Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Transversal
Transversal

Eclipse Lunar

Share

1059718_92942435

Hoje, se as condições meteorológicas assim o permitirem, poderemos assistir ao eclipse total da Lua partir das 20:58 horas, em Lisboa, hora em que ocorre o nascimento da Lua.

A não perder.

 

Paris 26 GigaPixels

Share
paris

A fotografia foi feita com uma Canon 5D Mark II e uma lente de 400 mm. No total, foram usadas 1665 fotos de 21,4 MP, gravadas com a ajuda de um robô ao longo de 172 minutos. O resultado foram 102 GB de dados que foram, depois, convertidos numa foto panorâmica com a ajuda de um computador com 48 GB de RAM e 16 processadores. 94 horas depois, estava criada a maior foto digital do mundo, com uma resolução de 297.500 x 87.500 pixels (26 gigapixels).

Para conhecer o resultado, que vai muito para além de uma fotografia, clique na imagem.

 

Eclipse parcial do Sol em 04/01/2011

Share
eclipse

O primeiro Eclipse Solar de 2011 ocorreu hoje de manhã, quando a Lua passou no nodo ascendente em Sagitário. Foi visível a partir de Portugal, numa boa parte da Europa, do Norte de África, do Médio Oriente, e da Ásia Ocidental.

Em Portugal o Sol nasceu com o eclipse a decorrer. Às 7h 57m, em Lisboa, atingiu o máximo (menos de 50% da superfície encoberta) e deixou de ser visível às 8h 54m.

Na Madeira, a visibilidade do eclipse foi breve, entre as 8h 10m (quando o Sol nasceu), e as 8h 29m, quando terminou o eclipse.

Infelizmente, não foi visível na Região Autónoma dos Açores.

Em Lisboa, o Sol nasceu, no dia 4, às 7h 55m e a Lua nasceu às 7h 54m.

Eclipse parcial do Sol é um fenómeno astronómico, em que somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar. Isto sucede quando a Lua, em fase de Lua Nova, passa nos seus nodos ou na proximidade destes.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa.

 

Estatística - Pordata

Share
Pordata

Estatística ao alcance de um clique

Um dos melhores instrumentos relacionados com a estatística disponíveis actualmente é o sítio Pordata, uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Muito melhor, na verdade, que o sítio do Instituto Nacional de Estatística, com pesquisa mais fácil e rápida e com dados tanto de Portugal como da Europa. Até séries cronológicas tem. O portal permite executar consultas avançadas, incluindo através da selecção de intervalos de tempo ou de anos específicos. Podemos finalmente efectuar os cálculos que quisermos e criar os nossos próprios indicadores. Essencial para trabalhos académicos. Útil a professores e alunos.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) edita a colecção «Ensaios da Fundação», uma série de pequenos ensaios (com 100 páginas ou pouco mais) sobre as mais diversas matérias, de que faz parte a obra O Ensino do Português, de Maria do Carmo Vieira, fenómeno de vendas e catalisador de debates sobre o ensino dos últimos tempos, até porque são obras vendidas em todas as grandes superfícies por pouco mais de 3 euros.

 

Como Funciona o Universo - Luas

Share
A excelente série de divulgação científica How Universe Works brindou-nos com este programa sobre as luas do nosso sistema solar. Vale mesmo a pena ver e ouvir.
1ª parte:
2ª parte:
3ª parte:
 


Pág. 1 de 3

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 389 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária