Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Peças de Teatro
Peças de Teatro

Alunas do 9.º ano do Instituto de Odivelas assistiram a uma representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

Share

Alunas do 9.º ano do Instituto de Odivelas assistiram a uma representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente

No passado dia 22 de janeiro de 2015, as alunas do 9.º ano do Instituo de Odivelas (IO), assistiram à representação da obra de Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno, levada a cena pelo Teatro Actus, no Auditório da Paróquia de Santa Joana Princesa, em Lisboa.

A obra de Gil Vicente é de leitura obrigatória na disciplina de Português e as alunas tiveram uma oportunidade de melhor compreender o valor literário e também a atualidade do texto vicentino. Igualmente no âmbito da disciplina de Oficina de Teatro, as alunas puderam contactar com uma das múltiplas possibilidades de encenação do clássico Auto da Barca do Inferno, bem como conhecer a performance dos diferentes artistas e a opção de encenação - guarda-roupa, cenário, iluminação e som escolhidos.

As alunas do Instituto de Odivelas estiveram atentas no decorrer da representação e revelaram interesse e entusiasmo numa atividade que se prolongou na sala de aula com um debate e comentário crítico sobre a atividade desenvolvida.

Acompanharam as alunas, as professoras Maria da Conceição Silva, Maria Manuela Silva e Anabela Pinto. Mais informações em aqui.

 

Auto do Cruzeiro do Inferno O Instituto de Odivelas no Teatro da Malaposta

Share

cartaz

No passado dia 5 de junho de 2013, o Instituto de Odivelas (IO) participou no 7.º Encontro de Escolas na Malaposta, levando à cena a peça Auto do Cruzeiro do Inferno, uma adaptação da obra homónima de Isabel Zambujal. As professoras Conceição Silva e Paula Ângelo, com a mestria, o saber de experiência feito e a dedicação com que já habituaram a comunidade educativa e o público em geral, dirigiram um elenco composto por alunas do 9.º ano da disciplina de Oficina de Teatro.

A peça teatral, destinada sobretudo a um público jovem e escolar, aborda a célebre obra do “pai do teatro português”, Gil Vicente, autor do Auto da Barca do Inferno, uma das obras de leitura obrigatória no programa da disciplina de Português no 9.º ano.

Eis a sinopse: Em pleno século XXI, as tão conhecidas personagens vicentinas - fidalgos, alcoviteiras, onzeneiros e juízes – ainda existem. Isabel Zambujal descobriu-as e seguiu-lhes os passos até ao cais. As alunas do Instituto de Odivelas puseram-nas em cena, numa divertida representação que é, simultaneamente, uma crítica à sociedade atual. Afinal, como ensina Mestre Gil, ridendo castigat mores…

O desempenho das alunas do IO foi, como é tradição, excelente. Os aplausos de todos aqueles que assistiram, Direção, professores, pais, familiares, alunas e amigos de alunas, foram o testemunho do reconhecimento da qualidade, da exigência e do rigor que caraterizam o trabalho das professoras e das alunas envolvidas. Muito foram aqueles que não puderam adquirir o bilhete para o espetáculo, em virtude da lotação já esgotada.

Isabel Zambujal, a autora do texto que assistiu ao espetáculo, deu os parabéns às alunas e professoras pelo trabalho realizado em torno da sua obra. Em simultâneo, decorreu a atribuição por sorteio de exemplares do livro Auto do Cruzeiro do Inferno. Por fim, o Diretor do IO elogiou o trabalho das professoras envolvidas e o desempenho das alunas. Agradeceu, igualmente, à Municipália por ter possibilitado, uma vez mais, ao Instituto de Odivelas a participação na agenda cultural do Teatro da Malaposta.

De realçar a colaboração preciosa nos bastidores da aluna do 11.º ano, Raquel Cardoso e dos professores do Instituto de Odivelas: Fernando Trino, que encarnou também uma personagem, Jorge Santos, Liliana Teixeira e Manuela Silva.

No Teatro da Malaposta, ocorreu mais um momento alto para a memória do Instituto de Odivelas.

Clique na imagem para navegar num pequeno álbum de fotografias do evento.

 

Teatro “1, 2, 3…Experiências!”

Share

DSC09753-peq

No passado dia 22 de maio de 2013, foi levada à cena a peça de teatro do 6.º B – “1, 2, 3… Experiências!”, um trabalho interdisciplinar desenvolvido ao longo do ano letivo pela professora de Drama Educativo, Paula Ângelo, e pela professora do Projeto Educação para a Saúde, Manuela Silva.

Assistiram ao evento, Direção, Pais, Encarregados de Educação, Professores e Alunas.

O desempenho das alunas foi excelente e fez refletir todos os presentes sobre aspetos sérios do quotidiano escolar e familiar com ironia e com humor.

Nas palavras das professoras:

“Foi, para todas nós (professoras e alunas), um cruzar de experiências várias: experiências de vida que as alunas trouxeram e sobre as quais quiseram falar e experiências teatrais, pois é a primeira vez que as meninas fazem uma peça de teatro e ainda para mais sobre assuntos tão sérios e perturbadores...”

No final, o Diretor do Instituto de Odivelas deu os parabéns às alunas e professoras envolvidas, referiu a importância das disciplinas de Drama Educativo, de Teatro e de Educação para a Saúde, bem como da atividade extracurricular Oficina de Teatro, destacando as competências da memória e da comunicação, assim como o desenvolvimento da autoestima e da interajuda, essenciais para a formação integral das alunas do Instituto de Odivelas.

 

O Instituto de Odivelas leva à cena no Teatro da Malaposta a peça Auto do Cruzeiro do Inferno

Share

O Instituto de Odivelas leva à cena no Teatro da Malaposta  a peça Auto do Cruzeiro do Inferno

No próximo dia 5 de junho (quarta-feira), pelas 21H30, o Instituto de Odivelas participará no 7.º Encontro de Escolas na Malaposta, com a adaptação de um texto de Isabel Zambujal – Auto do Cruzeiro do Inferno, levado à cena no Teatro da Malaposta.

Sinopse: Em pleno século XXI, as tão conhecidas personagens vicentinas - fidalgos, alcoviteiras, onzeneiros e juízes – ainda existem. Isabel Zambujal descobriu-as e seguiu-lhes os passos até ao cais. As alunas do Instituto de Odivelas puseram-nas em cena, numa divertida representação que é, simultaneamente, uma crítica à sociedade atual.

Afinal, como ensina Mestre Gil, ridendo castigat mores.

De 28 de maio a 16 de junho, o Centro Cultural Malaposta recebe o 7.º Encontro de Escolas na Malaposta. Este evento anual de teatro envolve mais de 200 participantes, em 16 espetáculos, e leva ao palco o trabalho de jovens estudantes de escolas e universidades da Grande Lisboa.

Reserva de bilhetes no Teatro da Malaposta

Duração do espetáculo – 1h, aproximadamente

Faixa etária – M/12

 

Teatro do 6.º B do Instituto de Odivelas “1, 2, 3…Experiências!”

Share

Teatro do 6.º B do Instituto de Odivelas  “1, 2, 3…Experiências!”

No próximo dia 22 de maio (quarta-feira), pelas 17H30, na sala de recreio do 2.º ciclo, será levada à cena a peça de teatro do 6.º B – “1, 2, 3… Experiências!”.

Esta peça teatral é fruto de um trabalho interdisciplinar desenvolvido ao longo deste ano letivo pela professora de Drama Educativo, Paula Ângelo, e pela professora do Projeto Educação para a Saúde, Manuela Silva. Nas palavras da professora Paula Ângelo que também escreveu e encenou a peça de teatro:

“Tratou-se de cruzar conteúdos e atividades para a criação de uma peça teatral na qual se pusessem em cena temáticas diversas ligadas à adolescência, a saber: os perigos da Internet, a influência boa ou má dos amigos nas tomadas de decisão, o ‘bullying’, a importância das relações familiares…”

 


Pág. 1 de 4

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 322 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária