LISTAS DAS AVES DO BRASIL

Atualização: 1/1/2014.

 

Dedicado à memória de Fernando da Costa Novaes (1927-2004)

 

 

Uma listagem atualizada das aves ocorrentes em território brasileiro é apresentada em sua décima primeira edição. Além da incorporação dos novos táxons e novas ocorrências, diversas alterações na sequência e no arranjo dos táxons foram implementadas à luz das mais recentes publicações.

O CBRO – um “fórum destinado à discussão da classificação, nomenclatura e distribuição das aves brasileiras” – foi criado em abril de 1999 e reconhecido em 2004 como Grupo de Estudos da SBO – Sociedade Brasileira de Ornitologia.

A estrutura da lista, sobretudo a seqüência, permanece baseada em grande parte na lista de aves do SACC – South American Classification Committee da AOU – American Ornithologists’ Union , mas há discordâncias diversas. Estas foram efetivadas, geralmente, a partir dos resultados constantes em certos trabalhos publicados, quando estes foram considerados procedentes pelo CBRO.

O CBRO adota o CFGE – Conceito Filético Geral de Espécies (Aleixo, 2007. Rev. Bras. Orn. 15: 297-310) para balizar suas decisões acerca do limite de espécies. Por acomodar vários estágios do processo contínuo de especiação, o GLC permite que esse estágio seja explicitamente reconhecido. Há uma busca, com menor arbitrariedade, por unidades evolutivas distintas, que podem ser reveladas a partir de vários tipos de evidências (ver ainda Helbig et al., 2002. Ibis 144: 518-525).

É dada uma especial atenção à autoria e datação dos táxons, incluindo aquelas dos nomes dos táxons superiores.

Os nomes em Português, um único para cada espécie, têm caráter meramente instrumental e não devem ser entendidos como uma tentativa de normatização. Para uma listagem abrangente dos nomes populares recomenda-se consultar o site do Centro de Estudos Ornitológicos .

Além da lista primária (a lista principal) de aves brasileiras, há duas outras listas: secundária e terciária, que serão igualmente organizadas e permanentemente atualizadas pelo CBRO. Uma definição técnica de cada uma destas é dada ao lado.

 

Recomenda-se a seguinte citação da lista:

Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (2014) Listas das aves do Brasil. 11ª Edição, 1/1/2014, Disponível em <http://www.cbro.org.br>. Acesso em: [data do acesso].

Lista Primária

 

Espécies com pelo menos um dos registros de ocorrência no Brasil provido de evidência documental. Neste contexto, são evidências documentais os itens disponíveis, para consulta independente, na forma exclusiva de espécime integral ou parcial, fotografia, gravação de áudio ou vídeo, que permitam a determinação segura do táxon.

 

Lista Secundária

 

Espécies com provável ocorrência no Brasil, providas de  registros específicos publicados para o país, mas cuja evidência documental não é conhecida ou disponível. Neste contexto, a ‘provável ocorrência’ de uma espécie no Brasil é inferida a partir do seu padrão distribucional e de dispersão estabelecido com base em evidências documentais.

 

Lista Terciária

 

Espécies providas de registros específicos publicados para o país, mas com evidência documental inválida ou com improvável ocorrência no Brasil e carentes de evidência documental.

 

11ª Edição - 1/1/2014

 

Versão PDF

Versão Excel

 

Versão HTML [em preparação]

 

 

Alterações contidas na lista atual com relação à anterior

 

 

Número de espécies de aves do Brasil (e de alguns grupos e taxons)


Versões anteriores da lista

 

Lista de Aves do Brasil - 1 de fevereiro de 2005

Lista de Aves do Brasil - 24 de fevereiro de 2005

Lista de Aves do Brasil - 22 de março de 2005

Lista de Aves do Brasil - 10 de fevereiro de 2006

Lista de Aves do Brasil - 15 de julho de 2006

Lista de Aves do Brasil - 10 de agosto de 2007

Lista de Aves do Brasil -  5 de outubro de 2008

Lista de Aves do Brasil - 9 de agosto de 2009

Lista de Aves do Brasil - 18 de outubro de 2010

Lista de Aves do Brasil - 25 de janeiro de 2011