26 mil filiados irão decidir o futuro do PT no Maranhão

 

A visita do ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu a São Luís, na quarta-feira passada (23), revelou o grau da disputa que vem sendo travada nos bastidores para o comando do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Hoje, os integrantes da Comissão Executiva do PT/MA, convocados pelo deputado federal Domingos Dutra, estarão reunidos, às 9h, na sede do partido em São Luís, para fazer uma avaliação do cenário político do Estado.
 A reunião servirá também para tratar da organização do Processo de Eleição Direta, que resultará na escolha do novo presidente do PT/MA, no próximo dia 22 de novembro. Cerca de 26 mil petistas decidirão o futuro do partido no Estado. Sobre este assunto, o Jornal Pequeno entrevistou ontem o coordenador geral do PED/MA 2009, Sílvio Bembem. Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Jornal Pequeno – Como estão sendo conduzidas as articulações para a realização do PED/MA 2009?
Sílvio Bembem
– O PED é o Processo de Eleição Direta inaugurado em 2005, no partido. As direções do PT no nível municipal, estadual e nacional agora são escolhidas através de eleição direta. E o PT é o único partido no país a utilizar essa forma. Esse ano acontece o terceiro PED. Antes da realização do PED, obrigatoriamente, deverão ser realizadas plenárias e debates, com ampla divulgação a todos os filiados e filiadas, cuja pauta deverá conter os seguintes pontos: a conjuntura estadual e nacional; tática, política de alianças, programa e candidaturas para as eleições 2010; construção partidária e plano de ação.
  JP – Quantas chapas e candidatos a presidente estão concorrendo no PED/MA 2009?
Bembem
– Neste PED/MA concorrem sete chapas: Unidade Petista, Permanecer na Luta, Renovar é Preciso, A Força que vem da base, Josué Pedro: Construindo um novo Maranhão e Construindo a Mudança no Maranhão. E são seis candidatos a presidentes: Bira do Pindaré, Augusto Lobato, Rodrigo Comerciário, Edmilson Carneiro, Raimundo Monteiro e Frasuila das Chagas.
JP – Qual a sua avaliação do papel do PT hoje na conjuntura nacional?
Bembem
– O PT nasceu das lutas dos trabalhadores do movimento sindical, da Igreja, dos estudantes, em uma década considerada perdida, do ponto de vista econômico, a década de 80; mas de uma oxigenação política nunca vista antes na história do país. Foi na década de 80 que se iniciou a abertura política com a volta dos exilados políticos, a volta das eleições diretas no país, é fundada a CUT; o movimento estudantil retoma suas lutas através da UNE, surge o MST, é promulgada a Constituição Cidadã de 1988, garantido conquistas importantes para a classe trabalhadora e todos os cidadãos do Brasil.
JP – Qual a posição do PT no Maranhão em relação às eleições de 2010?
Bembem
– O PT/MA só vai definir sua tática eleitoral depois de escolhidos os novos dirigentes, portanto, só em fevereiro de 2010 quando acontecerá o nosso 4.º Congresso Nacional. Devemos estar de olho em algumas datas importantes para o jogo político. A primeira é este 30 de setembro de 2009, quando se encerra o prazo para mudança de partido e novas filiações, para quem vai disputar eleição no próximo ano.
Já no mês de abril de 2010, quando quem vai concorrer deve se afastar de cargo de primeiro escalão no governo federal, estadual e municipal e a outra data é a da convenção partidária, que finda no dia 30 de junho de 2010. Portanto, só depois saberemos de fato quem vai ser o candidato a presidente do PT, a governador, senador, deputado federal e estadual. O que temos agora são só especulações e análises de cenários, o que não deixa de influenciar nas deliberações ou decisões dos partidos.
JP – Qual é a tendência mais forte do PT/MA para as eleições de 2010: aliança com o PMDB de Roseana Sarney, com o PCdoB de Flávio Dino, o PDT do ex-governador Jackson Lago, o PSB do ex-governador José Reinaldo ou candidatura própria?
Bembem
– Quem vencer o PED, no dia 22 de novembro começa a definir a tática do partido. Se for Monteiro, a aliança com o PMDB é dada como certa, seguindo a tática nacional, e Roseana Sarney vai comemorar. Se for Bira o presidente do PT, a tendência é aliança com os partidos do campo democrático e popular (PDT, PCdoB, PSB, PCB). Caso vença Augusto Lobato este também é contrário à aliança com o PMDB. Rodrigo Comerciário vem defendendo a candidatura própria do PT/MA e os outros candidatos tendem a fechar com uma dessas posições. Quanto à tese da candidatura do PT ao governo, sozinho, considero uma posição que nos isolaria sendo a mais difícil de ser aprovada pelos nossos delegados e delegadas em 2010, mas não está descartada.
JP – Quantos filiados e quantos diretórios municipais participam do PED/MA?
Bembem
– São 26 mil filiados aptos em 214 diretórios municipais, no Maranhão. No Brasil são mais de 1 milhão de filiados e filiadas. A expectativa é que votem aproximadamente 300 a 500 mil filiados. No Maranhão a nossa meta é que votem mais de 60% dos filiados. A dificuldade maior é a situação de pobreza dos nossos filiados para pagar sua anuidade de R$ 15,00 para poder votar conforme o Regulamento do PED/2009.
 JP – Qual o grande desafio nesse PED/MA, no momento em que o presidente Lula é aliado do senador José Sarney e quer o PT do Maranhão apoiando a sua filha Roseana?
Bembem
– Sou da época em que eleição no país e no Maranhão ainda era feita por meio de cédula de papel, não era informatizado, como é agora, e na condição de dirigente partidário tínhamos que ficar dias e noites, acompanhando a apuração no Castelão para evitar a fraude que era grande. Lembro-me ainda hoje do desembargador aposentado Raymundo Liciano, que foi presidente do TRE/MA, e era, portanto, o responsável por organizar e zelar pela lisura e transparência do processo. Cansei de ver seu estresse. Era muito estafante coordenar uma apuração que durava semanas. Faço aqui o registro: Dr. Raymundo Liciano foi um competente servidor da Justiça do Maranhão, um grande desembargador. Com o PED/PT não é muito diferente. A Comissão de Organização Eleitoral é com se fosse uma espécie de TRE, formada por representantes das sete chapas que disputam a direção do PT/MA. Fui escolhido como coordenador geral.
  JP – É possível haver fraude nas eleições do PT/MA?
  Bembem
– Não estamos imunes, já que o PT/MA é desejado vorazmente pelo grupo da oligarquia. Vejo que o maior desafio da comissão é garantir a transparência e evitar uma possível fraude que em eleição desse tipo, manual e em cédula, é muito propicia. Mas aproveito para pedir a todos os filiados do PT/MA que denunciem para a comissão qualquer forma de compra de voto. O regulamento do PED assegura no seu Art. 7º que “as chapas e candidaturas presidenciais, em qualquer nível, terão o cancelamento do registro da chapa ou da candidatura se: arrecadarem recursos para financiar suas respectivas campanhas de pessoas jurídicas de qualquer espécie ou de não filiados (as) ao PT; realizarem qualquer propaganda paga ou cedida através do rádio, TV, jornais, internet, “outdoors” ou outros veículos de mídia, ressalvado o disposto no parágrafo 4º do artigo 3º deste Regulamento; contratarem serviços de telemarketing; de equipes para colar cartazes ou distribuir material; de transporte aéreo e vôo não comercial quando houver linha regular; e de pessoas para visitar filiados (as); transportarem ou financiarem o transporte de filiados no dia da votação”, portanto, precisamos contar com os filiados honrados e honestos do PT em todos os municípios para fiscalizar o PED/2009.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>