Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Caraterização Física
Caraterização Física

A Primavera de 2013 foi assim no Claustro da Moura

Share

Clique na imagem para navegar no álbum de fotografias deste espaço.

 

O claustro da Moura ou de D. Luísa de Moura - antiga abadessa do Mosteiro de Odivelas

Share

O claustro da Moura ou de D. Luísa de Moura - antiga abadessa do Mosteiro de Odivelas

O claustro da Moura é um espaço de recreio para as alunas do Instituto de Odivelas (outrora espaço de meditação das monjas do antigo Mosteiro de Odivelas). Neste espaço, as alunas brincam, acedem à biblioteca e têm lições ao vivo de Ciências Naturais e de História. As folhas da vegetação e as pedras centenárias convidam à aprendizagem. Existem glicínias brancas e lilases, uma olaia, um jacarandá, roseiras, heras, formigueiros…

O claustro da Moura deve o seu nome ao apelido da abadessa D. Luísa Maria de Moura que patrocinou obras neste espaço monacal e que tendo vivido 79 anos no Mosteiro de Odivelas, exerceu três vezes o cargo de abadessa, e morreu nonagenária, em 1765. Na inscrição lapidar no chão da Casa do Capítulo pode ler-se o seu epitáfio:

Quem tudo logrou na vida

Aqui se vê sepultada

A Moura mais elevada

Jaz a cinzas reduzida

A 24 de Abril de 1765

O claustro da Moura possui duas galerias: a inferior ou térrea com arcos abatidos chanfrados e alguns capitéis góticos; a superior, pressupõe-se ser quinhentista. A parede superior oeste ostenta o escudo de D. Dinis que se encontrava na parede exterior da designada Casa do Rei (D. Dinis) que ocupava a ala norte, e que ruiu em 1922 ou 1923. Ao centro do Claustro da Moura existe uma fonte barroca, encimada por uma estátua de mulher que apresenta apontamentos exóticos: traje com manto drapeado, turbante e um colar de pérolas. No seu braço esquerdo encontra-se uma cartela com o brasão da ordem de Cister e as quinas de Portugal. Na base circular pode ler-se a inscrição: Aqui ce colocou em 1703.

Clique na imagem para navegar num pequeno álbum de fotografias do evento.

 

Caracterização Física

Share
O Instituto de Odivelas é uma escola dependente do Estado-Maior do Exército e funciona em regime de internato e externato no antigo Convento de S. Dionísio de Odivelas.

O Mosteiro de S. Dinis, ou S. Dionísio de Odivelas, foi fundado pelo Rei D. Dinis, remontando o início das obras a 1295. Tratava-se de uma construção gótica cisterciense da qual actualmente resta apenas a capela-mor e dois absidíolos; dois claustros do denominado “Claustro Novo” e alguns pormenores dos Claustros da Moura. Houve muitas campanhas de obras posteriores que foram adulterando a pureza primitiva da construção mas, paralelamente, foram enriquecendo o espaço com as opções estéticas de outras épocas; actualmente o Instituto é composto por um conjunto eclético de vestígios que, começando no século XIII, foram sofrendo alterações até aos anos 40 do século XX, quando foram feitas as últimas grandes obras de adaptação do edifício histórico ao espaço escolar. Assim, é de realçar o vastíssimo peso patrimonial deste local, quer tenhamos em conta o legado arquitectónico, quer optemos pelas pessoas que por ele passaram ao longo de séculos.

As obras realizadas nos anos 40 do século passado criaram um conjunto de corpos arquitectónicos, articulados entre si, que permitiram uma integração muito harmoniosa entre o passado e o presente e, a adaptação funcional do espaço. É no conjunto de edificações criado nessa altura que hoje “vive” o Instituto de Odivelas.

A população escolar é servida por 39 salas de aula, sendo que 22 são salas específicas, onde prioritariamente funcionam as actividades das respectivas disciplinas.

As salas específicas são as seguintes:
  • 2 salas de Informática;
  • 2 salas de Línguas;
  • 3 salas de Educação Visual;
  • 2 salas de Tecnologias;
  • 1 sala de Educação Tecnológica;
  • 2 salas de Teatro;
  • 1 sala de Educação Musical;
  • 1 laboratório de Física;
  • 1 laboratório de Química;
  • 1 laboratório de Ciências Naturais;
  • 1 sala de Ciências Naturais;
  • 1 sala de Matemática;
  • 1 sala de Geografia;
  • 1 sala de História;
  • 1 sala de Catequese;
  • 1 sala de Esgrima.
Nas salas de informática, as alunas têm acesso a equipamento informático aí instalado e à Internet.

As aulas de Puericultura funcionam em espaço próprio.

Há também um Ginásio e um Anfiteatro.

Na escola há uma Quinta com os seguintes equipamentos:
  • Uma Piscina coberta onde decorrem aulas de natação (integradas na disciplina de Educação Física) e as actividades extracurriculares (natação de prendizagem e natação avançada);
  • Dois Campos de Ténis exteriores;
  • Um Campo de Jogos que é utilizado como espaço de aula e como zona recreativa durante os intervalos, quando as condições climatéricas e de pessoal o permitem;
  • Uma Creche onde decorrem aulas de Puericultura;
  • Para além destes espaços, funcionam como recreio, os locais exteriores que circundam as salas de aula e os claustros.
A escola dispõe de Salão Nobre, Sala de recepção aos Encarregados de Educação, Sala de Conselhos, Sala de Coordenadoras de Ciclo, Museu, Biblioteca, Reprografia, Sala de Professores, Salas de recreio das alunas, Gabinete de Apoio Psicológico, Gabinete de Assistência Religiosa, Secretaria Escolar, Secretaria de Pessoal, Secção Logística, Tesouraria, Gabinetes da Direcção, Gabinete de Internato, Posto Médico, Bar, Cozinha, Copa, dois Refeitórios, Secção de lavandaria, Secção de rouparia e Guarda-roupa.

A parte histórica do Instituto (a Igreja, os Claustros, a Cozinha do Mosteiro e o Antigo Refeitório das Monjas), além de ser Monumento Nacional e poder ser visitado pelo público em geral, também é fruída pelas alunas.

Os alojamentos das alunas são constituídos por 8 camaratas com características diferentes, consoante o nível etário a que se destinam; 20 quartos para as alunas finalistas; 19 quartos para as alunas do lar e monitoras. Existem ainda alojamentos militares.
 


Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 327 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária