»

Web del Ayuntamiento de Badajoz

Web del Ayuntamiento de Badajoz

 

Encontra-se em:
aytobadajoz.es>A Câmara>A Câmara  

Regresar a página anterior Acceso directo: Portada Acceso directo: Callejero Acceso directo: Mapa Web Acceso directo: RSS
 

Departamento Municipal

O primeiro Ayuntamiento (Câmara Municipal)

Foi em 1261 que apareceu a primeira referencia de que o Ayuntamiento estava constituído, através do acordo entre o bispo e o cabido catedrático no armazém do rei, em frente à Igreja de Santa Maria la Obispal. Sabe-se, portanto, que as primeiras Casas Consistoriais estiveram dentro da Alcazaba, apesar de não poder localizar o lugar em que estiveram originalmente.

O primeiro testamento documental que temos das casas do Ayuntamiento é de 1547, data que se pode ler no portão triangular, que saindo da Praça de San José se dirige a rampa de subida que leva a porta acolchoada conhecida como a porta del Capitel. A inscrição diz: “A ilustre cidade de Badajoz mandou construir esta obra e estas casas, sendo o corregedor Dom Nuño de la Cueva, ano de MDXL VII”. De um lado a outro deste pórtico construíram o Consistório, com varandas para a Praça Alta, em 1749 tiveram que o abandonar trazendo algumas instalações provisórias. No ano de 1799 construíram o Campo de San Juan, nas chamadas “Casas Pintadas”. A primeira seção que se celebrou ali foi em 2 de fevereiro de 1799.

O Palacio Municipal

Meio século depois o edifício esta em ruínas, e por isso decidiram construir um novo, que actualmente preside a Praça de Espanha na sombra da Catedral. As obras se iniciaram em maio de 1852 e foi seu mestre de obras, de carpintaria e alvenaria, Antonio Bazos. As obras ficaram prontas praticamente em 1856, ainda que continuaram alguns detalhes por fazer, como a instalação do relógio em setembro de 1889. O edifício tem três andares com remate no balaustre. Do conjunto, destaca-se o corpo, que sobressai com três arcos no interior e uma varanda hectasila suportado por colunas toscanas. Sobre ele, no corpo superior, o relógio, e na olaria levanta-se uma torre que suporta o sino. O resto da fachada apresenta janelas e varandas adintelados. Seu estilo responde ecleticamente, combinado elementos artísticos de caráter classista e também arcaicos em sua construção.

Não é um edifício luxuoso, e se mostra pequeno para as necessidades actuais, por isso, visando mais a parte pratica do que estética, foram feitos numerosos compartimentos e escritórios para a administração. Porém, mesmo com estas obras, o espaço ainda era insuficiente e por isso foram adquiridos edifícios pertos para instalar neles alguns outros serviços.


SALÃO DE PLENOS

Lugar onde se reúnem o Alcade, Consejales e o publico, é a sala com maior destaque de todo o edifício. Foi decorada em 1856 pelo pintor Manuel Montesinos, nela representa-se uma complicada iconografia, os valores históricos e culturais da capital. Apesar da forma côncava da abóbada, a sala foi pintada sobre estuque e esta com sua perspectiva perfeitamente corrigida. Contem motivos alegóricos dos valores da Espanha e de Extremadura, e figuras de reis como Carlos I, Felipe II, RR.CC e Carlos III em alguns letreiros. Encontra-se na sala um quadro de Don Juan Carlos I, rei da Espanha, pintado pelo artista extremenho Ramón Fernández Moreno. Também se destaca ao centro um cristal de rocha, um busto de uma mulher, escultura do artista e poeta Luis Alvarez Lencero, alem de um lustre metálico no teto.

SALA DE SECÇÕES

Menor que a anterior, ela é destinada as reuniões dos Consejales e técnicos (1865). Chama-se “Salão de Conquistadores” por sua temática: “Afundamento dos barcos de Hernán Cortés”, além de uma pintura a óleo realizada por José Maria Collado a princípios do século, e um quadro da Virgem de la Soledad, padroeira de Badajoz, pintado também por Collado.

Ayuntamiento: Corresponde, em Portugal, a Câmara Municipal.
Casas Consistoriáis: Corresponde também, em Portugal, a Câmara Municipal.
Alcazaba: Alcáçova; recinto fortificado dentro de um povoado amuralhado.
Alcalde: Corresponde, em Portugal, ao cargo de Presidente da Câmara.
Concejal: Corresponde, em Portugal, ao cargo de Vereador.

 
© Ayuntamiento de Badajoz - Plaza de España, 1 - 06002 Badajoz - Telf. (+34) 924 21 00 00
W3C • XHTML 1.0CSS 2.0Accesibilidad