Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Antigas Alunas
Antigas Alunas

104.º Aniversário da Senhora D. Ilda Vieira - antiga aluna e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

Share

104.º Aniversário da Senhora D. Ilda Vieira - antiga aluna e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

No dia 22 de julho de 2015, a antiga aluna (AA176/1919) e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso, Ilda Gonçalves Vieira, celebrou 104 anos de vida. A decana das antigas alunas do IO está de parabéns pela bonita e longa idade e foi rodeada de amigos e de familiares no Lar da Associação das Antigas alunas do Instituto de Odivelas – AAAIO - onde reside, que assistiu a uma missa e onde lhe foram oferecidos um lanche com bolo de aniversário e um ramo de flores.

A vida de Senhora D. Ilda Vieira confunde-se com a História do IO. Entrou para o então Instituto Feminino de Educação e Trabalho de Odivelas - IFET, em 1919, apenas com sete anos. Natural de Abrantes, e órfã de mãe em 1918, pertencia a uma família de seis irmãos. Fez o Curso de Formação Doméstica e desde sempre trabalhou e viveu no IO até há cerca de três anos.

104.º Aniversário da Senhora D. Ilda Vieira - antiga aluna e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

Fotografia gentilmente cedida pela AA Maria Margarida Pereira-Müller

A Senhora D. Ilda constitui uma referência e um exemplo para todos os que estudaram ou trabalharam no IO. Muitas gerações de alunas recordam a personalidade forte, a presença constante, o profundo conhecimento da História do Mosteiro de Odivelas e do Instituto de Odivelas. Viveu a I República, o Estado Novo e a Democracia naquela que ela designa de sua “casa maravilhosa” – o IO.

Para mais informações apresenta-se um trabalho efetuado em 2008 por alunas do 6.º ano, orientado pela senhora professora Marina Aguiar, bem como outros documentos referentes à vida desta antiga aluna recordada por muitas antigas alunas pelo respeito, pelo carinho e pela fé que emanava durante os muitos anos que esteve ao serviço no IO.

Muitos parabéns, Senhora D. Ilda!

http://www.institutodivelas.com/antigas-alunas/456-centesimo-aniversario-ilda.html

http://www.institutodivelas.com/antigas-alunas/455-100-aniversario-dilda-vieira.html

104.º Aniversário da Senhora D. Ilda Vieira - antiga aluna e antiga funcionária do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso

Ilda Vieira é a 4ª aluna sentada, a contar da esquerda

 

Faleceu Stella Pinharanda, antiga aluna do Instituto de Odivelas, com 104 anos de idade

Share

Faleceu Stella Pinharanda, antiga aluna do Instituto de Odivelas, com 104 anos de idade

Faleceu no dia 12 de dezembro de 2014 a antiga aluna Stella Pinharanda, aos 104 anos de idade. A antiga aluna residia há dez anos no Lar da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, em Lisboa.

Por ocasião do seu aniversário, a 3 de março, a SIC Notícias emitiu uma reportagem onde a antiga aluna referiu ter sido “uma boa aluna” num “colégio exemplar”. Stella Pinharanda entrou para o então Instituto Feminino de Educação e Trabalho em 1921. Frequentou, posteriormente, o curso de Farmácia.

Stella Pinharanda afirmou, ao mesmo órgão de comunicação social que a Educação é o “principal de tudo”. Ficará na memória como uma menina de Odivelas exemplar.

À família enlutada, o Instituto de Odivelas apresenta as mais sentidas condolências.

A reportagem televisiva pode ser vista em http://www.institutodivelas.com/antigas-alunas/988-aa-io-noticia.html

 

Testemunho de antiga aluna a trabalhar na União Europeia - Isabel Maria Pratt, N.º 116/1970

Share

Testemunho de antiga aluna a trabalhar na União Europeia - Isabel Maria Pratt, N.º 116/1970

Muito boa tarde Meninas de Odivelas, Senhores e Senhoras,

O meu nome é Isabel Pratt e fui aluna deste Instituto de 1970 a 1975.

Antes de mais, queria agradecer aos corpos diretivos deste Instituto a oportunidade que me deram de partilhar com todas vós as «marcas» que este estabelecimento deixou em mim e me acompanharam ao longo da vida.

Tive um percurso académico dentro e fora do Instituto e conclui o Curso Superior de Secretariado do ISLA em 1980. Iniciei a minha vida profissional nos quadros do Aeroporto de Lisboa e seguidamente nos quadros da EDP.

Em 1985 estava a ingressar nos quadros do Conselho da União Europeia em Bruxelas. Um ano antes da adesão de Portugal à então chamada CEE, para preparar o Ato de Adesão.

Com a assinatura do Tratado de Lisboa em 2011, o departamento em que me encontrava no Conselho foi transferido para o SEAE. Este novo Serviço Europeu é o equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros das estruturas nacionais.

Apesar de estar a viver há mais tempo fora do que dentro de Portugal, os anos passados neste Instituto, foram, sem dúvida, os mais marcantes de toda a minha existência.

Apesar de, na altura, o Instituto me parecer como uma fortaleza, cheia de regras completamente ridículas e fora de moda, tenho de confessar que foram as bases de tudo aquilo que sou hoje.

Para além de ter tido excelentes professoras, os valores de tradição, ordem, rigor e respeito, foram os que mais me marcaram ao longo da minha vida profissional e pessoal.

Podia dar bastantes exemplos a nível profissional mas escolho talvez o mais representativo: Quando foi criado, no seio da estrutura do Conselho da U. E. o embrião do que iria vir a ser mais tarde o Serviço Militar da União Europeia - SMUE – como já fazia parte dessa Direção-Geral, fui imediatamente absorvida por esta unidade. Não sei se foram as minhas qualidades profissionais ou o facto de ter frequentado o Instituto que desenvolveram a minha discrição e amabilidade, mas a verdade é que me senti desde logo à vontade nesta nova unidade. Mais tarde com a transferência do SMUE e dos serviços conexos do Conselho para o SEAE, fui desde logo convidada para chefiar o Serviço encarregue da gestão e distribuição da informação classificada. Nestas funções tive a oportunidade de colaborar, não só com as outras instituições da UE como o Conselho, a Comissão e o Parlamento, mas também, com as 140 delegações da UE espalhadas pelo mundo, assim como com diversas organizações internacionais como a ONU, a NATO e a EUROPOL entre outras. Estou também diariamente em contacto com as variadas missões civis e operações militares da UE no mundo.

A nível pessoal e familiar, o Instituto deixou também bastantes marcas.

Posso começar por dizer que, estou casada há 33 anos com um ex-aluno do Colégio Militar; e isto já diz muita coisa, mas não posso deixar de sublinhar que foram os nossos filhos que mais sentiram diretamente, as marcas do Instituto e do Colégio Militar.

Apesar de terem nascido em Bruxelas e terem sido criados num ambiente multicultural, foram os hábitos e a cultura portuguesa que imperaram. Desde pequenos que sempre se queixaram de muita rigidez da nossa parte, quando insistíamos para que tivessem postura à mesa e não se esquecessem de dobrar o guardanapo no fim da refeição. Mas quando eles protestavam mesmo, era quando insistíamos para que eles descascassem a fruta de faca e garfo, sobretudo a banana.

Felizmente, o ambiente multicultural em que cresceram e estudaram, ajudaram a aceitar os nossos valores e os nossos princípios, que os aproximavam mais dos amiguinhos ingleses e austríacos do que dos espanhóis ou gregos. Nós também sempre tentámos brincar com estas diferenças culturais e tirar o maior partido delas.

Estou plenamente convencida de que no mundo virtual em que eles vivem, estes valores e estes princípios, representam uma mais-valia para o futuro.

Isto foi o que o Instituto me ensinou, agora, o que o Instituto não me ensinou, mas entranhou em mim, foi muito mais profundo e só pode ser compreendido por outras alunas deste Instituto. O que senti quando estive rodeada de paredes carregadas de história, dos claustros, das escadarias, foi como se estivesse mergulhada num museu cheio de histórias para contar. Os meus colegas, colaboradores e amigos, dizem que tenho referências diferentes e que sentem que tudo em mim parece vir de longe.

De facto, sem me perceber, reproduzo os hábitos e o ambiente do Instituto em tudo.

Começo por ser extremamente rigorosa a começar com a minha apresentação tanto em casa como no escritório. Em casa tenho uma gaveta cheia de luvas de várias cores e uma coleção de chapéus impressionante que uso regularmente. A nossa mulher-a-dias já não resmunga e já se habituou à minha rigidez que passa pelo fazer a cama, passar a ferro ou ainda deixar as toalhas da casa de banho alinhadas. Reconheço ser um pouco maníaca na arrumação dos armários e sobretudo quando tenho de pôr a mesa para receber amigos ou convidados. Estou quase com a régua para alinhar os copos e os talheres com os pratos, sem esquecer as cadeiras.

Quando estávamos à procura da nossa casa de férias, acabámos por escolher a casa por causa da tijoleira do chão, porque era parecida com a do Instituto e a do Colégio Militar.

Quando escolhemos a nossa casa de Bruxelas, foi pior ainda, tivemos de encontrar a alma do Instituto e do Colégio Militar. Foi difícil mas lá encontrámos uma casa centenária que nos agradou e que liberta uma atmosfera equivalente. Entrar em nossa casa é quase como entrar num gabinete de curiosidades em que tudo o que nos rodeia está impregnado de história. Esta história, cabe a nós transmiti-la às gerações futuras. É neste quadro, que tentamos dar a conhecer aos nossos amigos e convidados, os verdadeiros valores portugueses através da história, da música e da gastronomia portuguesas. Sentimos, no fundo, a mesma obrigação dos embaixadores, na divulgação dos verdadeiros valores nacionais no estrangeiro.

Não posso finalizar a minha intervenção, sem deixar de lembrar que hoje é também um dia carregado de história. Não porque vieram algumas ex-alunas ao Instituto falar do seu percurso profissional e pessoal, não, é porque hoje, dia 31 de outubro, é o último dia oficial do nosso compatriota Durão Barroso, à cabeça da Comissão Europeia. Tenho a certeza de que, tanto ele, como eu, na vossa idade, estávamos longe de pensar nas oportunidades que nos iriam surgir e que abraçámos para representar Portugal e os valores portugueses na Europa e no Mundo.

Para todas vós, meninas de Odivelas, a minha última palavra será, explorem, tentem experiências novas, explorem o desconhecido e BOA SORTE!

Muito obrigada.

 

Ana Gorjão, Joana Luís e Mariana Pais - Medicina

Share

Ana Gorjão, Joana Luís e Mariana Pais - Medicina - Instituto de Odivelas (IO)

O Instituto de Odivelas está, mais uma vez, de parabéns.

As alunas Ana Gorjão, Joana Luís e Mariana Pais, conseguiram, através de muito esforço e dedicação, entrar no curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

IO! Cada vez mais alto!

 

Faleceu a antiga aluna e professora do Instituto de Odivelas Cesaltina do Nascimento Silva – AA N.º 229/1939

Share

Faleceu a antiga aluna e professora do Instituto de Odivelas Cesaltina do Nascimento Silva – AA N.º 229/1939

No passado dia 7 de agosto de 2014 faleceu a antiga aluna e professora do Instituto de Odivelas (IO), Cesaltina do Nascimento Silva (à esquerda e a cores na imagem). Nasceu a 29 de abril de 1925, natural de S. Tiago da Guarda – Ancião (Leiria), filha de pai civil e órfã de mãe, deu entrada no então Instituto Feminino de Educação e Trabalho – IFET - a 19 de setembro de 1939, donde saiu a 14 de julho de 1944. Tendo concluído o Curso Complementar de Comércio foi, de 1946 a 1953, vigilante no colégio. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas lecionou Filosofia, Psicologia, bem como Educação Moral e Religiosa Católica. Esteve ao serviço do Instituto de Odivelas até 1995, ano em que se aposentou.

Foi autora, conjuntamente com a antiga aluna Maria Noémia de Melo Leitão (AA N.º 245/1931), do livro: "Instituto de Odivelas - 90 anos ao Serviço da Educação".

Profunda conhecedora da História do Instituto de Odivelas, e também do Mosteiro de Odivelas, a Professora Cesaltina Silva dedicou muito do seu tempo e do seu trabalho à preservação da memória de uma escola com 114 anos de História.

Afirmou Maria Noémia de Melo Leitão, aquando da homenagem prestada pela Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) a Cesaltina Silva:

“Nem a condição de reformada a afastou do Instituto. Por amor à Casa, às alunas aqui veio sempre que lhe foi pedida a sua colaboração, quer dando aulas na falta da professora de Filosofia, quer assistindo a estudos. Foi colaboradora assídua na recolha e classificação do espólio que integra o Museu do Instituto. E vemo-la, ainda hoje, fazendo a reportagem fotográfica de acontecimentos marcantes da vida do Instituto ou da Associação, com todo o interesse, procurando colher imagens que são memórias de amanhã”. E ainda: “Da sua forte personalidade fazem parte nobres sentimentos, como a coragem, o altruísmo, o amor ao próximo, a esperança e uma Fé viva que remove montanhas.”

A professora Cesaltina Silva deixou uma marca e uma recordação indeléveis junto das várias Direções, de professores, funcionários e alunas do IO. A sua vivência e a sua memória prodigiosa e privilegiada de décadas passadas no Instituto de Odivelas permitiram que muitos conhecessem e aprendessem sempre mais sobre a História da escola fundada em 1900. Os anos em que Cesaltina Silva foi aluna do IO foram cruciais na sua formação pessoal e académica. Disse sobre esse tempo:

“Sinto-me muito feliz com a ideia do tempo feliz como aluna”.

O cartão de boas-vindas foi doado ao espólio do Instituto de Odivelas por Cesaltina Silva. A fotografia apresentada, da autoria da professora Marina Aguiar, e editada e tratada digitalmente pelo professor Joaquim Duarte foi tirada em 2011, por ocasião do centésimo aniversário da Senhora Dona Ilda Vieira em que a antiga aluna e professora está junto à sua amiga, a antiga aluna e funcionária atualmente com 103 anos de idade, e que se encontra no Lar da AAAIO.

Faleceu a antiga aluna e professora do Instituto de Odivelas Cesaltina do Nascimento Silva – AA N.º 229/1939

 


Pág. 1 de 6

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 279 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária