Publicidade

Postado em 28/05/2014 por Tatiane Rosset | Comentários

CET cadastra carros de moradores para poderem circular durante a Copa

misterios-itaquerao

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a cadastrar os moradores de Itaquera que precisarão usar seus carros em dias de jogos da Copa do Mundo.  Assim, eles poderão entrar no perímetro estabelecido pela Fifa e decretado pela prefeitura como área de segurança para a realização do torneio.

+ Selecionamos os melhores endereços para visitar nas cidade-sede 

No total, 130 imóveis, entre casas e pontos comerciais, deverão passar pelo procedimento, que começou na segunda-feira (26). Eles ficam em trechos bloqueados das avenidas do Contorno, Doutor Luís Ayres e Manoel Ribas. Até a tarde desta quarta-feira (28), as equipes da CET já haviam inscrito 107 endereços, emitindo noventa autorizações. Nos locais onde os agentes da empresa não encontraram ninguém, foi deixada uma carta pedindo para que as pessoas entrem em contato pelo telefone 3396-8095 para reagendar a visita.

A Autorização de Acesso ao Morador, um adesivo, será obrigatória para os motoristas a partir deste domingo (1), durante o jogo-teste no Itaquerão entre Corinthians e Botafogo.

+ Fifa e Corinthians adiam novo teste em Itaquera

Os moradores residentes na Rua Dr. Luiz Ayres, no trecho entre o Túnel Águia de Haia e a Rua Maria Eugênia Celso, farão o acesso às residências apenas no ponto de bloqueio da Rua Peixoto Werneck. Já os moradores residentes na Avenida do Contorno (a partir do numeral 208) e na Rua Manuel Ribas, entre a Avenida do Contorno e Rua Paulo Frontim, deverão acessar suas casas pela Rua Padre Viegas de Menezes e Avenida do Contorno. A saída deverá ser feita pela Rua Manuel Ribas, depois à esquerda na Rua Nova Petrópolis até chegar à Avenida Campanella.

A autorização para os moradores não valerá para os pontos de verificação montados para os jogos, por onde só passarão veículos autorizados pela Fifa.

Postado em 28/05/2014 por Silas Colombo | Comentários

Maior grafite a céu aberto da América Latina colore chegada a Itaquera

photo 1

O muro que separa a Radial Leste, principal via de acesso para o torcedor que vai até o Itaquerão, da linha mais superlotada do metrô, a vermelha, está ganhando os retoques finais para se tornar o maior corredor de grafite a céu aberto da América Latina. São quatro quilômetros seguidos de desenhos, no trecho entre a Estação Patriarca do metrô e o estádio. As imagens são as mais variadas e representam, principalmente, a torcida brasileira com personagens de todos os tipos.

+ O melhor de São Paulo e outras cidades-sede na Copa

A obra de arte foi feita por setenta grafiteiros que levaram um cachê de 6 500 reais cada. Batizada de Projeto 4 km, a intervenção foi idealizada pela secretaria de estado de Turismo e pelo Comitê Paulista da Copa, com apoio da secretaria de estado de Cultura e da Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo.

+ Um guia com lugares para levar seu amigo turista na Copa

Desde a Vila Matilde, a Radial também já vem sendo colorida com as cores do Brasil. O canteiro central e as rotatórias foram pintadas de verde e amarelo. Em Artur Alvim, os prédios da Cohab que fica logo ao lado do estádio estão sendo pintados com as bandeiras de seleções que já sediaram a Copa.

Quem quiser curtir o detalhes dos desenhos mais de perto pode caminhar na calçada que acompanha o mural ou vir de bicicleta pela ciclo-faixa que parte da Estação Tatuapé do metrô e vai até a frente da arena. É um belo passeio para o fim de semana.


P.S: Um dos artistas aproveitou seu espaço para desenhar o Estádio do Pacaembu com os dizeres: “SP – Brasil – 2014″. Eu, honestamente, não entendi o porquê, mas enfim, ficou bonito.

Postado em 23/05/2014 por Silas Colombo | Comentários

Fifa começa a “decorar” Itaquerão para a Copa

001

(Crédito: Silas Colombo)

Fazem só três dias que a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) virou a “dona” da Arena Corinthians, mas o lugar já está tomando outra cara.

A fachada Leste do estádio começou a receber o envelopamento que traz os logotipos da entidade e do torneio. A ideia é que até o dia da abertura do mundial, em 12 de junho com a partida entre Brasil e Croácia, os quatro lados já estejam customizados, assim como os painéis em volta do gramado e os parapeitos das arquibancadas.

002

(Crédito: Silas Colombo)

O torcedor que vai acompanhar o último evento-teste antes da bola rolar de verdade para o mundo todo, adiado para 1º de junho, já vai poder ter uma ideia de como é o “padrão Fifa”, pelo menos no visual. Neste dia, a partida entre Corinthians e Botafogo servirá para colocar a capacidade máxima de torcedores na arena, utilizando inclusive os 20 000 assentos da arquibancada provisória, que ainda não está pronta. Ontem alguns caminhões ainda chegavam ao estádio carregados com as poltronas brancas e pretas, mas a Odebrecht, construtora responsável pela obra, garante que tudo vai ficar pronto para a prova oficial.

003

(Crédito: Silas Colombo)

Quem visita o Itaquerão assiste os funcionários da Fifa dando acabamentos especiais, enquanto os da construtora ainda fazem obras pesadas embaixo de guindastes no setor Sul. Ali, diga-se de passagem, ainda não tem nem calçada para os visitantes que virão a pé pelo pelos novos acessos que ligam o estádio às Avenidas Itaquera e Waldemar Tietz, abertos para circulação no início dessa semana. Por lá, nos novos viadutos e ruas ainda é preciso ter cuidado para circular. Alguns motoristas param nas pontos para fotografar a arena e outros, desavisados andam na contra mão. Agentes da CET orientam o trânsito só durante o dia.

Postado em 21/05/2014 por Silas Colombo | 1 comentário

Fifa e Corinthians cancelam novo teste no Itaquerão

itaquerao_034-jpg

O Corinthians e a Fifa não farão mais o teste na Arena Corinthians marcado para o dia 29 (quinta-feira), às 16h. O jogo entre o time da capital e o Cruzeiro pelo Brasileirão havia sido mudado para que o estádio passasse por mais uma prova antes da abertura da Copa do Mundo.

Desta forma, a partida volta a acontecer com as configurações anteriores: na quarta-feira (28), às 22h, no Canindé.

Os organizadores admitem que o bairro de Itaquera ainda não comporta um evento desse porte em horário de pico. De acordo com o Corinthians, não daria tempo para terminar a instalação das arquibancadas provisórias. Há ainda a preocupação com as pessoas que já haviam comprado ingressos para a partida que estava marcada para acontecer à noite no estádio do Canindé.

A Fifa recebeu nesta semana a ‘chave’ de todos os estádios da Copa do Mundo, inclusive da Arena Corinthians. Os organizadores estudam a possibilidade de fazer novo evento-teste no estádio em Itaquera no dia 1º de junho. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, não ficou satisfeito com o fato de o Corinthians não ter feito um teste usando a capacidade total do estádio. E exige que isso aconteça. No jogo do Corinthians com o Figueirense, domingo, apenas 37 000 lugares foram ocupados.

Postado em 20/05/2014 por Silas Colombo | 1 comentário

Itaquerão terá outro jogo-teste antes da Copa

Jogo contra o Figueirense reuniu 37 000 torcedores

Jogo contra o Figueirense reuniu 37 000 torcedores

Para alegria do Sr. Gilberto, dono do Boteco do Bigode, que fica próximo à Estação Artur Alvim do metrô – e que secou o estoque de cerveja no primeiro jogo do Corinthians na nova casa -, o Itaquerão vai receber mais uma partida-teste antes da abertura da Copa do Mundo. Após um primeiro experimento considerado “bem-sucedido” pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL). A pedido da entidade máxima do futebol, o jogo entre Corinthians e Cruzeiro, que aconteceria no Canindé, será na arena de Itaquera no dia 29 de maio, uma quinta-feira, às 16h.

A ideia é testar o estádio com capacidade máxima e colocar os corintianos para pular nas arquibancadas provisórias e ver se aguentam o impacto do primeiro gol do timão (se acontecer).

Outra exigência da Fifa foi para que a partida acontecesse à tarde, e não à noite (como seria normalmente no meio da semana), para que o acesso ao estádio pudesse ser testado novamente. No jogo entre Corinthians e Figueirense, houve muitas reclamações quanto à chegada à Arena Corinthians para os que optaram por ir de carro e não utilizaram o transporte público.

Os acessos aos bairros da região, mesmo para quem não estava nem ai para o jogo, foi bastante prejudicado. “Fecharam a entrada da Radial Leste que dava na rua da minha casa e demorei uma hora no trânsito para achar um retorno”, conta Guilherme Almeida. Os marronzinhos da CET consultados pela reportagem não sabiam informar outras opções de caminhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade