NOTÍCIAS

DESAFIOS PARA O FUTURO - COLÉGIO MILITAR, INSTITUTO DE ODIVELAS E PUPILOS DO EXÉRCITO

No dia 23 de Abril 2015, na Sociedade de Geografia em Lisboa, o Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar procedeu ao lançamento do livro "Desafios para o Futuro - Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Pupilos do Exército" que traça uma breve história das instituições militares de ensino, destaca a sua importância num contexto histórico e foca os desafios para o futuro.

O livro apresentado constitui o repositório dos trabalhos das terceira e sexta Conferências e do Seminário realizados de Novembro 2008 a Janeiro de 2011. Com estas Conferências pretendeu-se  manter informada a sociedade portuguesa sobre importância e transcendência dos estabelecimentos militares de ensino (Colégio Militar, Instituto de Odivelas e Instituto dos Pupilos do Exército) acautelando, simultaneamente, o risco de “acção implosiva”, antipatriótica destrutiva deste Património Histórico Nacional.

Ler Mais

LANÇAMENTO DO LIVRO “ASSOCIAÇÃO DAS ANTIGAS ALUNAS DO INSTITUTO DE ODIVELAS”

Na sessão comemorativa do Dia da Antiga Aluna, a 9 de Março de 2015, foi lançado o livro “Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas”, da autoria das AA Virgínia Paccetti, Rosete Milheiro e Maria Noémia Leitão, com posfácio de Maria Margarida Pereira-Müller e Joaquina Cadete Philimore.

Ler Mais

POSTAL COMEMORATIVO DOS 115 ANOS DO INSTITUTO DE ODIVELAS

 A 9 de Março, dia da Antiga Aluna, foi lançado um postal filatélico comemorativo dos 115 anos do IO.

Esta iniciativa da AAAIO só foi possível com a colaboração da autora, AA Maria da Soledade Estríbio, e o apoio  dos CTT.

O postal encontra-se à venda (0,45€) nos CTT de Odivelas - Rua Espírito Santo nº 24, 2675-999 ODIVELAS, Tel. 219347290 (D. Julieta Pereira)

O carimbo que oblitera o postal esteve disponível até 9 de Abril de 2015; após esta data, quem pretender um postal obliterado deverá entrar em contacto com a AAAIO.

Ler Mais

HOMENAGEM A ANTIGAS ALUNAS

Como já se tornou tradição, no dia de aniversário da AAAIO recordámos o trabalho árduo dos corpos sociais anteriores, em particular os vigentes entre 2000 e 2013. Foram destacadas deste grande grupo que, de forma mais ou menos directa, contribuiu para a estabilização das várias valências da AAAIO, a Maria Antónia Serpa Soares Figueiredo Paixão, AA n.º 234/1951, que recebeu a medalha de prata da AAAIO por dedicação, e a Maria Margarida Branco Alves Pereira-Müller, AA n.º 244/1967, medalha de prata por mérito.

Ler Mais

PRÉMIO MARIA DAS NEVES REBELO DE SOUSA

Durante a cerimónia comemorativa do dia 9 de Março de 2015, o Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa, atribuído às melhores alunas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, foi entregue pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa às nossas jovens colegas Beatriz Capucho Pereira (aluna n.º 12349 do 6º ano, que obteve a classificação de 45 pontos), Mariana Garcia Pereira (aluna n.º 149 do 9º ano, que obteve a classificação de 53 pontos) e Mariana Filipa Dias Pais (aluna n.º 91 do 12.º ano, que obteve a classificação de 19,2 valores).

Ler Mais