Instituto de Odivelas (IO)

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Abertura Solene
Abertura Solene do Ano Letivo do IO

Abertura Solene do ano letivo 2014/2015 no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

 Abertura Solene do ano letivo 2014/2015 no Instituto de Odivelas (IO)

No passado dia 7 de novembro de 2014 teve lugar a Abertura Solene do ano letivo de 2014/2015 no Instituto de Odivelas (IO). À chegada, a Alta Entidade e as Entidades Convidadas foram recebidas pela Direção na Sala do Teto Bonito onde teve lugar apresentação de cumprimentos pelo Corpo Docente.

A Mesa de Honra foi constituída por SEXA o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo que presidiu à cerimónia, pelo Tenente-General Frederico Rovisco Duarte, Comandante de Instrução e Doutrina, pela Dra. Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, pelo Major-General Fernando Cóias Ferreira, Diretor de Educação, pela Dra. Joaquina Cadete, Presidente da Direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, pelo Professor Doutor David Justino e pelo Coronel Eng António Nisa Pato, Diretor do Instituto de Odivelas.

Após a entoação do Hino do Instituto de Odivelas pelas alunas, o Diretor do Instituto de Odivelas (IO) proferiu uma alocução em que, após ter saudado e agradecido a presença de todos num momento tão singular na vida escolar do IO, destacou a capacidade de sobrevivência do IO, uma escola de excelência que “chegou aos nossos dias” porque numa aliança de tradição e de inovação educou e formou milhares de cidadãs ao longo de 114 anos de existência.

A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador, tomou a palavra tendo referido que o IO “habita no coração dos odivelenses” e que a História do IO se confunde com a História de Odivelas. Sublinhou que o IO é uma “grande referência nacional e local”, uma escola com “excelência educativa” e que “Portugal precisa do Instituto de Odivelas” reforçando que "o Instituto é uma luz que nos ilumina e que não podemos deixar extinguir".

A cerimónia prosseguiu com a Lição Inaugural proferida pelo Professor Doutor David Justino, subordinada ao tema – “O Instituto de Odivelas, mais do que um passado, uma instituição educativa”.

O Professor Doutor David Justino é uma referência na Educação e Política nacionais: professor universitário e investigador nas áreas da História, da Sociologia e da Educação, publicou recentemente Difícil é Educá-los, um ensaio sobre os problemas da educação e das escolas em Portugal, foi Ministro da Educação do XV Governo Constitucional (2002 – 2004), é Consultor para os Assuntos Sociais do Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional de Educação.

O Professor Doutor David Justino fez uma incursão na História do Instituto de Odivelas. Recuou a finais do século XIX quando um grupo de militares tomou a iniciativa de propor à Coroa a criação de uma escola que formasse mulheres e profissionais e descreveu os períodos em que escola se manteve e se adaptou à mudança face a regimes e contextos históricos tão diversos e distintos. Aludiu, ainda, a um projeto de 1838 da autoria da Rainha D. Maria II para a criação, já então, de uma escola que ensinasse e amparasse as filhas e irmãs desvalidas de militares. David Justino salientou o facto de o IO ter sido sempre uma escola não militar, ainda que um colégio de militares e que é, acima de tudo, uma instituição educativa, com uma missão, com valores e com capacidade de se adaptar e de manter a excelência. Terminou afirmando que as instituições devem ser respeitadas tal como elas existem, em nome do interesse nacional.

De seguida, foi entregue uma lembrança aos professores requisitados que cessaram funções no ano transato no Instituto de Odivelas.

Seguiu-se a entrega dos diplomas às alunas que terminaram o ensino secundário em 2014 e de medalhas e prémios às alunas que mais se distinguiram no ano letivo de 2013/2014.

A aluna do 12.º ano e Comandante de Batalhão, Catarina Faria, proferiu um discurso em que destacou a tristeza que perpassa nas alunas do 12.º ano e do 9.º ano pelo facto de terem partido as colegas dos outros níveis de escolaridade e de não terem ingressado novas alunas no IO. Referiu que as atuais alunas estão prontas a ultrapassar os desafios e as dificuldades e dirigiu um agradecimento especial e sentido a toda a comunidade escolar que mantem o IO em funcionamento, destacando o papel importante de todos e, em especial, o apoio dos professores. Sublinhou, igualmente, o relacionamento forte e único entre as alunas e disse querer voltar ao IO ”daqui a 50 anos” para reviver todos os momentos especiais que viveu ao longo de 7 anos de vida escolar no IO. Concluiu com palavras de defesa e de esperança face ao futuro do IO.

Após a entoação do Hino Nacional e o grito Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto, deu-se por terminada a cerimónia Abertura Solene do Ano Letivo 2014/2015 no Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso.

No antigo Refeitório das Monjas, também conhecido por Sala do Teto Bonito, foi oferecido um Porto de Honra.

 

Abertura Solene do ano letivo 2013/2014 no Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso

Share

2013-11-14-abertura-solene-capa

No passado dia 8 de novembro de 2013 teve lugar a Abertura Solene do ano letivo de 2013/2014 no Instituto de Odivelas (IO). À chegada, a Alta Entidade e as Entidades Convidadas foram recebidas pela Direção na Sala de Honra.

A Mesa de Honra foi constituída pelo Tenente-General Frederico Rovisco Duarte, Comandante de Instrução e Doutrina, que presidiu à cerimónia, pela Dra. Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, pelo Major-General Fernando Cóias Ferreira, Diretor de Educação, pela Dra. Maria Margarida Pereira-Müller, Presidente da Direção da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e pelo Coronel Eng António Nisa Pato, Diretor do Instituto de Odivelas.

2013-11-14-abertura-solene-02

Após a entoação do Hino do Instituto de Odivelas pelas alunas, o Diretor do Instituto proferiu uma alocução em que, após ter saudado e agradecido a presença de todos num momento tão especial na vida escolar do IO, sublinhou a excelência e a qualidade do ensino no IO e a circunstância deste ter sido sempre uma escola única e inovadora no panorama educativo nacional ao longo dos seus 113 anos de História. O Diretor do IO procedeu, de seguida, a um breve balanço do ano letivo de 2012/2013, destacando que a média global de aproveitamento das alunas foi de 93,4% para todos os anos de escolaridade e que 95% das alunas que terminaram o 12.º ano ingressaram no ensino superior.

Foi pedida, também, pelo Diretor uma salva de palmas ao corpo docente que recebeu uma rosa das alunas do 6.º ano, tendo sido igualmente entregue uma lembrança aos professores que cessaram funções no ano transato no Instituto de Odivelas. Foi destacado, ainda, o trabalho dos funcionários, alguns deles há mais de quarenta anos ao serviço do IO, fundamental para o bom funcionamento desta instituição.

2013-11-14-abertura-solene-03

A cerimónia prosseguiu com a Lição Inaugural proferida pela professora de Português e Drama Educativo, e Coordenadora do Departamento das Expressões, Dr.ª Maria da Conceição Perdigão da Silva, subordinada ao tema: Marcos que fazem a Diferença.

Foi apresentada a evolução do Projeto Educativo do IO desde 1900 até à atualidade, no que diz respeito à oferta de um currículo pioneiro, único e de vanguarda como sejam as disciplinas de Educação Física, de Desporto Escolar, de Higiene, de Puericultura e, com especial destaque, de Drama Educativo e de Oficina de Teatro, alicerces fundamentais na formação integral de gerações e gerações de alunas do IO. A antiga professora Manuela Machado que ensinou Drama Educativo de 1966 a 2007 e que se encontrava na assistência, recebeu um forte aplauso pela sua dedicação e trabalho nesta área.

Seguiu-se a entrega dos diplomas às alunas que terminaram o ensino secundário em 2013 e de medalhas e prémios às alunas que mais se distinguiram no ano letivo de 2012/2013:

Medalhas de Ouro

Medalhas de Prata

Medalhas de Mérito

 

Prémio da Câmara Municipal de Odivelas

Prémio da Embaixada da Alemanha

Prémio da Embaixada do Brasil

Prémio da Embaixada dos EUA

Prémios da Embaixada de França

Prémio da Embaixada de Itália

Prémio da Embaixada do Reino Unido


Prémio Afonso Henriques – instituído pelo Banco Santander Totta SA

Prémio da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas - AAAIO

Prémio Coronel Ferreira de Simas

Prémios Dr.ª Deolinda Santos e Dr.ª Ofélia Sena Martins

Prémio Infante D. Afonso

Prémio Instrução Militar

Prémio Dr.ª Maria da Graça do Nascimento Moreira Henriques

Prémio Pedro Nunes

Prémio da Sociedade Portuguesa de Matemática

Às novas alunas foi entregue o símbolo do Instituto de Odivelas, o lacinho verde com a Cruz de Avis, pelas alunas madrinhas. Estas, por sua vez, receberam das suas afilhadas, o símbolo de madrinhas. Depois, a aluna do 12.º ano e Comandante de Batalhão, Ana Marques Gorjão (N.º 143), proferiu um discurso onde para além de ter destacado o papel das alunas graduadas na vida escolar, fazendo jus ao lema Ser amiga é ser irmã, deu o seu testemunho enquanto aluna de Odivelas desde o 5.º ano, e neta de antiga aluna, com umas palavras sentidas e sensíveis que provocaram comoção na assistência.

Após a entoação do Hino Nacional e o grito Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto! deu-se por terminada a 113.ª Abertura Solene do Ano letivo no Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso.

 

Discurso do Ex.mo Senhor Diretor na Abertura Solene do Instituto de Odivelas

Share

Discurso do Ex.mo Senhor Diretor do Instituto de Odivelas na Abertura Solene do ano letivo 2012/2013:

No caso de utilizar um navegador antigo clique aqui.

 

Abertura Solene do ano letivo 2012/2013 no Instituto de Odivelas (Infante D. Afonso)

Share

Abertura Solene do Instituto de Odivelas 2012

No passado dia 31 de outubro de 2012, teve lugar a Abertura Solene do ano letivo de 2012/2013 no Instituto de Odivelas.

À chegada, as Entidades Convidadas e a Alta Entidade foram recebidos pela Direção na Sala do Fundador. De seguida, decorreu a apresentação de cumprimentos pelo Corpo Docente no Átrio da Rainha Santa.

A cerimónia teve início na igreja do Mosteiro de Odivelas onde estiveram presentes Alunas, Corpo Docente, Funcionários Militares e Civis, Encarregados de Educação e Pais de Alunas. Fizeram parte da Mesa de Honra: o Tenente-general Francisco António Correia, Comandante de Instrução e Doutrina, e que presidiu à cerimónia, a Dra. Susana Amador, Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, o Tenente-general Carlos Jerónimo, Comandante das Forças Terrestres, a Dra. Ana Maria Hoeppner, Diretora da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e o Coronel José Serra, Diretor do Instituto de Odivelas.

Após a entoação do Hino do Instituto de Odivelas pelas alunas, o Sr. Diretor do Instituto de Odivelas proferiu uma alocução, onde procedeu a um breve balanço do ano letivo transato, destacando o sucesso escolar alcançado pelas alunas. Salientou ser um alicerce essencial do Projeto Educativo o facto de o Instituto de Odivelas ser uma escola feminina em regime de semi-internato e com espírito de disciplina. Sublinhou, igualmente, o aumento do número de alunas, pese embora a conjuntura difícil, e disse esperar que essa tendência siga num crescendo nos próximos dois anos. O Sr. Diretor referiu que o Instituto de Odivelas, olhando o futuro, continua fiel às suas raízes: a educação de filhas de militares, nomeadamente, aqueles que prestam missões no estrangeiro, e ainda que o Instituto de Odivelas, pelas suas características específicas, saberá responder à emergência de um novo paradigma familiar associado à mobilidade que enfrenta a sociedade portuguesa atual. Neste seguimento, o Sr. Diretor concluiu, afirmando que a melhor defesa do país é a Educação. O Sr. Diretor dirigiu, igualmente, palavras de agradecimento, pela colaboração e apoio, aos representantes da instituição militar, da instituição camarária, demais forças vivas da cidade de Odivelas e da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas. Foi pedido, também, pelo Sr. Diretor uma salva de palmas ao Corpo Docente, tendo sido entregue uma lembrança aos Professores que deixaram de lecionar no Instituto de Odivelas em 2012/2013.

A cerimónia prosseguiu com a Lição Inaugural proferida pelo Sr. Major Capelão António Borges Silva, subordinada ao tema: Diálogo entre Gerações. Com a sabedoria, a clareza de discurso, a comunicabilidade e o humor com que já habituou a comunidade educativa, o Sr. Capelão abordou a temática que envolve e convoca a família, a escola e a sociedade: o relacionamento interpessoal.

Abertura Solene do Instituto de Odivelas 2012

Seguiu-se a entrega dos diplomas às alunas que terminaram o Ensino Secundário em 2012 e de prémios e medalhas às alunas que mais se distinguiram no ano letivo de 2011/2012. Às novas alunas foi entregue o símbolo do Instituto de Odivelas, o lacinho verde com a Cruz de Avis, pelas alunas madrinhas. Estas, por sua vez, receberam das suas afilhadas, o símbolo de madrinhas. Depois, a Comandante de Batalhão proferiu algumas palavras, destacando o papel das Alunas Graduadas na vida escolar, fazendo jus ao lema Ser amiga é ser irmã.

Sucedeu-se a entoação do Hino Nacional e o grito Salve nosso Instituto! Cada vez mais alto! Por fim, na Sala do Teto Bonito, foi oferecido um Porto de Honra, precedido de palavras de agradecimento do Sr. Diretor a todos os presentes.

 

Aproxima-se mais uma Abertura Solene no Instituto de Odivelas

Share

Abertura Solene 2012/2013

Aproxima-se mais uma Abertura Solene: no próximo dia 31 de outubro, (quarta-feira), pelas 15H30, o Instituto de Odivelas (IO) celebrará o evento que marca o início oficial do ano letivo 2012 – 2013, e que inclui a entrega de prémios às alunas que mais se distinguiram no ano letivo de 2011 – 2012. Também as novas alunas receberão o símbolo do IO, o “lacinho” com a Cruz de Avis.

Trata-se de um momento de extraordinária importância para toda a comunidade educativa, tal como o foi sempre no passado, quer mais longínquo, quer mais recente.

Eis uma fotografia em que a aluna N.º 1 que entrou, em 1900, para o Instituto de Odivelas, Albertina Lopes de Assis Gonçalves, entrega um prémio a uma aluna (que não conseguimos identificar), no ano de 1955.

Na Abertura Solene de 2011, a aluna Sofia Prada, N.º 217 foi uma das premiadas. Atualmente, encontra-se a frequentar o 1.º ano do curso de Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

O Programa da Abertura Solene 2012 é o seguinte:

  • 14:45H
    • Chegada dos Convidados;
  • 15:00H
    • Chegada da Alta Entidade;
    • Apresentação de cumprimentos pelo Corpo Docente no Átrio da Rainha Santa;
  • 15:30H
    • Início da cerimónia na Igreja do Instituto de Odivelas;
    • Palavras do Ex.mo Senhor Diretor;
    • Lição Inaugural;
    • Entrega dos prémios às Alunas que mais se distinguiram no ano letivo 2011/2012;
    • Fim da Cerimónia.
 


Pág. 1 de 2

Secretaria Escolar


Brasão da Direção de Educação

Brasao_DE_peq
 

Pesquisa no IO

e-Learning no IO

e-learning
 

Música no IO

Faixa publicitária

e-mail no IO

e-mail
 

Documentos on-line no IO

Faixa publicitária

Sites no IO

Faixa publicitária

Software do IO

Faixa publicitária

Centro de Suporte do IO

Faixa publicitária

Coberturas Fotográficas

camera peq right

 

Localização

Visitantes Online

Temos 418 visitantes em linha


IO no Twitter

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária