30/10/2013 17h21 - Atualizado em 30/10/2013 17h23

Sem acordo trabalhista, Azul e Trip suspendem integração de aeronautas

Proposta de equiparação salarial de tripulantes foi recusada na segunda.
Azul disse que integração de demais áreas foi concluída com sucesso.

Do G1, em São Paulo

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras disse que decidiu  suspender  a integração dos aeronautas da Azul e da Trip, como reflexo do resultado da Assembleia Geral dos Aeronautas ocorrida na última segunda-feira (21), quando a proposta de alteração do modelo de remuneração do grupo não foi aprovada.

"A companhia está, neste momento, estudando as próximas etapas desse processo, motivo pelo qual, não comentará  o assunto. A empresa esclarece que a integração das demais áreas foi concluída com sucesso”, disse, por meio de nota.

Mais cedo, nesta quarta-feira (30), o presidente da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, disse que a integração entre os quadros de funcionários da empresa e da Trip, aérea comprada no ano passado, poderia ser interrompido se os funcionários da companhia adquirida rejeitarem a proposta de equalização, conforme reportagem do Valor Online.

"Se não votarem um acordo, vamos ficar com empresas separadas", disse Neeleman a jornalistas após evento de lançamento da nova empresa da qual ele é sócio, a Vigzul, companhia de monitoramento de residências.

A proposta de equiparação salarial de tripulantes da Azul e da Trip foi recusada no último dia 21, após assembleia do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Na mesma data em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu sinal verde para as duas empresas passarem a atuar com o mesmo Certificado de Operador Aéreo (COA).

"Já conversamos com o sindicato que está acompanhando o processo. Eles sabem que nossa proposta é justa", afirmou o dono do voto controlador da Azul, referindo-se à equiparação de remuneração de pilotos e copilotos das duas aéreas.

Entre as diferenças, a Azul calcula o salário variável com base em horas voadas e a Trip por quilômetro. "Tem piloto de jato ganhando mais que piloto que opera avião maior. Não faz sentido", disse Neeleman.

A proposta da Azul representa um ajuste para baixo no rendimento de parte dos funcionários da Trip.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de