quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caixa Econômica Federal - Serviços, Historia, www.caixa.gov.br



A Caixa Econômica Federal ou apenas Caixa, como é conhecida por grande parte dos brasileiros, é uma instituição financeira que tem o seu controle totalmente público, ou seja, é o banco do governo federal brasileiro. Sua sede, assim como toda a sua diretoria está localizada na cidade de Brasília/DF, no Setor Bancário Sul e possui filiais em todo o Brasil, inclusive, com agências móveis em barcos e caminhões. Por ser um órgão financeiro do Governo Federal, a Caixa Econômica Federal está vinculada diretamente ao Ministério da Fazenda, o qual escolhe o nome do Presidente da instituição.

Caixa Econômica Federal - Serviços, Historia, www.caixa.gov.br
(Foto: Divulgação) Caixa Econômica Federal -  www.caixa.gov.br

História da Caixa Econômica Federal


A Caixa foi fundada por Dom Pedro II em 12 de janeiro de 1861 tendo como propósito principal incentivar a poupança e conceder empréstimos sob a forma de penhor para os brasileiros – serviços esses que são realizados até a presente data pela instituição financeira, onde, inclusive, a poupança é o principal serviço da Caixa Econômica Federal.


Principais Serviços da Caixa Econômica Federal


Além da poupança, a Caixa Econômica Federal é atualmente a única instituição financeira depositária de todos os valores referentes ao Fundo de Garantia sob o Tempo de Serviço (FGTS), assim como é a responsável pelo pagamento do PIS (Programa de Integração Social) onde os trabalhadores que estão há, pelo menos, cinco anos cadastrados no programa e que receberam na média do ano anterior menos de dois salários mínimos recebem um salário mínimo como forma de abono.

Outro serviço importante da Caixa Econômica Federal são as loterias, onde a empresa é a responsável por toda a normatização, assim como pelo pagamento dos prêmios aos ganhadores. No Brasil existem oficialmente 10 modalidades de jogos – todos administrados pela Caixa: Mega-Sena, Lotofácil, Lotogol, Quina, Loteca, Loteria Federal, Lotomania, Loteria Instantânea, Timemania e Dupla Sena.


Como apenas uma parte do valor arrecadado com as apostas são passados para o pagamento dos prêmios, os demais são utilizados para projetos sociais, para o Comitê Paraolímpico Brasileiro, para o Fies (Financiamento Estudantil), além de instituições subordinadas que recebem uma pequena parte para trabalhos na área da cultura, educação, esportes e, inclusive, segurança penitenciária.


Banco Público



Por ser o único Banco totalmente público do Brasil, a Caixa é a principal responsável pelo financiamento das obras públicas, principalmente, as de saneamento básico onde destinada recursos para Estados e Municípios.

Site Oficial da Caixa Econômica Federal


A caixa também disponibiliza uma grande variedade de serviços online tais como consultas FGTS, consulta PIS, consulta seguro desemprego entre outros serviços, vale a pena visitas o site oficial: www.caixa.gov.br/‎


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consulta CPF online gratis. Tecnologia do Blogger.