Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

HISTÓRIA DE AMOR

As mulheres eram as grandes protagonistas da trama, que mostrava as várias formas de amar em meio a conflitos diários.


GALERIA DE PERSONAGENS

Autoria: Manoel Carlos
Colaboração: Elizabeth Jhin, Marcus Toledo e Maria Carolina
Direção: Ricardo Waddington, Roberto Naar e Alexandre Avancini
Período de exibição: 03/07/1995 – 02/03/1996
Horário: 18h
Nº de capítulos: 209

CARLOS ALBERTO MORETTI (José Mayer) – Médico, especialista em reeducação alimentar e dono de uma clínica, em sociedade com Sheila (Lilia Cabral) e Daniel (José de Abreu). Tem como pacientes “socialites” e artistas. É filho único, órfão de mãe desde os dez anos e foi criado pela avó materna, Olga (Yara Côrtes). Seu pai, Mauro (Umberto Magnani) e se casou com Rafaela (Marly Bueno), com quem teve Bruno (Claudio Lins) e Bianca (Maria Ribeiro). É um homem sedutor, teve muitos romances e um deles, por dez anos, com Sheila, sua colega de profissão. Em seu consultório, conhece a bela e jovem Paula (Carolina Ferraz), que passa de paciente a esposa. Sheila, no entanto, não desiste de retomar o romance e se esforça para separá-los. Mas quem ganha, de vez, o coração do médico é Helena (Regina Duarte).
HELENA SOARES (Regina Duarte) – Mãe de Joyce (Carla Marins), com quem vive uma relação de muito amor e amizade. Não chegou a se casar com Edgar Assunção (Nuno Leal Maia), pai da jovem, mas morou com ele muitos anos. Fez dois anos de faculdade, sonhou formar-se em Letras, mas, ao conhecer Assunção, um desportista de sucesso, foi ficando cada vez mais dona de casa. Sente-se atraída pelo médico Carlos (José Mayer), mas, para viver seu amor, terá que enfrentar a rivalidade de Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).
JOYCE ASSUNÇÃO (Carla Marins) – Filha de Helena (Regina Duarte) – na verdade, é filha de Assunção (Nuno Leal Maia) com a irmã de Helena –, meia-irmã de Luizinho (André Ricardo) e namorada de Caio (Ângelo Paes Leme). Na verdade, vive uma relação conflituosa com a mãe. Joyce faz cursinho preparatório para o vestibular, no intuito de cursar História, mas é uma estudante desinteressada. É muito inconstante, não sabe o que quer e vive brigando com o namorado, de quem engravida. Conta com a ajuda da mãe para levar adiante a gestação.
EDGAR ASSUNÇÃO (Nuno Leal Maia) – Pai de Joyce (Carla Marins), fruto de uma relação que ele teve com a irmã de Helena (Regina Duarte). Como a moça morreu, Helena assumiu a menina, mas nunca contou a verdade à Joyce. Edgar viveu com Helena por vários anos. Atualmente, está casado com Valkíria (Cláudia Mauro), bem mais nova que ele, e é pai de Luizinho (André Ricardo). Edgar é machista e muito ciumento. É ex-campeão de remo do Vasco e defensor de uma vida saudável. Odeia fumo e álcool. Apresenta um programa esportivo na TV, escreve para um jornal e participa de mesas redondas. É a figura mais popular do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. No decorrer da trama, sofre um acidente e fica paraplégico.
OLGA MORETTI MIRANDA (Yara Côrtes) – Avó de Carlos (José Mayer), mãe de Mauro (Umberto Magnani) e viúva duas vezes. Olga é herdeira de uma boa fortuna, distribuída em imóveis, ações, ouro e sociedade em algumas empresas. Vive muito bem com seus criados e tem paixão pelo neto, a quem criou desde os dez anos.
MAURO MORETTI (Umberto Magnani) – Filho de Olga (Yara Côrtes) e atual marido de Rafaela (Marly Bueno). Do primeiro casamento, teve Carlos (José Mayer). Do segundo, após a viuvez, teve Bruno (Claudio Lins) e Bianca (Maria Ribeiro). Viveu na Europa durante os últimos anos, dedicando-se a dirigir restaurantes em clubes. Volta definitivamente ao Brasil por conta do casamento de Carlos com Paula (Carolina Ferraz). Gosta de um bom copo de vinho e, às vezes, abusa. É muito sentimental. RAFAELA MORETTI (Marly Bueno) – Segunda esposa de Mauro (Umberto Magnani), mãe de Bruno (Claudio Lins) e Bianca (Maria Ribeiro). É uma dona de casa exemplar, cozinheira de mão cheia, mulher vigorosa e de inatacável ética pessoal.
BRUNO MORETTI (Claudio Lins) – Filho de Mauro (Umberto Magnani) e Rafaela (Marly Bueno), irmão de Bianca (Maria Ribeiro), meio-irmão de Carlos (José Mayer) e neto de Olga (Yara Côrtes). Assim como a Bianca, Bruno nasceu no Rio de Janeiro e foi criado na Europa. Gosta de praia, sol, mar e das moças. Só não é amante do trabalho.
BIANCA MORETTI (Maria Ribeiro) – Filha de Mauro (Umberto Magnani) e Rafaela (Marly Bueno), irmã de Bruno (Claudio Lins), meio-irmã de Carlos (José Mayer) e neta de Olga (Yara Côrtes). Estudou na Europa.
SHEILA BUENO (Lilia Cabral) – Médica e ex-namorada de Carlos (José Mayer), com quem viveu um romance de dez anos, na verdade, desde a faculdade. É muito querida por toda a família dele. Ela, Carlos e Daniel (José de Abreu) são sócios em uma clínica. Ao terminarem o relacionamento, ela imaginou tratar-se apenas de uma curta separação, mas foi nesse intervalo que Carlos se envolveu e se casou com Paula (Carolina Ferraz). Sheila sente-se traída e briga para ter seu amor de volta. No decorrer da novela, ainda disputa o médico com Helena (Regina Duarte). Sheila é uma mulher amargurada, doída e vingativa
DANIEL VELOSO (José de Abreu) – Médico, sócio de Carlos (José Mayer) e de Sheila (Lilia Cabral) em uma clínica. É apaixonado pela colega, mas vê poucas chances de conquistá-la. Mesmo assim, não desiste, tornando-se um cortejador profissional. É inteligente, espirituoso e uma boa companhia.
YARA MACHADO (Cristina Prochaska) – Administradora da clínica de Carlos (José Mayer), Sheila (Lilia Cabral) e Daniel (José de Abreu), sendo o braço-direito deles. Ela nutre uma simpatia acentuada por Daniel, não gosta de Sheila e é declaradamente aliada de Paula (Carolina Ferraz), a esposa do patrão.
PAULA SAMPAIO MORETTI (Carolina Ferraz) – Jovem mimada pelos pais Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro) e Zuleika (Eva Wilma). É egoísta, ciumenta e possessiva. Não divide o carinho dos pais com o irmão, Leonardo (Hugo Gross), não divide os amigos, não divide nada. Casa-se com Carlos (José Mayer) e disputa o amor dele com Sheila (Lilia Cabral) e Helena (Regina Duarte).
ZULEIKA VIANA SAMPAIO (Eva Wi1ma) – Esposa de Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro e mãe de Paula (Carolina Ferraz) e Leonardo (Hugo Gross). Após casar a filha, sente-se renascer e vai à procura de novas emoções. Enturma-se com gente mais jovem, começa a fazer ginástica e sonha com uma plástica que lhe devolva, pelo menos, dez anos. Seu comportamento percorre uma extensa gama de emoções, que vai do cômico ao dramático.
RÔMULO SAMPAIO (Cláudio Corrêa e Castro) – Marido de Zuleika (Eva Wilma) e pai de Paula (Carolina Ferraz) e Leonardo (Hugo Gross). É um engenheiro falido, mora em uma imensa casa, decadente como ele. A piscina está com vazamento, os banheiros com infiltração, os armários infestados de cupim, os salários dos empregados atrasados. É um fumante inveterado e adquiriu um enfisema pulmonar. Mas ainda fuma, escondido. Quando não consegue dar suas tragadas, mantém um charuto apagado na boca. Interessa-se por paranormalidade e etimologia.
LEONARDO SAMPAIO (Hugo Gross) – Filho de Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro) e Zuleika (Eva Wilma) e irmão de Paula. É engenheiro, como o pai, e casado com Mariana (Monique Curi). Iniciou sua vida profissional em São Paulo, onde conheceu a jovem com quem se casou. De volta ao Rio, procura firmar-se na profissão, mas passa por algumas dificuldades. Como o pai não pode lhe ajudar, apoia-se um pouco no sogro, Vicente (Dennis Carvalho).
MARIANA GOMIDE SAMPAIO (Monique Curi) – Filha de Vicente (Dennis Carvalho) e Maristela (Cristian Mullins) e esposa de Leonardo (Hugo Gross). Seu maior sonho é ser mãe, mas, apesar de todos os tratamentos e até de ter buscado auxílio espiritualista, não consegue realizar seu desejo.
VICENTE GOMIDE (Dennis Carvalho) – Marido de Maristela (Cristian Mullins) e pai de Mariana (Monique Curi). Paulista inflexível, que vive criticando o Rio de Janeiro, além das leis que não pegam e a negligência das autoridades. É engenheiro e empreiteiro como Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro), de quem é amigo. E foi com o filho dele, Leonardo (Hugo Gross), que ele casou sua filha Mariana.
MARISTELA GOMIDE (Cristina Mullins) – Esposa paulista de Vicente (Dennis Carvalho) e mãe de Mariana (Monique Curi). Faz coro com o marido às críticas ao Rio de Janeiro.
RENATO SANTANA (Marcelo Saback) – Ex-namorado de Paula (Carolina Ferraz). Jamais se conformou em perdê-la para Carlos (José Mayer), a quem acha caretão. Bem de vida, trabalha na Bolsa de Valores e gosta de festas, garotas, brincadeiras perigosas e de mau gosto.
VANDINHA FURTADO DINIZ (Cláudia Lira) – Filha de Gregório (Sérgio Viotti) e Silvana (Beatriz Lyra). É uma jovem bonita, desinibida, provocante e cheia de charme. É desquitada de um advogado de seu pai, Leopoldo Diniz (Giácomo Pinotti), e, a partir desse divórcio, passou a viver à custa dos pais, já que o ex-marido não lhe dá um tostão.
GREGÓRIO FURTADO (Sérgio Viotti) – Marido de Silvana (Beatriz Lyra) e pai de Vandinha (Cláudia Lira). É proprietário de um sítio em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, homem bem de vida e de bem com a vida. Gregório é, ainda, dono de uma agência de turismo e conhece o mundo inteiro. Como é um entusiasta do Rio de Janeiro, tem como adversário Gomide (Dennis Carvalho), o paulista empedernido.
SILVANA FURTADO (Beatriz Lyra) – Esposa de Gregório (Sérgio Viotti) e mãe de Vandinha (Cláudia Lira). Assim como o marido, é uma pessoa que sabe viver.
LEOPOLDO DINIZ (Giácomo Pinotti) – Advogado de Gregório Furtado (Sérgio Viotti) e ex-marido de Vandinha (Cláudia Lira), com quem ficou casado por pouco tempo.
NEUSA (Mônica Carvalho) – Criada bonita e vivíssima de Zuleika (Eva Wilma) e Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). Separada do marido, namora o motorista da casa, Mendonça (Fernando Wellington).
MENDONÇA (Fernando Wellington) – Motorista de Zuleika (Eva Wilma) e Rômulo (Cláudio Corrêa e Castro). É preparado, estudou e alimentou determinadas ambições, mas se deu mal em várias iniciativas e praticamente refugiou-se em um trabalho anônimo. Recebe salários atrasados, é tolerante com os patrões e namora Neusa (Mônica Carvalho).
URBANO PAIVA (Sebastião Vasconcelos) – Marido de Dalva (Ana Rosa) e pai de Caio (Ângelo Paes Leme). É caseiro da propriedade de Gregório (Sérgio Viotti), em Teresópolis. Urbano é um homem rude e desconfiado.
DALVA PAIVA (Ana Rosa) – Esposa de Urbano (Sebastião Vasconcelos) e mãe de Caio (Ângelo Paes Leme). Trabalha na propriedade de Gregório (Sérgio Viotti), em Teresópolis, junto com o marido. É uma mulher cheia de ambição e capaz de tudo para defender o filho.
CAIO PAIVA (Ângelo Paes Leme) – Filho de Urbano (Sebastião Vasconcelos) e Dalva (Ana Rosa). O rapaz é o namorado de Joyce (Carla Marins), a quem engravida. É estudante de Turismo, não se esforça na faculdade, mas é ambicioso. Mora no Rio de Janeiro, onde divide um apartamento com Fábio (Guilherme Faro).
FÁBIO BARROSO (Guilherme Faro) – Amigo de Caio (Ângelo Paes Leme), com quem mora em um apartamento na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Trabalha e é um jovem responsável, bem diferente do amigo, a quem aconselha muitas vezes.
VALKÍRIA ASSUNÇÃO (Cláudia Mauro) – Jovem e bonita esposa de Assunção (Nuno Leal Maia) e mãe de Luizinho (André Ricardo). Parece, à primeira vista, uma dócil esposa, que se entrega ao machismo do marido, mas, na verdade, sabe dominá-lo muito bem. É nascida e criada na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, e mantém uma relação de amizade com Joyce (Carla Marins) e Helena (Regina Duarte), filha e ex-mulher de Assunção, respectivamente.
LUIZINHO ASSUNÇÃO (André Ricardo) – Filho de Assunção e Valkíria (Nuno Leal Maia) e meio-irmão de Joyce (Carla Marins). Luizinho é um menino encantador, mas desleixado, o que deixa o pai muito aborrecido, já que sonhou com um filho que amasse o esporte. Luizinho, ao contrário, é contemplativo, adora histórias que a mãe lhe conta.
MARTA XAVIER (Bia Nunnes) – Esposa de Sinval (Ricardo Petraglia) e mãe de Ritinha (Ingrid Fridman). Marta é vizinha, amiga e comadre de Helena (Regina Duarte). A madrinha de Joyce (Carla Marins) trabalha em uma loja num shopping. Dá duro, mas é bem-humorada, intuitiva, uma pessoa que gosta de viver. Seu casamento que já perdeu o encanto, mas ela o mantém para não dissolver a família. Ainda gosta do marido, é fiel, mas já não acredita que volte a ser feliz.
SINVAL XAVIER (Ricardo Petraglia) – Marido de Marta (Bia Nunnes) e pai de Ritinha (Ingrid Fridman). Sinval é desempregado, mas diz que vive da economia informal. Gosta de jogar e, para isso, chega a pegar dinheiro da bolsa da esposa. Já não tem estima por si mesmo, entregou-se à vadiagem, ainda que mantenha a pose.
RITINHA (Ingrid Fridman) – Filha de Sinval (Ricardo Petraglia) e Marta (Bia Nunnes).  Ritinha é uma menina muito inteligente, viva, que percebe tudo à sua volta, ainda que mantenha a inocência.
SONINHA TOLEDO (Flávia Alessandra) – Grande amiga de Joyce (Carla Marins).
RAMIRO (Edson Silva) – Zelador do edifício onde mora Helena (Regina Duarte), no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
(Francisco Carvalho) – Marido de Matilde (Rosane Gofman), pai de Zezinho (Thomas Morkos) e Aninha (Úrsula Corona), e caseiro da casa de Carlos (José Mayer), em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
MATILDE (Rosane Gofman) – Mulher de Zé (Francisco Carvalho) e mãe de Zezinho (Thomas Morkos) e Aninha (Úrsula Corona). Vive fazendo referências à Sheila (Lilia Cabral) para o patrão, relembrando antigos momentos de intimidade, o que constrange Paula (Carolina Ferraz).
ZEZINHO (Thomas Morkos) – Filho de Zé (Francisco Carvalho) e Matilde (Rosane Gofman) e irmão de Aninha (Úrsula Corona).
ANINHA (Úrsula Corona) – Filha de Zé (Francisco Carvalho) e Matilde (Rosane Gofman) e irmã de Zezinho (Thomas Morkos).
  

 



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.