»

Web del Ayuntamiento de Badajoz

Web del Ayuntamiento de Badajoz

 

Encontra-se em:
aytobadajoz.es > CulturaSemana Santa  

Regresar a página anterior Acceso directo: Portada Acceso directo: Callejero Acceso directo: Mapa Web Acceso directo: RSS
 

Semana Santa

Espaços, rumores, emoções

Os espaços da Semana Santa de Badajoz são as ruas que recorrem seus desfiles processionais, as esquinas ou estreitezas onde os passos hão de desenhar manobras impossíveis para que a quietude do momento só seja alterada por uma voz de emoção ou uma flecha ao ar. São espaços onde o único que rompe o silêncio é o barulho da tarde caindo. Espaços estreitos onde os nazarenos arrastam seus pés e seus círios enquanto que os costaleros se arrastam sobre paralelepípedos e asfaltos levando no alto sua Virgem e seu Cristo. São espaços abarrotados por uma multidão fervorosa que, além de crenças ou razões de fé, crêem nesse momento em quem devem crer e acreditam que o mistério e a paixão da Semana Santa se representam com inigualável sentimento, como se o tempo e a história tivessem parado. Espaços recobertos de religiosidade extrema, de dedicação admirável, de exaltação formidável onde crianças, adultos e idosos unem suas forças para que a Semana Santa e todos seus passos e procissões alcancem por uns dias a glória da arte feito memória e a memória de tempos pretéritos transformados em cena onde todos representam um papel destacado.

Os rumores da Semana Santa de Badajoz são o murmúrio dos nazarenos recorrendo ruas e avenidas, carregando círios e cruzamentos de guia, conduzindo, pesarosos, uma procissão carregada de símbolos e sensações. O rumor dos costaleros que levam em suas costas o peso de um procissão majestosa, o rumor desses homens e mulheres que quase de joelhos recorrem a cidade sob o passo poderoso de uma imagem que é muito mais que uma imagem, é o fervor de um coração posto ao serviço de uma fé. Os rumores dos espectadores em prontidão nas ruas e assombrados ante tanta dor e tanta paixão que transcende ao religioso e se transforma em universal. Os rumores das pessoas que observam com a outra parte do povo que circula na procissão, se unem e fazem, entre todos, o milagre da Paixão de Badajoz.

E, por último, as emoções de uma Semana Santa que não economiza, que não arreda, que não se esconde… emoções compartilhadas, descobertas, arrebentadas, bem perfiladas… emoções sem o aditamento da artificialidade mas com a razão e os argumentos do verdadeiro. Esta é a Semana Santa de Badajoz: a soma de todos aqueles que a fazem possível e lhe entregam o melhor de si mesmos para fazê-la cada ano maior e mais esplendorosa.

Miguel A. Celdrán Matute
Alcalde de Badajoz


Costalero: Pessoa que leva nos ombros um passo de uma procissão.


 
© Ayuntamiento de Badajoz - Plaza de España, 1 - 06002 Badajoz - Telf. (+34) 924 21 00 00
W3C • XHTML 1.0CSS 2.0Accesibilidad