Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Dia das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas
Dia das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 96.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

Share

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 96.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de OdivelasFotografia da página da rede social facebook da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

A 9 de março de 2015 celebrou-se, no Instituto de Odivelas (IO), o Dia da Antiga Aluna e o 96.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO).

A Sessão Solene decorreu na Sala do Teto Bonito, no antigo Refeitório da Monjas do Mosteiro de Odivelas. Fizeram parte da Mesa de Honra, a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, o Diretor de Educação, Major-General Fernando Cóias Ferreira, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, o Dr. José Laia Henriques, Diretor Comercial dos CTT, a Presidente da Direção da AAAIO, Dr.ª Joaquina Cadete, a Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Dr.ª Maria Rosete Milheiro e o Diretor do Instituto de Odivelas, Coronel de Engenharia António Nisa Pato.

O Diretor do IO felicitou a AAAIO e agradeceu a presença das Entidades Convidadas e das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas num momento comemorativo que muito honra o Instituto de Odivelas.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Dr.ª Rosete Milheiro, destacou a história, as atividades desenvolvidas no presente, bem como as perspetivas de trabalho futuro daquela que é a associação feminina mais antiga de Portugal, fundada a 9 de março de 1919, por iniciativa do então Diretor do Instituto Feminino de Educação e Trabalho, o Coronel Ferreira de Simas, insigne pedagogo que também foi Ministro de Instrução.

No evento procedeu-se à homenagem aos Corpos Sociais da AAAIO dos anos 2000 a 2013, e seguiu-se o discurso da Presidente da Direção da AAAIO, Dr.ª Joaquina Cadete que incluiu a homenagem aos Corpos Sociais da AAAIO dos anos 2000 a 2013. Foram, também, agraciadas com medalha de prata por dedicação, a Antiga Aluna Maria Antónia Serpa Soares, com medalha de prata por mérito, a Antiga Aluna, Dr.ª Maria Margarida Pereira-Müller e com uma menção honrosa, a Antiga Aluna, Professora Doutora Maria João Marcelo Curto.

Na ocasião foi lançado o postal filatélico comemorativo dos 115 anos do Instituto de Odivelas, numa iniciativa da AAAIO, da autoria da Antiga Aluna Dr.ª Maria Soledade Estríbio, e que contou como apoio dos CTT.

O Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa apresentou o livro da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, da autoria das Antigas Alunas, Virgínia Paccetti, Rosete Milheiro e Maria Noémia de Melo Leitão, e com o posfácio das Antigas Alunas Maria Margarida Pereira-Müller e Joaquina Cadete.

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 96.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de OdivelasFotografia do portal da Câmara Municipal de Odivelas.

Em 1994, os filhos da Antiga Aluna Maria das Neves Rebelo de Sousa propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6.º, 9.º e 12.º ano. Assim, e uma vez mais, o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa entregou o Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa às alunas: Beatriz Pereira (6.º ano) e Mariana Pereira (9.º ano), ambas com classificação de nível 5, e a Mariana Pais (12.º ano), com classificação de 19,4 valores. Esta aluna frequenta, atualmente, o 1.º ano do Curso de Medicina, na Universidade de Lisboa.

A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador referiu numas breves palavras, a história e a importância do Instituto de Odivelas.

Seguiu-se um momento cultural, com a atuação do Coro da Procuradoria-Geral da República. Com um Porto de Honra, deu-se por encerrada a sessão solene do Dia da Antiga Aluna e do 96.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

11000598 456944174459911 4900853327176871674 oFotografia da página da rede social facebook da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

 

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 95.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

Share

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 95.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

No passado dia 10 de março de 2014 celebrou-se o Dia da Antiga Aluna (9 de março), e o 95.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), no Instituto de Odivelas (IO).

Após a receção às Antigas Alunas e às Entidades Convidadas na Sala do Fundador, deu-se início à sessão solene na Sala do Teto Bonito. Na presença do Diretor de Educação, da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e demais Entidades Convidadas, antigas e atuais alunas, antigas e atuais professoras, pais, encarregados de educação e assistência em geral, o Diretor do IO deu as boas-vindas e felicitou a dupla celebração referindo que tal momento muito honra a Casa e a Família do Instituto de Odivelas, pelo que agradeceu em nome de todos que nele trabalham e em nome de todas as atuais alunas.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Joaquina Cadete Phillimore (AA193/1960) apresentou a efeméride, a história e as atividades da associação feminina mais antiga de Portugal, fundada a 9 de março de 1919. Foi realçado e alvo de uma homenagem o meritório trabalho de voluntariado que as antigas alunas prestam no Lar da AAAIO.

Foi também, na ocasião, agraciada com medalha de prata por mérito a antiga aluna Maria Raquel Ribeiro (AA 203/1936).

Seguiu-se a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa. Há dez anos atrás, os filhos desta antiga aluna (AA 59/1929 – 1938) propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6.º, 9.º e 12.º ano, no ano letivo transato. Coube ao Dr. Pedro Rebelo de Sousa (filho), a entrega dos prémios às seguintes alunas: Matilde Serra, Leonor Dias (6.º ano), Margarida Marques (9.º ano), todas com classificação de nível 5, e Catarina Rebelo (12.º ano), com classificação de 19,2 valores.

Seguiu-se um momento cultural com a atuação do coro “Audite Nova”, do qual fazem parte duas antigas alunas do Instituto de Odivelas. No final da atuação, toda a assistência foi convidada a acompanhar o canto coral.

A Presidente da Câmara de Odivelas ofereceu, na ocasião, um presente às Antigas Alunas. E, por fim, com a oferta de um Porto de Honra, deu-se por encerrada a sessão solene do Dia da Antiga Aluna e do 95.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

 

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

Share

premiosxcf

No passado dia 9 de março de 2013, celebrou-se o Dia da Antiga Aluna (AA), e o 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), no Instituto de Odivelas (IO). Após a receção às Antigas Alunas e às Entidades Convidadas na Sala do Fundador, deu-se início à sessão solene na Sala do Teto Bonito.

Clique na imagem para navegar num pequeno álbum de fotografias do evento.

Na presença do Comandante de Instrução e Doutrina, do Diretor de Educação, da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e demais Entidades Convidadas, antigas e atuais alunas, antigas e atuais professoras, pais, encarregados de educação e assistência em geral, o Diretor do IO deu as boas-vindas e felicitou a dupla celebração referindo ser este um momento que muito honra a Casa e a Família do Instituto de Odivelas, pelo que agradeceu em nome de todos que nele trabalham e em nome de todas as atuais alunas.

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Joaquina Cadete Phillimore (AA193 – 1960) procedeu a uma resenha histórica - “Sobre a efeméride” daquela que é a mais antiga associação feminina existente em Portugal. Lembrou que o dia 9 de março remete para a data do primeiro Estatuto do Instituto Infante D. Afonso, aprovado pelo rei D. Carlos em 1899, e que 1919 foi o ano em que foi fundada a AAAIO pelo Diretor de então, o Coronel Francisco Ferreira de Simas. Dirigiu-se, em especial, a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner (AA 318 – 1952) que há muito dedica o seu tempo e trabalho à Casa e Causa e que no final do ano de 2013 terminará o seu mandado como Presidente da Direção da AAAIO.

Ana Maria Hoeppner, seguindo o lema “ser amiga é ser irmã” e o ditado “quem corre por gosto não cansa”, descreveu os seus “16 anos de vida associativa” e a vasta e intensa ação de solidariedade e de voluntariado, concretamente no concelho de Odivelas, bem como os vários protocolos estabelecidos para angariação de fundos essenciais à AAAIO. Sublinhou que nos 16 anos à frente dos destinos da Associação, os objetivos foram atingidos, nomeadamente os associados ao Lar Nova Casa, inaugurado a 14 de janeiro de 2010 pelo Presidente da República. Agradeceu a todos e, em especial, às voluntárias da AAAIO e afirmou ter “esperança que o Instituto de Odivelas, pela sua especificidade, continue a formar jovens de excelência para uma sociedade futura”. Seguidamente, foi prestada uma emotiva homenagem a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner, que incluiu uma comunicação da Dr.ª Maria Noémia Melo Leitão (AA 245 – 1931) intitulada, “Pelo Sonho é que vamos”.

Na ocasião foram também nomeados sócios honorários e agraciados com medalha de dedicação e mérito, o Diretor do IO e o Capelão do IO. A sessão solene comemorativa contou, ainda, com um recital de poesia e de piano com a atuação das antigas professoras do IO, respetivamente, Manuela Machado e Maria Amélia Pinto.

Seguiu-se a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa. Há anos atrás, os filhos desta antiga aluna (AA 59/1929 – 1938) propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6.º, 9.º e 12.º ano, no ano letivo transato. Coube a Luís Rebelo de Sousa (neto), a entrega dos prémios às seguintes alunas: Andreia Videira (6.º ano), Violeta D’Aguiar (9.º ano), ambas com classificação de nível 5, e Inês Lopes (12.º ano), com classificação de 18,4 valores. Esta aluna, AA 219 – 2009, frequenta atualmente o 1.º ano do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa.

Por fim, com a oferta de um Porto de Honra, deu-se por encerrada a sessão solene do Dia da Antiga Aluna e do 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

 

Celebração do Dia da Antiga Aluna e do 93º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas

Share

Dia da Antiga Aluna 2012

No passado dia 9 de março de 2012, celebrou-se o Dia da Antiga Aluna (AA), e o 93.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), no Instituto de Odivelas (IO).

Após a receção às Antigas Alunas e às Entidades Convidadas na Sala de Honra, deu-se início à Sessão Solene, no antigo refeitório das monjas, também conhecido por Sala do Teto Bonito.

Na presença do Diretor de Educação, demais Entidades Convidadas, antigas e atuais alunas, antigas e atuais professoras, pais, encarregados de educação e assistência em geral, o Diretor do IO deu as boas-vindas, referindo a casa excecional que é o IO, um mundo único e com uma identidade forte e vincada, e o muito que para tal contribuiu e contribui a AAAIO. O Diretor deu os parabéns pela dupla celebração e sublinhou que o IO estará sempre ao dispor da AAAIO.

Seguiu-se a comunicação da Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, subordinada ao tema – “Escolas com ensino diferenciado e em regime de internato”. Tomando como exemplo o IO, a oradora salientou que, em geral, e de acordo com vários estudos realizados, as escolas em regime de internato proporcionam um ambiente equilibrado, uma vida diária mais calma e a consolidação de amizades e de cumplicidades que se mantêm para o resto da vida, podendo igualmente contribuir para estruturar alguns jovens quando a família tem dificuldades em fazê-lo. Quanto ao ensino diferenciado, referiu que estudos indicam o maior sucesso académico, a capacidade de liderança e a fuga a estereótipos nas saídas profissionais.

De seguida, a Presidente da Direção da AAAIO apresentou a comunicação – “Pela causa e pela casa”. Dedicou a celebração às Antigas Alunas e a todas as mulheres que trabalham e procedeu a uma resenha histórica, desde a fundação do Mosteiro de Odivelas pelo rei D. Dinis, até à fundação do Instituto Infante D. Afonso (IIDA), em 1900, sublinhando a secular permanência e influência feminina. Lembrou que o dia 9 de março remete para a data do primeiro Estatuto do IIDA, aprovado pelo rei D. Carlos em 1899, e também que a AAAIO, fundada em 1919 pelo Diretor de então, o Coronel Francisco Ferreira de Simas, é a associação feminina mais antiga existente em Portugal.

A Diretora da AAAIO destacou, seguindo o lema “ser amiga é ser irmã”, a vasta e intensa ação de solidariedade e de voluntariado, concretamente no Lar – a Nova Casa no Largo da Luz, em Lisboa, e no concelho de Odivelas, bem como os vários protocolos estabelecidos para angariação de fundos essenciais à causa. Concluiu afirmando que pertencer à AAAIO é também defender o IO, cujo passado brilhante justifica um progresso exclamativo.

Passou-se, de seguida, à entrega de medalha, antecedida de respetiva homenagem e resenha biográfica, a três antigas alunas dedicadas ao trabalho na Associação: Fernanda Ruth Jacobetty Vieira (AA152/1955), Maria Emília Canelhas (AA82/1951) e Helena Caldeira Martins (AA 341/1958). De referir, também, que foram professoras do IO, na área das Artes Visuais, Fernanda Ruth, de 1976 a 2006, e Helena Caldeira, de 1992 a 2009. Já Maria Emília Canelhas foi durante largos anos, responsável pela administração do Lar.

O Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e um Membro da Associação Portuguesa de Genealogia ofereceram, igualmente, lembranças à AAAIO.

Seguiu-se a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa. Há anos atrás, os filhos desta antiga aluna (AA59/1929 – 1938) propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6º, 9º e 12º ano, no ano letivo transato.

Coube a Mariana Rebelo de Sousa, também neta da antiga aluna, escritora, poetisa e atriz, Rosa Lobato Faria, a entrega dos prémios às seguintes alunas: Maria Beatriz Rainha dos Santos (6º ano), Ana Marques Gorjão (9º ano), ambas com classificação de nível 5, e Ana Luísa Nascimento (12º ano), com classificação de 20 valores. Esta última aluna, que frequenta o 1º ano de Medicina, recebeu também o Prémio Rotary destinado ao melhor aluno do Ensino Secundário do Concelho de Odivelas, entregue pelo Presidente do Clube de Rotários de Odivelas.

A instrumentista e solista de Música Antiga, Susana Dinis Moody, filha da professora de Educação Musical Natércia Simões, interpretou duas de sete cantigas conhecidas com a respetiva melodia, da autoria de D. Dinis, o rei trovador. Por fim, com a oferta de um Porto de Honra, deu-se por encerrada a Sessão Solene.

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico.

 

Programa do Dia das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas 2012

Share

AAAIO

Dia 9 de Março de 2012

17h00 - Receção às Antigas Alunas e Entidades;

17h30 - Sessão Solene no antigo refeitório das freiras;

- Boas-vindas pelo Diretor do IO;

- “Escolas com ensino diferenciado e em regime de internato” - Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO;

- “Pela causa e pela casa” - Presidente da Direção da AAAIO;

18h15 - Recital de poesia e piano;

18h45 - Entrega dos Prémios “ Maria das Neves e Rebelo de Sousa”;

19h00 - Entrega do Prémio Rotary;

19h10 - Porto de Honra.

 


Pág. 1 de 2

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 524 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária