Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

HISTÓRIA DE AMOR

As mulheres eram as grandes protagonistas da trama, que mostrava as várias formas de amar em meio a conflitos diários.


CURIOSIDADES

Autoria: Manoel Carlos
Colaboração: Elizabeth Jhin, Marcus Toledo e Maria Carolina
Direção: Ricardo Waddington, Roberto Naar e Alexandre Avancini
Período de exibição: 03/07/1995 – 02/03/1996
Horário: 18h
Nº de capítulos: 209

A primeira sinopse de História de Amor foi alterada por determinação do Ministério da Justiça. Manoel Carlos havia criado um triângulo amoroso envolvendo Carlos (José Mayer), Helena (Regina Duarte) e Joyce (Carla Marins), sem saber que a novela seria exibida às 18h. Na época, o autor declarou que havia modificado o enredo antes mesmo da decisão do ministério, assim que se confirmou o horário de exibição da trama.  A paixão de mãe e filha pelo mesmo homem acabou sendo trabalhada por Manoel Carlos em Laços de Família (2000), às 20h.

História de Amor marcou a comemoração de 30 anos de carreira da atriz Regina Duarte, pela primeira vez interpretando um papel no horário das 18h.

O esporte brasileiro ganhou destaque em História de Amor através das críticas e incentivos do cronista Assunção (Nuno Leal Maia), ex-campeão de remo.

O autor Manoel Carlos lembra que História de Amor foi sua primeira novela a ter um grupo de discussão a avaliar a trama.

História de Amor foi o primeiro trabalho de José Mayer em uma novela de Manoel Carlos. Ele ainda trabalharia em Viver a Vida (2009), Páginas da Vida (2006), Mulheres Apaixonadas (2003), Laços de Família (2000) e na minissérie Presença de Anita (2001).

A atriz Lilia Cabral conta que Sheila foi um desafio em sua carreira, pois a personagem demandava uma carga de explosão emocional muito grande. Era o oposto de tudo o que tinha feito até então, tendo trabalhado mais com comédia. Sheila foi a sua primeira personagem em televisão que despertou a antipatia do público. A atriz gravava as cenas com muita concentração, esforçando-se para que a vilã não ficasse artificial.

História de Amor foi vendida para cerca de 30 países, entre os quais Angola, Bulgária, Ilhas Maurício, Jordânia, Malásia, Marrocos, Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.

A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo a partir de dezembro de 2001.



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.