Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Festa de Natal
Festa de Natal

Recordando a Festa de Natal 2014 e a Exposição dos trabalhos das alunas no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

Recordando a Festa de Natal 2014 e a Exposição dos trabalhos das alunas no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

No passado dia 16 de dezembro de 2014 teve lugar a Festa de Natal no ginásio do Instituto de Odivelas (IO), na presença da Direção, professores, pais, encarregados de educação, militares, funcionários civis e alunas.

Foi apresentada a peça teatral – “Um Conto de Natal” de Miguel Torga:

Sinopse:

Aos setenta e cinco anos e pobre como Job, Garrinchas, em vésperas de Natal, afoitara-se a ir pedir longe de Lourosa, sua terra, que não acolhia os mais necessitados.

De regresso ao torrão natal, a neve apanha-o na serra. Acolhe-o a ermida da Senhora dos Prazeres, que lhe dá teto e calor na intempérie.

Reconfortado pela solução encontrada, olha a Senhora que, com o Menino ao colo, parece sorrir-lhe. E surge-lhe uma ideia, no mínimo, estranha. Traz a Virgem Maria e o Menino para junto da lareira e faz ali o seu Natal “Consoamos aqui os três. A Senhora faz de quem é; o pequeno a mesma coisa; e eu, embora indigno, faço de S. José”.

Primeiramente adaptado pela antiga professora de Drama e Teatro do Instituto de Odivelas - Manuela Machado, o texto sofreu novos ajustes para se adequar às alunas da turma A do 9.º ano, responsáveis pela peça de Natal deste ano. As restantes alunas participaram na orquestra, no coro e no apoio técnico. A direção do trabalho foi da professora de Teatro, professora Conceição Silva, coadjuvada pela professora Manuela Silva.

Na Festa de Natal atuou, igualmente a orquestra e o coro das alunas do 9.º ano e do 12.º ano, regidas pelo professor Ricardo Fernandes, com os temas: Vejam bem - José Afonso; Eu hei de m'ir ao presépio - Popular (Alentejo) e A todos um bom natal - Música de César Carvalho/ letra de Lúcia Carvalho.

Estiveram, também, presentes na festa de natal do IO as crianças da Obra Casa de Acolhimento da Imaculada Conceição e de Santo António, de Caneças e D. Maria (Sintra). Há mais de duas décadas que existe a prática solidária do IO para com esta instituição religiosa de caráter social. O IO ajuda esta instituição que acolhe crianças e jovens com problemas familiares muito diversos e de gravidade variada. Com efeito, habitual e anualmente, as alunas no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, convidam a comunidade educativa a envolver-se numa causa solidária, contribuindo com roupas e outros bens de primeira necessidade, livros e brinquedos destinados a melhorar o quotidiano das crianças da Obra.

O Diretor do IO, Coronel António Pato, dirigiu umas palavras a todos os presentes, referindo ser a Festa de Natal um momento de grande importância e carga simbólica para toda a Comunidade Educativa. O Diretor agradeceu, também, a presença de todos e chamou ao palco todas as alunas que participaram na Festa de Natal, bem como os professores envolvidos na atividade, tendo pedido uma salva de palmas a todos pelo reconhecimento do trabalho efetuado ao longo do 1.º período.

No final, foi dado grito do IO: “Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto!”

Apresentam-se as fotografias dos trabalhos das alunas efetuados pelas alunas do 9.º ano na disciplina de Educação Visual e do 12.º do Curso de Artes Visuais, trabalhos do presente ano letivo e de anos anteriores (tendo alguns sido refeitos ou restaurados pelas atuais alunas), e que se encontram em exposição até ao próximo dia 14 de janeiro de 2015.

Clique na imagem em baixo para navegar no álbum de fotografias deste evento.

 

Festa de Natal 2013 no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

Festa de Natal 2013 no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

No passado dia 13 de dezembro de 2013 teve lugar a Festa de Natal no ginásio do Instituto de Odivelas (IO), na presença da Direção, professores, pais, encarregados de educação, militares, funcionários civis e alunas.

A Festa de Natal teve início com a apresentação de um filme com o trabalho desenvolvido pelas alunas do 9.º ano na disciplina de Educação Visual e pelas alunas de 11.º ano de Artes Visuais, da professora Alda Cesteiro, e que resultou nas pinturas patentes na Exposição “Magia a Cores”.

A peça teatral – “Histórias Tricotadas” teve como protagonistas as alunas do 6.º A. O projeto adveio do interesse das alunas, então no 5.º ano, em dramatizar as histórias infantis Cinderela e Branca de Neve. Simultaneamente, as alunas estavam a aprender tricot, o que sugeriu à autora da peça, a professora Conceição Silva, entrelaçar os fios das histórias. Algumas alunas do Clube de Teatro do 10.º ano e do 12.º ano deram a sua colaboração na representação de cenas cómicas e divertidas.

Sinopse de “Histórias Tricotadas”

Joaninha, de férias em casa dos avós, sente saudades das histórias que a avó lhe contava quando era pequenina.

Surgem, a seu pedido, pela boca da avó alguns passos da Cinderela e da Branca de Neve. Não agradando já à pré-adolescente o enredo destes fantasiosos, vai pedindo para saltar de conto em conto.

Aborrecida com a previsibilidade dos finais, decide comandar, ela própria, o final da história, lançando as protagonistas na Festa de Natal do Instituto de Odivelas.

Na Festa de Natal atuaram as alunas do 6.º B, o 8.º ano e do 9.º ano de Música, bem como algumas alunas do Coro, regidas pelo professor Ricardo Fernandes. A encenação esteve a cargo da professora Marta Campos, apoiada por alunas de 11.º e 10.º ano que deram apoio técnico à peça. As decorações colocadas nas laterais do palco foram executadas pela professora Isabel Heitor.

Na ocasião, a aluna comandante de batalhão entregou um donativo à representante da Obra Casa de Acolhimento da Imaculada Conceição e de Santo António, de Caneças e D. Maria (Sintra). Há mais de duas décadas que existe a prática solidária do IO para com esta instituição religiosa de caráter social. A quantia obtida destina-se a ajudar a instituição católica que acolhe crianças e jovens com problemas familiares muito diversos e de gravidade variada. Com efeito, habitual e anualmente, as alunas no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, convidam a comunidade educativa a envolver-se numa causa solidária, contribuindo com roupas e outros bens de primeira necessidade, livros e brinquedos destinados a melhorar o quotidiano das crianças da Obra. As alunas prepararam, ainda, ao longo do 1.º Período, atividades como a venda de bolos para angariar verbas para esta causa social.

O Diretor do IO, Coronel António Pato, dirigiu umas palavras a todos os presentes, referindo ser a Festa de Natal um momento de grande simbolismo para a Comunidade Educativa. O Diretor agradeceu, também, a presença de todos e chamou ao palco as alunas que participaram na Festa de Natal, bem como o corpo docente, tendo pedido uma salva de palmas a todos pelo reconhecimento do trabalho efetuado ao longo do 1.º período.

No final, foi dado grito do IO: “Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto!”

As alunas estão de parabéns pelo empenho e entusiasmo empregues nos ensaios e na atuação. Estiveram, como sempre, “cada vez mais alto”.

 

Clique na imagem para navegar no álbum de fotografias deste evento.

 


 

Missa de Natal no Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

Share

Missa de Natal no Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

No passado dia 11 de dezembro de 2013 teve lugar, na Igreja do Mosteiro de S. Dinis, a celebração da Missa de Natal presidida pelo capelão António Borges. Estiveram presentes na tradicional cerimónia que marca o final do 1.º período, Direção, professores, funcionários, civis, militares e as alunas do Instituto de Odivelas (IO).

Como é habitual, a celebração religiosa revestiu-se de um simbolismo especial e original, e contou com a participação de um presépio vivo, composto de alunas dos vários anos de escolaridade. Os cânticos foram entoados pelas alunas finalistas do 12.º ano. A organização do evento religioso contou com a colaboração das professoras de Educação Moral e Religiosa e das professoras catequistas.

O capelão António Borges celebrou o seu aniversário no mês de novembro. No sentido de reconhecer e agradecer o seu trabalho e dedicação junto da comunidade educativa, o IO ofereceu-lhe a tela “Avó”, da autoria das professoras Alda Cesteiro e Maria do Rosário Duarte, representando as gerações de alunas passadas e presentes. A “Avó” é uma árvore bicentenária, classificada de “interesse público” existente na Quinta do IO. As alunas do 11.º ano do Curso de Artes Visuais ofereceram, ainda, em nome de todas as alunas do IO, uma pintura sob a forma de díptico.

No final do guião da celebração eucarística que o capelão António Borges sempre prepara de forma catequética e didática para as alunas, podia ler-se:

Neste Natal vai até Belém!

Vence o mal com o bem!

Na tua história

Entrará o Rei da glória!

Não deixes ir embora

O único rei que não reina desde fora!

(António Couto)

Feliz Natal 2013

Próspero 2014

O dia 11 de dezembro foi “Dia sem farda” no Instituto de Odivelas. Por este motivo, algumas alunas encontravam-se vestidas à civil.

Clique na imagem para navegar no álbum de fotografias deste evento.


 

Atividades no final do 1.º período no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

Atividades no final do 1.º período no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Aproxima-se o final do 1.º período no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso. Como é tradição, terão lugar nesta última semana de aulas, as seguintes atividades:

  • Missa de Natal na Igreja do Mosteiro de Odivelas - dia 11 de dezembro (12H00);
  • Jogo de futebol - alunas do 11.º ano e do 12.º ano e militares femininas – dia 11 de dezembro (13H50);
  • Jogos de basquetebol– dia 12 de dezembro:
    • 6.º e 7.º Anos - 8H20 às 10H50;
    • 8.º e 9.º Anos – 10H50 às 12H40 e das 13H45 às 14H30;
    • Secundário – 14H30 às 17H00.
  • Formação na Comunidade Vida e Paz para as alunas do Ensino Secundário - dia 12 de dezembro (11H55 às 12H40);
  • Exposição de trabalhos de alunas alusivos ao Natal – a decorrer;
  • Festa de Natal no Ginásio - 13 de dezembro (16H00).
 

Álbum de Fotografias da Exposição de Natal 2012

Share

Clique numa imagem para navegar no álbum da Exposição de Trabalhos de Natal do ano letivo 2012/2013.

Pedimos desculpa pelo atraso na publicação deste álbum.

 


Pág. 1 de 3

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 435 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária