Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Divulgação do Instituto de Odivelas
Divulgação do Instituto de Odivelas

Fotografia do Instituto de Odivelas na revista Sábado – Portugal em 100 Imagens

Share

Fotografia do Instituto de Odivelas a revista Sábado – Portugal em 100 Imagens

No último número da revista “Sábado” (n.º 470 – 2 de maio a 8 de maio de 2013), e integrada no trabalho “Portugal em 100 Imagens”, foi publicada uma fotografia, de maio de 1926, com alunas a aprender natação na piscina do Instituto de Odivelas, o então de Instituto Feminino de Educação e Trabalho.

Foto 1926

A fotografia não consta do Arquivo do Instituto de Odivelas mas encontra-se reproduzida na obra de Joaquim Vieira, Portugal Século XX – Crónica em Imagens – 1920 -1930, (Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp.10 -11), com a referência de que pertence ao acervo do “Diário de Notícias”.

Observa-se na fotografia que as cordas estavam assentes num sistema de roldanas que permitia puxar as alunas para o bordo da piscina e tinham na extremidade uma cinta que funcionava como boia. As alunas aprendiam a nadar deste modo original para os nossos dias mas, provavelmente, comum na época. As alunas que puxam as cordas encontram-se com a farda interna da época; mais à direita estão duas alunas com a farda externa (de chapéu).

A piscina, também conhecida por “lago”, na Quinta do Instituto de Odivelas sofreu, obras no final dos anos 40 e atualmente existe no mesmo local uma piscina coberta onde as alunas do Instituto de Odivelas frequentam natação como atividade curricular e atividade extracurricular.

As antigas alunas recordam com saudade os momentos passados na Quinta, onde dispunham, como atualmente, no tempo de recreio, dos baloiços, dos campos de ténis e de jogos. Mas o “lago”, como era conhecida a piscina, fazia as delícias de todas. Na verdade, existem registos fotográficos posteriores, dos anos 30 e 40, com as alunas de barco no “lago” – o “Victor Hugo” (assim denominado por ter sido oferecido pelo ministro e professor Victor Hugo de Azevedo Coutinho).

O desporto como a natação, a par da ginástica matinal dos primeiros anos, passando pelo voleibol, o basquetebol, o atletismo, a equitação, a esgrima, a ginástica rítmica, entre outras modalidades, foi sempre uma componente presente na educação e na formação integral das alunas e, em muitos casos, pioneira no quadro do ensino em Portugal. Tais modalidades desportivas são praticadas pelas alunas que no presente participam no Desporto Escolar, no Giravolei, no Eurogym, na Gimna-Estrada no Festival do Estabelecimentos Militares de Ensino, na Semana Equestre Militar, no Sarau de final de ano no Instituto de Odivelas, entre outros eventos desportivos.

Clique na imagem para navegar num pequeno álbum de fotografias do evento.

 

O Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso foi notícia no Jornal das 8 da TVI

Share

No dia 23 de fevereiro de 2013, a TVI apresentou no Jornal das 8, uma reportagem sobre o Instituto de Odivelas (IO). A equipa de reportagem filmou e noticiou o dia a dia escolar: as alunas nas aulas, a hora do almoço no Refeitório, os momentos de recreio, o Grito SALVÉ NOSSO INSTITUTO CADA VEZ MAIS ALTO, com a presença de todas as alunas nas alas do Claustro Principal.

A aluna Comandante de Batalhão descreveu o que é viver, conviver e estudar no IO, desde o 5.º ano até ao 12.º ano de escolaridade. Referiu a grande união que existe e os laços únicos que se criam entre as alunas. Sublinhou a importância da disciplina e do respeito, bem como o apoio e a ajuda dos professores que acompanham as alunas. Referiu, também, as suas funções enquanto responsável pelas alunas graduadas, não esquecendo que é finalista e que no final do ano letivo passará a ser sempre uma Antiga Aluna.

Na reportagem, foram apresentados os depoimentos da Presidente da Associação das Antigas Alunas do IO e do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Alunas do IO. Ainda uma aluna do 9.º ano e uma aluna do 5.º ano foram exemplo, no testemunho que deixaram, de quem aprende e estuda com gosto e orgulho no IO, e assim quer continuar.

O Diretor do Instituto de Odivelas destacou a variada oferta escolar e a função social de uma escola com 113 anos de história, única no panorama educativo português. Referiu ser o IO a melhor escola a nível nacional, na disciplina de português no ensino secundário e os bons lugares obtidos nos rankings de escolas.

O Diretor do IO, como pai de família, afirmou ainda: "Só sei lidar com as alunas como se fossem minhas filhas." Por fim, concluiu: "Eu adoro-as…"

 

O Instituto de Odivelas é notícia no suplemento Domingo do Correio da Manhã

Share

Instituto de Odivelas no Correio da Manhã

O Instituto de Odivelas (IO), foi notícia no suplemento Domingo do Correio da Manhã do passado dia 17 de fevereiro de 2013.

O IO foi referenciado no artigo “Meninas num lado, meninos no outro (em nome dos bons resultados escolares, aumentam as famílias que preferem o ensino diferenciado. Em Portugal como lá fora)”.

Apresenta-se o excerto do texto jornalístico, da autoria de Vanessa Fidalgo:

Separar os géneros nos bancos da escola voltou a estar na moda. Um retrocesso no tempo em nome dos bons resultados escolares, que atrai cada vez mais pais: os seis colégios de educação diferenciada em Portugal figuram nos lugares cimeiros dos rankings e têm cada vez mais inscrições, apesar da crise. Lá fora, Alemanha e EUA estão a reimplantar o sistema em algumas escolas públicas. A notícia não surpreende o coronel José serra, atual diretor do instituto de Odivelas (IO). “ Atrasámo-nos tanto que acabámos por ficar com o passo certo”, reconhece. Nas paredes seculares do antigo convento, a alegria do riso das alunas fardadas ouve-se nos corredores ao intervalo. Na escola militar procura-se a excelência também no feminino: há aulas de culinária e de puericultura, mas também treino militar (em regime opcional), drama, equitação e ginástica. E baloiços, no intervalo. O bom comportamento é medalhado, o mau merece “má nota na avaliação de procedimento”. As mais velhas são chefes de mesa e de grupo. E há “competitividade entre elas, igualdade nas roupas e nas regras”. As inscrições aumentam a cada ano. Criado para as filhas dos militares deslocados, atualmente só metade das alunas do IO é interna. Todavia, o paradigma tende a mudar: “Agora as famílias estão onde há trabalho e isso aumenta a procura dos internatos. Outro motor da mudança é o divórcio, que leva a procurar no colégio uma solução de estabilidade”, diz o coronel José Serra.

Para ler a notícia na sua totalidade clique na imagem.

 

O Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso é notícia no Jornal da Noite da SIC

Share

No dia 9 de fevereiro de 2013, a SIC apresentou no Jornal da Noite, uma reportagem sobre o Instituto de Odivelas (IO), na rubrica Reportagem Exclusiva.

No ano em que o Instituto de Odivelas está a comemorar o seu 113.º aniversário, a equipa de reportagem da SIC filmou uma parte da rotina escolar, tomando como exemplo uma aluna do ensino secundário - a Patrícia Lavado. Assim, a equipa jornalística acompanhou o dia a dia de uma aluna interna do 11.º ano: nas aulas, no refeitório, na camarata, na instrução militar…

Também em outubro de 2012, o jornal Público publicou uma notícia sobre o IO intitulada “Instituto de Odivelas, qualidade, rigor e exigência”, e que pode ser consultada neste portal no Menu Principal em Divulgação do Instituto de Odivelas.

No passado recente, órgãos de comunicação social como o Expresso, o Jornal I e a Rádio Renascença, entre outros, apresentaram peças jornalísticas sobre a escola centenária e única no panorama educativo português que tem como divisa:

DUC IN ALTUM – CADA VEZ MAIS ALTO

 

Aulas de Culinária no Instituto de Odivelas

Share

No passado dia 16 de janeiro, e retomando a tradição de décadas de uma atividade extracurricular oferta de escola, começaram no Instituto de Odivelas as aulas de culinária com um grupo de alunas do 12.º ano.

Clique na imagem para navegar no álbum fotográfico "Aula Doce no Instituto de Odivelas".

À 4.ª feira, entre as 17H10 e as 20H00, e sob a orientação da antiga aluna Margarida Pereira-Müller (AA N.º 244/1967), o grupo confecionará a refeição que será depois o jantar das participantes.

Eis a ementa da primeira aula:

  • Pizza Margherita;
  • Tzatsiki (salada grega de pepino);
  • Pudim flan.

As aulas de culinária destinam-se, mediante inscrição, às alunas do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ano e obedecerão a uma escala prévia, à semelhança das aulas de Puericultura. Na próxima aula, o grupo será composto por alunas do 11.º e do 12.º ano e as seguintes aulas, por alunas do 10.º e do 12.º ano. Depois das férias do carnaval, será a vez de um grupo de alunas 9.º ano.

As alunas do Instituto de Odivelas utilizaram em anos letivos anteriores, com a orientação de professores, a sala da culinária para a confeção de bolos, bolachas e biscoitos para atividades como o Tea Time, a Noite Cultural, ou ainda para angariação de verbas para causas sociais, o Baile de Finalistas, a Viagem de Finalistas

Deixamos o registo fotográfico de uma “Aula doce”, uma atividade que envolveu as alunas mais novas na confeção de bolachinhas que deliciaram todos aqueles que participaram na Festa de Natal 2012 no IO.

 


Pág. 1 de 3

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 328 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária