Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Receção das Novas Alunas
Receção de Novas Alunas

Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas 2013 - 2014

Share

Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas 2013 - 2014

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2013, decorreu a receção às novas alunas do ensino básico e secundário, como há muito é tradição, e no sentido de favorecer a boa integração de todas as novas “Meninas” no Instituto de Odivelas (IO). As atividades realizadas ao longo dos dois dias que antecedem o início do 1.º período foram diversas e contaram com o acompanhamento do subdiretor, da coordenadora pedagógica, das coordenadoras do ensino básico e secundário, de professores, da comandante do corpo de alunas, de monitoras e das alunas graduadas do 12.º ano.

No primeiro dia, as novas alunas percorreram os vários espaços escolares: refeitório, rouparia, camaratas, vestiário, salas de aula, laboratórios, sala multimédia, salas de Línguas e de Educação Visual, anfiteatro e piscina. Decorreu, depois, um animado peddy paper na Quinta. A seguir ao almoço, teve lugar na Sala do Infante uma reunião com a direção e as coordenadoras. Nas salas de recreio e no ginásio, as alunas participaram em atividade desportivas e de lazer: badminton, jogo do mata, damas e dominó, ténis de mesa e karaoke. Seguiu-se, para as alunas internas, o convívio com as alunas graduadas, o jantar no refeitório e, por fim, a ida para as camaratas.

Já na manhã do dia 13 de setembro, as alunas internas cumpriram as tarefas habituais. Após o pequeno-almoço, todas as novas alunas, organizadas por equipas, foram surpreendidas com uma Caça ao Tesouro. A tradicional e misteriosa mas muito emocionante caça ao tesouro serviu de pretexto para conhecer a História e as dependências do antigo Mosteiro de S. Dinis de Odivelas, bem como as personagens históricas e as lendas a elas associadas. Trata-se de uma atividade que as alunas do IO sempre recordam com carinho quando ainda muito pouco, ou nada, conheciam do espaço onde passam a viver, a aprender e a conviver. Seguiu-se o almoço com as novas alunas e que contou com a presença da direção, dos pais e encarregados de Educação, dos professores participantes e das alunas graduadas.

A direção e as coordenadoras de ciclo reuniram com os pais e encarregados de educação das novas alunas na sala do Teto Bonito. De seguida, o subdiretor acompanhou-os numa visita às instalações do IO. Entretanto, na sala de recreio teve lugar uma reunião da comandante do corpo de alunas com as alunas graduadas e as novas alunas. Por fim e, de novo, na sala do Teto Bonito, procedeu -se à entrega de prémios e diplomas da Caça ao tesouro e do peddy-paper.

Após mais um dia em cheio e pleno de emoção, as novas alunas saíram para o fim-de- semana, prestes a iniciar uma nova etapa da sua vida.

Sejam bem-vindas, novas alunas do IO!

Votos de um ano letivo de 2013 -2014 pleno de sucesso, no espírito da divisa “cada vez mais alto” e seguindo o lema das antigas alunas do IO: “Ser amiga é ser irmã!

Clique na imagem para navegar no álbum de fotografias deste evento.

 

Receção das Novas Alunas 2013/2014

Share

Rececao das Novas Alunas no Instituto de Odivelas 2013/2014

Serve o presente aviso, para informar os Encarregados de Educação, que na sequência das tradições do Instituto de Odivelas (IO), o ano letivo das novas alunas, inicia-se com uma atividade destinada à sua receção e integração, “Jogo das Pistas”.

Participam nesta atividade as novas alunas, as alunas graduadas, os professores e alguns funcionários.

Assim informa-se que as alunas devem comparecer, nos dias 12 e 13 de setembro de 2013, pelas 09H00 (5.ª e 6.ª feira).

Para a participação nesta atividade, devem as alunas, nos dois dias, apresentarem-se com chapéu, vestuário confortável (roupa civil), serem portadoras também de mochila com chinelos, toalha e produtos de higiene por forma a tomar banho após as atividade, caso seja necessário.

Convidam-se os Encarregados de educação, para dia 13 de setembro, pelas 12H30 para almoçarem com as suas educandas, no refeitório do IO.

 

Ainda a Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas 2012/2013 - A Caça ao Tesouro

Share

O Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso partilha o espaço do antigo Mosteiro de S. Dinis.

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "A Caça ao Tesouro".

Desde a sua fundação, pelo rei D. Dinis em 1295, até à sua extinção, em 1886, este mosteiro da Ordem de Cister esteve associado a muitas histórias e lendas. A Caça ao Tesouro, ou jogo de pistas, contribuiu para dar a conhecer às novas alunas, num ambiente lúdico, o património cultural que fará parte do seu dia-a-dia escolar bem como acontecimentos e protagonistas da História de Portugal como D. Dinis, a Rainha Santa Isabel… todos ligados à história de um monumento com mais de 700 anos de idade e único no panorama artístico de Portugal.

As alunas do 12.º ano vestiram a pele das personagens históricas e, juntamente com vários professores e o capelão do IO, envolveram as novas alunas em mais uma atividade de integração na que é já a sua nova escola.

Todos estiveram “cada vez mais alto”.

 

Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas - 2012 – 2013

Share

Nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, decorreu a receção às novas alunas internas e externas para o 2.º ciclo, o 3.º ciclo e o ensino secundário, como há muito é tradição, e no sentido de favorecer a boa integração de todas as novas “meninas” no Instituto de Odivelas (IO). As atividades realizadas ao longo dos dois dias que antecedem o início do 1.º período foram diversas e contaram com o acompanhamento da Direção, das coordenadoras de ciclo, dos diretores de turma, de professores, do capelão do IO, do Gabinete de Psicologia do IO, de funcionárias civis e militares e de alunas graduadas do 12.º ano.

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas - 2012 – 2013".

No primeiro dia, as novas alunas percorreram os vários espaços escolares: refeitório, rouparia, camaratas, vestiário, salas de aula, laboratórios, sala multimédia, salas de Línguas e de Educação Visual, anfiteatro e piscina. Decorreu, depois, um animado Peddy paper na Quinta. A seguir ao almoço, teve lugar na Sala do Teto Bonito uma reunião com a Direção, as coordenadoras de ciclo, os diretores de turma, a coordenadora do Gabinete da Aluna e a psicóloga. No ginásio e no campo de jogos, as alunas participaram em jogos de atividade dinâmica organizadas para o efeito. Seguiu-se, para as alunas internas, o convívio com as alunas graduadas, o jantar no refeitório e, por fim, a ida para as camaratas. Aqui, já na manhã do dia 14 de setembro, as alunas internas cumpriram as tarefas habituais. Após o pequeno-almoço, alunas internas e externas, organizadas por equipas, foram surpreendidas com uma Caça ao tesouro. A tradicional e misteriosa mas muito emocionante caça ao tesouro serviu de pretexto para conhecer a História e as dependências do antigo Mosteiro de S. Dinis de Odivelas, bem como as personagens históricas e as lendas a elas associadas. Trata-se de uma atividade que as alunas do IO sempre recordam com carinho quando ainda muito pouco, ou nada, conheciam do espaço onde passam a viver, a aprender e a conviver. Seguiu-se o almoço com as novas alunas e que contou com a presença da Direção, dos pais e encarregados de educação, dos professores e das alunas graduadas. Da parte da tarde, decorreram as seguintes atividades: construção de instrumentos musicais, ateliê de música e dança, experiências com lápis de cor e aguarelas e um workshop de teatro.

O Senhor Diretor acompanhou os pais e encarregados de educação das novas alunas na visita às instalações escolares tendo, de seguida, reunido com os mesmos na sala do Teto Bonito. Entretanto, na sala do Infante, teve lugar uma reunião do Corpo de Alunas com a sua comandante. Por fim e, de novo, na sala do Teto Bonito, procedeu-se à entrega de prémios e diplomas da Caça ao tesouro e do Peddy-paper.

Após mais um dia em cheio e pleno de emoção, as novas alunas saíram para o fim-de- semana. Já só faltavam dois dias para uma nova etapa das suas vidas começar…

Sejam bem-vindas, novas alunas do IO!

Votos de um ano letivo de 2012 -2013 pleno de sucesso, no espírito da divisa “cada vez mais alto” e seguindo o lema inspirador das antigas alunas do IO: “ser amiga é ser irmã!

 

Receção às Novas Alunas do Instituto de Odivelas - 2012 – 2013

 

 

Receção às Novas Alunas 2012/2013

Share

jogo pistas

Na sequência das nossas tradições, o ano letivo das novas alunas, inicia-se com uma atividade destinada à sua receção e integração, “Jogo de Pistas”.

Participam nesta atividade as novas alunas, as alunas graduadas, os professores e alguns funcionários.

Devem as novas alunas comparecer neste Instituto, nos dias 13 e 14 de Setembro de 2012, pelas 09H00 (5ª e 6ª feira).

Para a participação nesta atividade devem as alunas, nos dois dias, apresentarem-se com chapéu, vestuário e calçado confortáveis (roupa civil), serem, também, portadoras de uma mochila com chinelos, toalha e produtos de higiene, caso seja necessário tomarem banho no final da atividade.

Esperamos deste modo contribuir para uma boa integração das nossas novas alunas e, respetivos, Encarregados de Educação, a esta nova casa e família.

Será realizada uma reunião com os Encarregados de Educação das novas alunas, no dia 14 de Setembro, pelas 15H00.

 


Pág. 1 de 2

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 345 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária