Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Palestras
Palestras

Palestra “As aventuras da água do mar nos subterrâneos do oceano” - Um geólogo veio ao Instituto de Odivelas

Share

palestra-geo

No passado dia 6 de maio de 2013 realizou-se, na sala do Teto Bonito do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso, uma palestra subordinada ao tema “As aventuras da água do mar nos subterrâneos do oceano”, proferida pelo professor catedrático Fernando Barriga do Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa e autoridade reconhecida internacionalmente em depósitos minerais nas nascentes hidrotermais.

À palestra assistiram as alunas do ensino secundário do Curso de Ciências e Tecnologias que assim tiveram oportunidade de contactar com um dos poucos cientistas que, num submersível, esteve nas profundezas do oceano a cerca de 3 km de profundidade.

Foram visionadas imagens recolhidas nas várias expedições realizadas pelo professor doutor Fernando Barriga e, neste caso, comentadas na primeira pessoa.

Esta atividade teve a colaboração da doutora Ana Isabel Janeiro, investigadora na área da Química no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências de Lisboa, mãe da aluna Catarina Ferreira do 12.º ano. Iniciativas como esta são a prova de que o Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso se encontra sempre de “portas abertas” a todos os cientistas que generosamente queiram, nesta escola centenária, transmitir o seu saber.

 

Palestra – Prevenção de Problemas Ligados ao Álcool e Outras Substâncias Psicoativas

Share

Palestra – Prevenção de Problemas Ligados ao Álcool e Outras Substâncias Psicoativas

No passado dia 3 de abril de 2013 teve lugar no Anfiteatro de Música do Instituto de Odivelas a palestra - Prevenção de problemas ligados ao Álcool e outras substâncias psicoativas, com o capitão enfermeiro Luís Pereira, da Escola do Serviço de Saúde Militar.Participaram as alunas do 9.º ano e do 10.º ano.

O sumário da palestra foi o seguinte:

  • Definição de drogas ou substâncias psicoativas;
  • Tipos de substâncias e seus efeitos;
  • Reflexão final.

As alunas participaram ativamente, colocando questões e apresentando dúvidas sobre um problema que afeta a sociedade atual e, em particular, os adolescentes.

No próximo dia 17 de abril (4.ª feira), entre as 14H00 e as 15H00, a palestra será apresentada às alunas do 11.º ano e 12.º ano.

 

Palestra “Escalar por uma causa”

Share

epuc2012 peq

No próximo dia 10 de maio (5ª feira), pelas 17H30 terá lugar, na sala de recreio das alunas mais novas, a palestra “ESCALAR POR UMA CAUSA” com Ângelo Felgueiras, destinada a todas as alunas do 7º, do 8º, do 9º Ano, do 10º e 11º Ano CCS e CLH e do 12º Ano CCS.

Ângelo Felgueiras escalou os sete cumes mais altos da Terra e associou a este projeto uma causa social. O alpinista vem de novo ao IO para relatar a aventura que é escalar montanhas e o desafio que é ajudar toda uma comunidade.

Para mais informações consultar http://www.angelofelgueiras.com.

 

A Matemática de M. C. Escher

Share

escher

Imagem Produzida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem (professoras Cristina Osório e Marina Aguiar).

Entre 23 e 27 de janeiro estará patente na Sala de Recreio do 2º Ciclo do Instituto de Odivelas uma exposição da Sociedade Portuguesa de Matemática subordinada ao tema “A Matemática de M. C. Escher”.

Complementam esta exposição:

  • trabalhos das alunas inspirados na obra de Escher;
  • uma palestra, na 4ª feira, dia 25, pelas 14.00 horas, proferida pelo Professor Pedro Freitas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
 

Palestra sobre o Alcoolismo

Share

alcool_peq

No dia 17 de novembro teve lugar, entre as 17.30h e as 19.00h, no Anfiteatro de Música, uma palestra sobre o Alcoolismo, destinada a todas as alunas do 8º ano.

A palestra partiu da iniciativa da antiga aluna Ana Filipa Ferreira (nº 53) e da antiga aluna Ana Luísa Nascimento (nº 135), estudantes, respetivamente, do 3º e do 1º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

As alunas apresentaram o trabalho no âmbito do Projeto Boomerang 2011/2012, levado a cabo pela Associação de Estudantes daquela instituição universitária. Pretende-se, com este projeto, que atuais estudantes de Medicina retornem às escolas que frequentaram e, junto de alunos e antigos colegas, transmitam informações e conhecimentos sobre os malefícios do álcool, e alertem quanto às causas e aos efeitos do alcoolismo na sociedade atual e, particularmente, na população mais jovem e vulnerável.

As antigas alunas comunicaram com rigor e entusiasmo, e interagiram com as alunas do 8º ano, levando-as a participar através de: jogos, trabalho de grupo, reflexão pessoal e uma atividade de role playing. Lembraram que Portugal é dos países da União Europeia aquele que possui a maior taxa de acidentes rodoviários do mundo, associados à ingestão de bebidas alcoólicas.

Aludindo a um modo de vida responsável e saudável, terminaram a apresentação com um: “Sejam felizes!”

 


Pág. 1 de 3

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 357 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária