Página principal   »   Programas   »   Entretenimento   »   Novelas   »  

A GATA COMEU

A adaptação da novela A Barba Azul, de Ivani Ribeiro, exibida na TV Tupi nos anos 1970, tinha como foco uma tumultuada história de amor.


GALERIA DE PERSONAGENS

Autoria: Ivani Ribeiro
Colaboração: Marilu Saldanha
Direção: Herval Rossano e José Carlos Pieri
Direção-geral: Herval Rossano
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 15/04/1985 – 19/10/1985
Horário: 18h
Nº de capítulos: 167

JÔ PENTEADO (Christiane Torloni) – Mulher rica, charmosa e impetuosa. É conhecida como Barba Azul, por “colecionar” noivos. Dizem que ela atrai os homens com seu charme, fazendo deles, depois, “gato e sapato”. É muito ligada ao pai, Horácio Penteado (Mauro Mendonça), e não se dá bem com sua madrasta Ester (Anilza Leoni). A sensação de abandono, após o segundo casamento do pai, talvez justifique seus problemas psicológicos. É sonâmbula e faz mil e uma coisas nesse estado semiconsciente. Apaixona-se pelo professor Fábio Coutinho (Nuno Leal Maia), mas eles vivem uma relação tempestuosa, muito atrapalhada pela meia-irmã da protagonista, a jovem Gláucia (Bia Seidl). Jô também é meia-irmã de Lenita (Deborah Evelyn).
FÁBIO COUTINHO (Nuno Leal Maia) – Professor de um colégio na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. O viúvo é noivo de Paula (Fátima Freire), jovem que trabalha em uma companhia de turismo, e pai de Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). Fábio tem uma boa relação com crianças, especialmente com seus alunos, com quem é liberal. Com as mulheres é quase machão e, no geral, é todo “certinho”, não admitindo falhas. Demora a admitir ter se apaixonado por Jô Penteado (Christiane Torloni), de quem discorda do comportamento.
HORÁCIO PENTEADO (Mauro Mendonça) – Pai de Jô Penteado (Christiane Torloni), Gláucia (Bia Seidl) e Lenita (Deborah Evelyn). O rico viúvo dedicou-se inteiramente à filha até se casar com Ester (Anilza Leoni), sua segunda esposa, com quem teve Gláucia e Lenita. Esse distanciamento fez Jô sofrer bastante. Horácio ganha a vida como banqueiro, mas diversifica suas atividades. Tem uma bela casa em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, onde passa os fins de semana.
ESTER PENTEADO (Anilza Leoni) – Segunda esposa de Horácio (Mauro Mendonça) e mãe de Gláucia (Bia Seidl) e Lenita (Deborah Evelyn). Mulher ociosa e frívola e que não consegue se entender com a enteada, Jô Penteado (Christiane Torloni), a quem culpa por todas as suas mazelas. Para entretê-la, o marido lhe compra uma companhia de seguros, mas ela sequer aparece.
GLÁUCIA (Bia Seidl) – Filha de Horácio (Mauro Mendonça) e Ester (Anilza Leoni) e irmã de Lenita (Deborah Evelyn). É a grande antagonista de sua meia-irmã, Jô Penteado (Christiane Torloni), a quem não suporta. Gláucia guarda grande mágoa dela e faz tudo para atrapalhar a vida da meia-irmã, afinal ela lhe roubou muitos namorados.
LENITA (Deborah Evelyn) – Lenita é meiga, compreensiva, irmã de Gláucia (Bia Seidl) e meia-irmã de Jô (Christiane Torloni), de quem é muito amiga. Lenita é a filha caçula de Horácio (Mauro Mendonça) e Ester (Anilza Leoni).
PAULA (Fátima Freire) – Noiva de Fábio (Nuno Leal Maia), filha de Ofélia (Diana Morel) e de Martim (Rogério Fróes) e irmã de Xande (Oberdan Jr.) e Sueli (Juliana Martins). Trabalha na companhia de turismo de Horácio Penteado (Mauro Mendonça) e, logo no início da trama, tem uma grande briga com Jô Penteado (Christiane Torloni), criando uma forte relação de inimizade com ela.
CUCA (Danton Mello) – Filho de Fábio (Nuno Leal Maia). O menino é um dos mentores do Clube Cebolinhas, que reúne as crianças interessadas em debater os problemas do mundo adulto, dando, inclusive, lições para os pais.
ADRIANA (Kátia Moura) – Filha caçula de Fábio (Nuno Leal Maia).
XANDE (Oberdan Jr.) – Filho de Ofélia (Diana Morel) e de Martim (Rogério Fróes), irmão de Paula (Fátima Freire) e de Sueli (Juliana Martins). É aluno de Fábio (Nuno Leal Maia) e faz parte do Clube Cebolinhas.
SUELI (Juliana Martins) – Filha de Ofélia (Diana Morel) e de Martim (Rogério Fróes), irmã de Paula (Fátima Freire) e de Xande (Oberdan Jr.). É aluna de Fábio (Nuno Leal Maia).
GUSTAVO PENAFORTE (Cláudio Corrêa e Castro) – Gustavo é marido de Tereza Penaforte (Marilu Bueno), pai de Babi (Mayara Magri) e amigo de Horácio (Mauro Mendonça). Ele faz parte do grupo em excursão que fica desaparecido por dois meses, após um acidente com o barco que o transportava. É mais conhecido como Gugu.
TEREZA PENAFORTE (Marilu Bueno) – Mais conhecida como Tetê, esposa de Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro) e mãe de Babi (Mayara Magri). O casal vive brigando e chama a atenção de todos por tantos desentendimentos.
BABI (Mayara Magri) – Filha do casal Gugu (Cláudio Corrêa e Castro) e Tetê (Marilu Bueno). Jovem, bonita e rica, que precisa lutar contra muitas convenções por conta dos namorados que arruma. Para tal, conta com a ajuda da avó, Dona Biloca (Norma Geraldy).
ZÉ MARIO (Elcio Romar) – Primo de Vitório (Laerte Morrone) e assistente de Horácio (Mauro Mendonça). Zé Maria envolve-se com Babi (Mayara Magri).
RAFAEL (Eduardo Tornaghi) – ator de teatro e amigo de Tony (Roberto Pirillo), com quem divide o apartamento. É um dos muitos noivos de Jô (Christiane Torloni) e fica no centro da discórdia entre a ex-noiva e a irmã dela, Gláucia (Bia Seidl).  
TONY (Roberto Pirillo) – Ator e amigo de Rafael (Eduardo Tornaghi), com quem divide o apartamento, e de Vitório (Laerte Morrone). É bem-humorado e não aguenta as ideias de Rafael, que defende a “pureza” da arte.
TELEVINA (Kleber Macedo) – Empregada de Rafael (Eduardo Tornaghi) e Tony (Roberto Pirillo). É louca por novelas de televisão, para desespero de Rafael.
VITÓRIO (Laerte Morrone) – Amigo de Tony (Roberto Pirillo). É garçom de uma pizzaria, mas se faz passar por Conde de Parma, um milionário italiano. Apesar da ousadia, morre de medo de ter a farsa descoberta.
ZAZÁ (Aracy Cardoso) – Empregada de Fábio (Nuno Leal Maia). É ela quem cuida de Adriana (Kátia Moura) depois do desaparecimento do barco onde estava o patrão.
OFÉLIA (Diana Morel) – Esposa de Martim (Rogério Fróes) e mãe de Paula (Fátima Freire), Xande (Oberdan Jr.) e Suely (Juliana Martins).
MARTIM (Rogério Fróes) – Marido de Ofélia (Diana Morel), que só retorna ao lar depois do desaparecimento dos filhos no acidente com o barco.
EDSON (José Mayer) – Prático da lancha, assessorando o comandante da embarcação na condução segura do navio em áreas de navegação. Edson é um homem pobre, meio duro e que tem uma participação intensa na história ao se apaixonar por uma mulher de outra classe social. Foi criado pelos tios, Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin), e os trata como seus pais.
CONCEIÇÃO (Dirce Migliaccio) – Esposa de Oscar (Luiz Carlos Arutin), mãe de Renato (Silvio Perroni) e tia de Edson (José Mayer). Vive chamando seu marido de “santinho” e trabalha para sustentar a casa.
OSCAR (Luiz Carlos Arutin) – Marido de Conceição (Dirce Migliaccio), pai de Renato (Silvio Perroni) e tio de Edson (José Mayer). Em casa, fingi-se de doente, mas, quando está na rua, apruma-se todo para se divertir.
RENATO (Silvio Perroni) – Filho de Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin) e primo de Edson (José Mayer).
IVETE (Nina de Pádua) – Prima de Edson (José Mayer). Tem uma chance de melhorar de vida com o afastamento involuntário de Fábio (Nuno Leal Maia). Só não resolve seus problemas afetivos com o primo.
DONA BILOCA (Norma Geraldy) – Avó de Babi (Mayara Magri). Vive tentando ajudar a neta em seus relacionamentos, sempre controlados pelos pais da jovem, Gugu (Cláudio Corrêa e Castro) e Tetê (Marilu Bueno).
VICENTE (Germano Filho) – Dono de uma banca de jornal e pai de Cecéu (Rafael Alvarez) e Verinha (Juliana Lucas Martin). As duas crianças, alunos de Fábio, desaparecem no incidente com o barco.
CECÉU (Rafael Alvarez) – Filho de Vicente (Germano Filho).
VERINHA (Juliana Lucas Martin) – Filha de Vicente (Germano Filho).
TITO (Jaime Periard) – Namorado de Babi (Mayara Magri), não é aceito pelos pais dela, Gugu (Cláudio Corrêa e Castro) e Tetê (Marilu Bueno).
NAIR (Marina Miranda) – Empregada de Gugu (Cláudio Corrêa e Castro) e Tetê (Marilu Bueno).
CECÍLIA (Ana Luiza Folle) – Secretária de Horácio (Mauro Mendonça).
BENJAMIM (Alfredo Murphy) – Pescador que salva os náufragos, vítimas do acidente com o barco.
ZÉ BENTO (David Pinheiro) – Amigo de Benjamim (Alfredo Murphy).
MAURO (Júnior Prata) – Amigo de Tito (Jayme Periard).

 



© 2013. Todos os direitos reservados a Globo Comunicações e Participações S.A.
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.