Silent Hill HD Collection - Análise

O regresso à cidade mais assustadora dos videojogos.

As coleções HD, na generalidade têm sido bem aceites pelo público, e por isso não é de estranhar que cada vez mais séries icónicas dos videojogos tenham vindo a ter direito à sua própria "atualização" para a alta definição. Não tenho nada contra este tipo de "Ports" desde que lhe seja dado a dignidade que merecem. São excelentes oportunidades para quem nunca jogou determinado jogo à época, e servem também para que os nostálgicos possam reviver alguns bons momentos.

Esta coleção de Silent Hill oferece o segundo e terceiro jogos da franquia, ambos com um visual atualizado que essencialmente atribui maior detalhe aos ambientes e objetos. No caso de Silent Hill 2, para além do novo visual a Konami introduziu ainda novas interpretações para as vozes. Este particular era inegavelmente um dos pontos fracos do jogo, e por isso os produtores decidiram rever cada linha de diálogo e adicionar interpretações mais cuidadas e credíveis.

O sistema de câmara é que continua a mostrar a sua idade, mesmo com um novo esquema de controlo opcional que também está disponível para os dois jogos. Basicamente é possível escolher entre os controlos tradicionais, ou um novo esquema mais "moderno" onde a personagem se movimenta na direção para onde movemos o analógico. Apesar de este ser o "standard" dos videojogos de ação nos dias de hoje, como a câmara continua estática, é fácil perder o sentido de direção após uns ângulos mais manhosos ou durante a navegação em zonas mais apertadas.

Começando por Silent Hill 2, que na minha opinião não é apenas um dos melhores do género, como tem uma das melhores narrativas de sempre nos videojogos, que facilmente poderia ter dado um filme ou um livro. Este verdadeiro marco do horror faz algo excecional que muitos jogos tentam, que é contar a sua história, praticamente apenas através da atmosfera. Sem grandes diálogos, somente através dos contextos e do simbolismo dos ambientes.

Isto é algo que julgo mais nenhum outro Silent Hill conseguiu, e é particularmente notório quando comparamos o segundo jogo com o terceiro. Claro que o objetivo desta análise não é comparar os dois jogos, mas se jogaram ambos, vejam como ambos apresentam as personagens, as motivações, vejam como apresentam os monstros e cenários. No terceiro é tudo atirado para cima do jogador, em 10 minutos de jogo estamos de arma de fogo na mão a explorar corredores infestados de monstros e sangue.

Mais sobre Silent Hill HD Collection

No segundo o ritmo é extraordinário, desde a casa de banho onde começamos o jogo, até à entrada de Silent Hill, aquela primeira caravana onde podemos gravar o jogo e da qual nunca mais queremos sair, a apresentação do primeiro monstro numa espécie de túnel apertado, e onde durante uns segundos o jogador vê a criatura, mas James não. Inicialmente a cidade parece normal, e só depois vamos mergulhando cada vez mais no lado grotesco do ambiente.

Ao longo do seu percurso até ao coração de Silent Hill em busca de respostas sobre o paradeiro da sua falecida esposa, não existe nada que impeça James de simplesmente voltar para trás, ele não está preso na cidade. No entanto, não obstante os horrores que encontra logo na chegada, ele mantém a mesma determinação em encontrar a mulher, como se não existisse nada mais pelo que viver. É um tema com o qual nos relacionamos facilmente, mas pelo qual ainda vamos ganhando mais simpatia devido à determinação de James.

Enfim, é um jogo de outros tempos, não tem tutorial, nunca que o jogo dá a mão ao jogador. Inicialmente promete-nos arrepios, só para depois nos lançar numa viajem de dor emocional e desespero através da história de James Sunderland, por vezes parecendo-se mais com um "thriller" psicológico do que com um survival horror. Depois claro, a primeira batalha com o Pyramid Head (cabeça de pirâmide) mostra-nos exatamente como construir um monstro assustador.

Silent Hill 3 está longe do brilhantismo do segundo título. A jovem adolescente e protagonista Heather começa a aventura com objetivos pouco claros, estranhas transições, e só mais tarde a coisa estabiliza quando ela decide ir a Silent Hill, para basicamente procurar vingança. Não é que seja um mau jogo, de todo, mas não atinge o nível emocional do segundo título nem a sensação total de isolamento que este transmite. Digamos que é apenas um survival horror competente e grotesco, bem ao estilo da série.

"Inicialmente promete-nos arrepios, só para depois nos lançar numa viajem de dor emocional e desespero através da história de James Sunderland, por vezes parecendo-se mais com um "thriller psicológico do que com um survival horror".

A ênfase no combate e na vertente survival também é muito maior neste terceiro título, e talvez por isso não atinja o mesmo nível de relacionamento com a personagem e os objetivos. O jogo exige muito mais cuidado com coisas como a gestão das munições por exemplo, ao estilo dos primeiros Resident Evil. É uma técnica clássica para obrigar os jogadores a calcular a abordagem, e sentirem que os seus recursos são limitados, insuficientes até para os perigos à sua volta.

No geral, o combate nos dois jogos continua medíocre, e alguns dos puzzles são pouco intuitivos. Felizmente podem adaptar a dificuldade do combate e dos puzzles de forma independente e adequada ao tipo de experiência que desejarem, se gostam do elemento survival mas não querem perder muito tempo a juntar vários objetos só para conseguir progredir na aventura, podem perfeitamente jogar com o combate exigente e os puzzles fáceis.

Os ambientes têm muito bom aspeto com o seu visual renovado em alta definição que nos permitem admirar detalhes que anteriormente não eram percetíveis. O nevoeiro continua tremendamente cerrado, mas fiquei com a ideia que está um pouco mais afastado, ou seja, é possível ver um pouco mais além do que na versão original de Silent Hill 2. No capítulo do som ambos se servem da obra inquestionável de Akira Yamaoka, cuja qualidade da composição de temas negros marcou para sempre a série, mas também a própria indústria.

O único aspeto negativo particular a apontar a esta coleção é o facto de não oferecer o primeiro Silent Hill, principalmente considerando que o terceiro título está intimamente ligado aos acontecimentos do primeiro título da série. Eu sei que já existe o Shattered Memories que cumpre basicamente o mesmo propósito, mas continuo a achar que esta coleção fazia mais sentido e ficava muito mais completa com a adição da primeira parte. Existem ainda alguns momentos em que o jogo fica lento, principalmente nas áreas mais abertas e quando temos mais monstros no ecrã, não são insuportáveis mas são claramente notórios e mais frequentes durante o terceiro título.

Se nunca jogaram Silent Hill 2, esta é uma excelente oportunidade para o fazerem, a coleção vale essencialmente por esta verdadeira obra-prima. Nem precisam ter jogado qualquer outro jogo da série para aproveitar o melhor de Silent Hill: 2, a história é independente, é um produto completo que qualquer amante deste media deve experimentar. Não aconselho jogarem o terceiro título sem antes jogarem o primeiro, e sinceramente, ao lado de Silent Hill 2, acaba por se parecer mais com um bónus no jogo.

7 / 10

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Comentários (23) Latest comment 2 meses atrás

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

  • MastodonPT #1 2 meses atrás

    Não acabei o 2 nem o 3, somente o Homecoming que não é, de todo, dos melhores da série (história um pouco confusa e AI dos inimigos manhosa a meu ver). Agora ando pelo Downpour... Mas sempre disseram-me bem do Silent Hill 2 quem o jogou! Será uma boa compra esta HD collection cá para casa depois de acabar o Silent Hill Downpour :b
  • hankpiaget #2 2 meses atrás



    Boa análise! Seria realmente interessante o SH original em HD, mas como existe na PSN o do PSX, e o Shattered Memories, entendo o porque a Konami não inseriu no pacote. É HD Collection, não Trilogy!

    Minha nota seria 10/10, clássico do terror!
  • Nosferatus #3 2 meses atrás

    O Shatered memories é mt bom tb. Foi salvo erro o ultimo jogo pra Ps2 que comprei logo no lançamento e confesso que gostei muito. Recomendo a todos os amantes do genero.
  • _Nights_ #4 2 meses atrás

    Lembro-me de ter jogado Silent Hill 2 e ter ficado completamente pasmado, adorei cada segundo do jogo e foi das melhores coisas que joguei na vida. O 3 foi também muito bom, mas realmente se quiserem jogar tem que passar o primeiro para perceber a história (sempre tem na PSN há venda)
  • Bernkastel #5 2 meses atrás

    Os jogos continuam a ser tão bons como eram no dia em que saíram, mas esta colecção está muito fraca tecnicamente. Meteu-se o suporte para HD e estragaram os filtros de nevoeiro. O próprio criador do jogo disse no Twitter que estava horrível lol.

    Acho que vale bem mais a pena jogar os originais.
  • Freestaila #6 2 meses atrás

    Eu exprimentei a HD Collection e apesar de ser um bom pack, aconselho-vos a jogar os originais na PS2, principalmente o Silent Hill 2, se querem apreciar a 100% a sua qualidade, este revamp piorou em parte a atmosfera do jogo, por exemplo o noise effect e o nevoeiro é menos intenso, perdendo o suspense que está algo perto de nós.
  • A_Wesker #7 2 meses atrás

    Eu ja passei os silent hills todos menos o 1...nunca o chegei a acabar, lembro me de o começar a jogar a uns bons anos num emulador ps1 no pc mas nunca o chegei ao fim nao sei porque lol..se este tivesse um remake do 1 ou mesmo do shatterd memories era mais que certo que o ia jogar sendo assim tenho que ver se jogo o shatered memories ou na ps2 ou na wii antes de voltar a estes e acho que tb falta aqui o 4 mesmo nao sendo dos melhores acho que devia de vir que tb faz parte de serie silent hill, o dmc2 tb nao e grande coisa mas fez parte do dmc hd..
  • Coburn #8 2 meses atrás

    @Bernkastel
    Eu ainda não tenho, mas já vi um amigo a jogar e não achei que a remasterização até estivesse um disparate nesse sentido.
    Realmente vi umas imagens na net em que se viam cenários cortados, etc, onde a versão original o nevoeiro tapava; mas durante o jogo não reparei nada... Está um pouco diferente, mas não está defeituoso.
    Deve ser daquele tipo de coisas que aparecem em apenas um frame ou dois mas mesmo assim há sempre alguém que detecta, como detecta em "diferenças" em versões de jogos para X360 e PS3.

    Não é certamente a melhor remasterização que já se viu; Metal Gear Solid e ICO & SofC esmagam na perfeição ao ponto do som ter sido todo reposto e em muitos casos gravado de novo, mas também; como a análise diz, não está imperfeito.

    P.S.: Peca por não ter, pelo menos, o Origins... O primeiro de todos compreendo que seja uma tarefa árdua fazer o transporte para HD, mas o Origins que saiu na PSP e depois na PS2 é um grande Silent Hill que infelizmente muita gente não jogou.
    Editado por Coburn às 15/04/12 @ 11:00
  • miguelfcp #9 2 meses atrás

    Excelente análise. Ando à espera que haja uma promoção para eu comprar esta brilhante colectânea. 2 grandes jogos e se não os melhores survival horror de sempre. Não percebi o porquê de não introduzirem o SH4 visto que saiu na mesma altura que estes. Outra coisa que não percebo é o "hate" que certos fãs e críticos têm em relação a esta colectânea, põe milhares de defeitos e quando eu vejo vídeos e imagens, sinceramente não sei do que eles tão a falar. Acho que o jogo teve um upgrade visual muito bom e as novas vozes no SH2 são de louvar, são muito boas.
  • pgame2 #10 2 meses atrás

    Podiam incluir o The Room nesta colecção!
  • Coburn #11 2 meses atrás

    @pgame2 Na minha opinião não faz falta. Foi para mim o pior Silent Hill de sempre (Tanto que foi um jogo que se chamou Silent Hill à última da hora... Era para se chamar apenas The Room).
  • BELMONT_ #12 2 meses atrás

    Se o HD está horrivel na PS3 então eles que façam o seguinte: Silent Hill 2:Restless Dreams e Silent Hill 3 na PSN Classics.Ah e o 4 tambem!
    Editado por BELMONT_ às 15/04/12 @ 13:33
  • miiiguel #13 2 meses atrás

    Comentário apagado às 13:54:07 15-04-2012
  • miiiguel #14 2 meses atrás

    Bem o a *Coleção* do DMC leva 6 quase por favor, e esta coleção? (desde quando 2 titulos fazem uma coleção ?!!) com qualidade inferior ao original, segundo os próprios criadores originais leva um 7 que lendo o texto mais parece um 9 ?!

    Já para não falar de como a Capcom leva pau de alguns cromos que provavelemente não entendem que os Resident Evil das gerações anteriores criavam a tensão do medo recorrendo a truques externos à jogabilidade como controlos propositadamente dificeis por haver falta de tecnologia para fazer de outra forma mais organica como agora é possivel, e são acusados de desrespeitarem o legado, e a Konami lança Silent Hills que mais parecem jogos serie C que nem eu que termino virtualmente todos os meus jogos tenho vontade de o jogar como o Homecoming.

    As reputações e boatos crescem como cogumelos na internet e mais triste ainda é a cobertura dada por quem tem a responsabilidade de esclarecer.
  • viegasn #15 2 meses atrás

    Aqui podemos encontrar algum terror, ao contrário da maioria dos jogos actuais...
  • lpsyco666 #16 2 meses atrás

    sendo fã de silent hill,este ate parece estar bom..
    mas continuo achar que o shadows of colossus
    foi o melhor que fizeram em termos de remisturar o jogo..
    porque ve-se que ali muito trabalho
    não converteram sÒ para hd
    era o unico que penso que eu era capaz de voltar atraz em termos de graficos
    porque tem bosses epicos e que nem hoje em dia conseguem fazer tão bem feitos,e agora remisturados,mas epico fica..ya epico...
    porque o passado ja era,ja usufrui destes grandes jogos de silent hiil
    mas acho que não vou voltar a jogar este jogos remisturados....
    Editado por lpsyco666 às 15/04/12 @ 14:35
  • lpsyco666 #17 2 meses atrás

    @MastodonPT deves jogar se nunca acabas-te...grande banda:) fica bem...
  • Tiago_Bull #18 2 meses atrás

    PESSOAAAAAAAAAAAL!

    Escrevi isto para me darem atenção em algo que merece!

    Expliquem-me porque é que o Silent Hill Downpour não se encontra á venda em praticamente nenhum lado aqui no Porto??? GAME E WORTEN INCLUIDA!

    Que m#$% de treta é esta????
  • marcelosnp #19 2 meses atrás

    Eu gosto muito do 4
  • venajko1 #20 2 meses atrás

    Isto pode ser ignorante da minha parte mas já tinha dito isto à muito tempo atrás...para quê dar nota a estas HD collections?Acho que bastava uma análise técnica à banhadela do HD e mais nada, porque estes jogos foram feitos noutros tempos,e são jogos que já foram avaliados anteriormente...mas pronto,tudo bem,a maioria dos sites avaliam dessa forma,quem sou eu para dizer para não o fazerem...
  • kingripper #21 2 meses atrás

    por acaso o único que joguei foi o Silent Hill 2 há alguns anos no pc. Calhou jogar e adorei realmente, não tinha noção de que seria mesmo o melhor. Vou aproveitar para jogar estes em HD agora. parecem-me bem! e boa análise, já agora. ;)
  • tiduxx #22 2 meses atrás

    eu ja tenho o jogo ainda nao toquei no 3 mas o 2 continua bom para mim no que toca ao pormenor do nevoeiro nao consigo dizer silent hill 2 foi junto com gt3 e ff X os tres primeiros jogos que comprei e jak 2 incluido na consola ja nao jogo a muitos anos dai que e bom para mim relembrar o quanto gostei de o jogar e aqui nao vi mencionado mas a versao e a directors cut porque pode-se jogar o capitulo bonus o que ja e porreiro para mim isto e um classico que qualquer fa de survival horror devia obter ja nao existem muitos jogos assim...
  • Joker-lol #23 2 meses atrás

    uma pergunta tem pra xbox 360 ?
    obrigado a quem responder.