram-se capazes de vencer alguns “medos” e entreajudaram-se em jogos de equipa.

Acompanharam as alunas, a coordenadora de ciclo, professora Zélia Baía, e as diretoras de turma, professoras Maria do Rosário Gonçalves e Luísa Pais.

As fotografias foram gentilmente cedidas pela Organização do Campo de Férias do Cadaval.

Aqui ficam alguns desses registos para recordar.

 

Alunas do Instituto de Odivelas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Share

2014-05-23-Anne-Frank-IO--capa

No passado dia 15 de maio de 2014, alunas do 11.º ano e do 12.º ano do Instituto de Odivelas visitaram a exposição patente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Anne Frank: Uma história para hoje.

Anne Frank constitui um exemplo de vida conhecido através do célebre “Diário de Anne Frank” lido por gerações e gerações de jovens de todo o Mundo.

Acompanhou as alunas a professora de História, Margarida Sá Dantas.

 

Visita de Estudo do 9.º ano ano ao Museu da Eletricidade e à Exposição Ilustrarte´14

Share

Visita de Estudo do 9.º ano ano ao Museu da Eletricidade e à Exposição Ilustrarte´14

No passado dia 14 de fevereiro de 2014, as alunas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu da Eletricidade, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Educação Visual.

A visita, integrada na temática do programa de Ciências Físico-Químicas - Produção e Distribuição de Eletricidade Sistemas Elétricos e Eletrónica, teve como objetivo principal relacionar os conteúdos lecionados na aula com o mundo da ciência aplicada. Em simultâneo, as alunas tiveram, também oportunidade de visitar a Exposição Ilustrarte’14 - VI Bienal Internacional de Ilustração para a Infância que se encontrava patente no Museu de Eletricidade, o que permitiu visualizar ilustrações de diversos artistas oriundos de todos os continentes. A visita guiada deu a conhecer um excelente panorama da ilustração contemporânea internacional com temática, técnicas e estilos muito diversificados.

Durante a visita, as alunas mostraram-se muito interessadas e participaram nas atividades propostas revelando uma postura excelente.

Acompanharam a visita de estudo a professora de Ciências Físico-Químicas, Rosa Fernandes, e os diretores de turma Alda Cesteiro e Fernando Trino.

Clique na imagem em baixo para navegar no álbum de fotografias deste evento.

 


Pág. 1 de 10

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 387 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária