»

Web del Ayuntamiento de Badajoz

Web del Ayuntamiento de Badajoz

 

Encontra-se em:
aytobadajoz.es >Escuelas municipales de música  

Regresar a página anterior Acceso directo: Portada Acceso directo: Callejero Acceso directo: Mapa Web Acceso directo: RSS
 

Escolas de Música

Escuelas de música

 

O Excelentíssimo Ayuntamiento de Badajoz, em seu empenho por oferecer aos cidadãos uma oferta variada de serviços, criou em 1998 as Escolas Municipais de Música de Badajoz.

Com esta medida se proporcionava uma satisfação à demanda existente em Badajoz em relação com a música e que não podia ser atendida pelas instituições que para tal fim já estavam criadas. Tudo isso segundo uns princípios de flexibilidade pedagógica de diversidade instrumental e de qualidade contrastável, que devem dados de identidade das mencionadas Escolas, para ter a segurança de que se cumpram adequadamente os objetivos que se planeiem.

As escolas se projetam ao exterior através das Actividades e Concertos que geram tanto suas agrupações instrumentais e vocais como as intervenções individuais de seus alunos, constituindo assim um foco difusor da cultura musical da cidade.

Actualmente as aulas são dadas em quatro sedes localizadas nos colégios públicos Enrique Segura Covasí, Luis de Morales, Santo Tomás de Aquino e Nuestra Señora de la Soledad. Com uma média de 600 alunos matriculados.

As especialidades que são dadas dentro das Escolas Municipais de Música são:

• De 4 a 7 anos:

- Música e Movimento

• A partir de 8 anos e sem limite de idade:

- Linguagem Musical

- Clarinete

- Flauta

- Guitarra

- Percussão

- Piano

- Saxofone

- Trompete

- Violino

• A partir de 16 anos e sem limite de idade:

- Canto

- Coro

O ensino nas Escolas Municipais tem uma dupla vertente, por um lado a formação de carácter “amador” e pelo outro orienta a aqueles alunos que por sua vocação especial e atitudes possam ascender a um ensino profissional no Conservatório Superior de Música de Badajoz. Sendo o objetivo principal do Projecto Pedagógico que actualmente se desenvolve suas inquietudes e interesses musicais.

MARCO LEGAL

As escolas Municipais de Música de Badajoz se submetem ao amparo da O.M. 30-07-92 publicada no BOE de 22-08-92 que regula o previsto no artículo 39.5 da LOGSE, lei 1/1.990

Declara-se como objetivo do mesmo:

• Fomentar desde a infância o conhecimento e apreciação da música, iniciando as crianças, desde novas, na sua aprendizagem.

• Oferecer um ensino instrumental, orientado tanto na pratica individual como na pratica em conjunto.

• Proporcionar as ferramentas necessárias para abordar o estudo e a pratica instrumental.

• Organizar actuações públicas e participar em atividades musicais de carácter amador.

• Desenvolver uma oferta ampla e diversificada de educação musical, sem limite de idade.

• Orientar aqueles casos no qual o talento especial do aluno aconselhe seu acesso a um ensino de carácter profissional, proporcionando a preparação adequada para isso.

Últimas noticias

 
© Ayuntamiento de Badajoz - Plaza de España, 1 - 06002 Badajoz - Telf. (+34) 924 21 00 00
W3C • XHTML 1.0CSS 2.0Accesibilidad