Quem somos

Memória Globo é a área que conta a história de quase 50 anos da Rede Globo. As novelas, minisséries, telejornais, coberturas jornalísticas e esportivas, programas de humor, auditório, variedades, infantojuvenis, entre outros, produzidos e exibidos em todos esses anos, são pesquisados por uma equipe de jornalistas, historiadores e antropólogos. Além disso, desenvolve, desde 1999, um programa de história oral com centenas de profissionais que ajudam ou ajudaram, diariamente, a levar informação e entretenimento à casa de milhões de brasileiros. São entrevistas com jornalistas, autores, atores, apresentadores, diretores, engenheiros, executivos, cinegrafistas, produtores, cenógrafos, figurinistas, editores, iluminadores, entre outros, que, ao falarem sobre suas histórias de vida, com ênfase na trajetória profissional, fornecem elementos para traçar um panorama da história da Globo e da televisão no Brasil.  
   
Esse trabalho tem gerado livros como Jornal Nacional, a Notícia faz HistóriaDicionário da TV GloboAutores; Histórias da Teledramaturgia e muitos outros que podem ser conhecidos na área deste site destinada a Publicações. O conteúdo Memória Globo também tem sido mostrado em telejornais e programas da Globo, como Jornal Nacional, Fantástico e Vídeo Show, programas da Globo News, como o Arquivo N, e em reportagens dos portais de notícias G1 e GloboEsporte.com.  

   
O site Memória Globo, lançado em junho de 2008, tem como proposta fornecer a pesquisadores, estudantes, jornalistas e telespectadores em geral conteúdos audiovisuais e textuais sobre os programas, coberturas e profissionais da Globo.   
   
A nova versão do site, que estreou em agosto de 2013, foi desenvolvida para melhorar a exibição e a integração dos conteúdos, aumentar a interatividade e facilitar a localização da informação. Outra grande novidade são os webdocumentários que podem ser vistos na página de Vídeos. Trechos de depoimentos e de programas são editados para que o espectador possa assistir a cenas de uma novela inesquecível ou à cobertura de um evento jornalístico que tenha marcado um momento de sua vida. São vídeos com a qualidade da programação da Globo.

O Memória Globo traz ainda " Linhas do Tempo" com os marcos da programação e das coberturas jornalísticas da emissora; "Mostras" com conteúdo exclusivo sobre assuntos relevantes e de interesse da população em geral e a " Biografia de Roberto Marinho", contando um pouco de sua trajetória pessoal e empresarial.

O internauta também encontra os Princípios Editoriais que regem as Organizações Globo. Na seção destinada a Erros, constam o reconhecimento de equívocos em coberturas da Globo e explicações para as decisões tomadas pela empresa. Na parte dedicada a Acusações Falsas, as Organizações Globo emitem a sua versão dos fatos e esclarecem os brasileiros sobre cada uma das denúncias divulgadas.   

MEMÓRIA GLOBO   

Equipe:  
Sílvia Fiuza (gerente); Ana Viana (supervisora de textos); Bia Durão (supervisora de projetos); Itamar de Assis Jr. (supervisor de vídeos); Juliana Felicio (editora); Juliana Saba (editora); Luciana Azevedo (editora); Carla Peixoto (editora de web); Fernanda Chinelli (editora de web); Fernando Botafogo (editor de web); Irene Chaves (editora de web); Juan de Souza (produtor de vídeo);  Luis Felipe Vaz ( produtor de vídeo); João Werneck Vianna ( produtor de vídeo); Leandro Paz (produtor de vídeo); Anna Cavalcanti (editora de web); Julio Cezar Araujo (produtor de reportagem); Ana Paula Goulart Ribeiro (consultora); Laura Malin (consultora); Rodrigo Linares (consultor).


© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.