»

Web del Ayuntamiento de Badajoz

Web del Ayuntamiento de Badajoz

 

Encontra-se em:
aytobadajoz.es > Ferias y FiestasCarnaval  

Regresar a página anterior Acceso directo: Portada Acceso directo: Callejero Acceso directo: Mapa Web Acceso directo: RSS
 

Carnaval

Sinônimos de Carnaval

O Carnaval de Badajoz é sinônimo de Badajoz. Parece uma obviedade. Algo mais que evidente. Mas não fútil. O carnaval, nosso carnaval, nossa festa é sinônimo de Badajoz, de cidade, de povo, de gente, de vizinhos, de todas estas palavras, termos, conceitos, argumentos que também indicam participação popular, tradição, história, compromisso, algaravia, barulho, diversão, diferença, grupo, comunidade, convivência...

O Carnaval, nosso Carnaval, cujo nascimento se remonta à história dos tempos, chegou até nossos dias com a vitalidade de uma festa em permanente transformação, capaz de seguir seduzindo a milhares de pacenses que se envolvem na sua realização e exibição. O aumento de murgas e comparsas, o esforço que realizarão no design e confecção de trajes, em coreografias, em letras e ritmos é de tal envergadura que o assombro não é suficiente para admirar semelhante espetáculo.

O Carnaval de Badajoz se nutre de si mesmo para crescer, isto é, não necessita de elementos externos para alcançar a cada ano objetivos mais altos e mais intensos. Estamos ante uma festa de primeiro nível que se transforma, ao passar dos anos, para adaptar-se aos novos tempos sem perder um ápice de esplendor, a picardia e as emoções herdadas de tempos passados. Os badajocenses nos sentimos orgulhosos de ter, de conservar, de melhorar cada ano uma festa única, com elementos diferenciados que a nós nos compensam e a nossos visitantes lhes estimula e assombra.

São os Carnavais de Badajoz uma festa feita por todos e mantida por todos. Ninguém pode assumir a autoridade de suas essências ou a liderança de seu desenvolvimento como ninguém pode sentir-se alheio a uma festa de todos e para todos. É a festa de Badajoz, e a Badajoz pertence, como pertencem as emoções e sensações que provoca. Em 2007 o Museu do Carnaval fez-se realidade, e entre todos - carnavalescos e instituições – dedicaremos o mérito a uma cidade que, na medida de suas possibilidades e com ilusões intactas, permite que a festa siga viva.

Miguel A. Celdrán Matute
Alcalde de Badajoz


Pacense: Pertencente ou relativo à cidade ou província de Badajoz.
Murga: Grupo de músicos de rua.
Comparsa: Conjunto de pessoas que vão fantasiadas da mesma maneira para participarem do carnaval e de outras festas.
Badajocense: Natural de Badajoz


 
© Ayuntamiento de Badajoz - Plaza de España, 1 - 06002 Badajoz - Telf. (+34) 924 21 00 00
W3C • XHTML 1.0CSS 2.0Accesibilidad