Festas Populares

Alterar o tamanho da letra | A+ | A-

A Bahia é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos.

Toda a fé do baiano se manifesta no ciclo de festas populares, desde as comemorações dos orixás do candomblé, quando todos os terreiros da cidade batem seus tambores para seus filhos-de-santo dançarem, até as festas da religião católica, que ganham um cunho profano com muito samba-de-roda e barracas padronizadas que servem bebidas e comidas variadas.

Esse clima de festa impregna toda a cidade, desde a manhã até a noite, mas no início de dezembro, a programação se intensifica. O ciclo tem início no dia 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara, e tem seu ápice da Lavagem do Bonfim, na Festa de Iemanjá e no Carnaval. Atualmente, as mais tradicionais são: Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim e Iemanjá. Veja a seguir o calendário festivo:

Calendário de Festas

  • Santa Bárbara
    4 de dezembro
  • Conceição da Praia
    8 de dezembro
  • Bom Jesus dos Navegantes
    1º de Janeiro
  • Lavagem do Bonfim
    2ª quinta-feira de janeiro (móvel)
  • Ribeirasegunda-feira após a Lavagem do Bonfim (móvel)
  • Festa de Iemanjá
    2 de fevereiro
  • Lavagem de Itapuã
    uma semana antes do Carnaval (móvel)


Festa da Boa Viagem/Procissão Senhor dos Navegantes

Data: 31 dez  a  01 jan
Acontece em: Salvador

Tradicional celebração popular, a Festa tem origem portuguesa, datando de 1750. O evento inclui duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro - uma das mais populares da cidade - conta com centenas de embarcações, acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos, desde o cais do Segundo Distrito Naval até a praia da Boa Viagem. O evento é precedido por tríduo, missa solene e festa de largo, que transforma-se num verdadeiro "reveillon" popular na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro.

Lavagem do Bonfim

Data móvel: 2° quinta-feira de janeiro
Acontece em: Salvador

Na seqüência de festejos, destaca-se a Lavagem do Bonfim, uma quilométrica procissão, com todos vestidos de branco, entre a igreja da Conceição da Praia e a do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas participam da procissão. As baianas, que abrem o cortejo, despejam seus vasos com água de cheiro no adro da igreja e sobre as cabeças dos fiéis, num ritual de fé e esperança.

Festa da Lapinha (Festa de Reis)

Data: 03 dez a 06 jan
Acontece em: Salvador

Festa tradicional de origem portuguesa, simboliza a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A programação é composta de celebração de missas, no dia 06 de janeiro, visitação ao presépio no interior da Igreja da Lapinha, festa de Largo e apresentação de “Ternos de Reis”. Além do presépio vivo, abordando temas socias diversos, são armadas barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas.

2 de fevereiro - Festa de Iemanjá em Salvador

Data: 02/02/2009
Acontece em: Salvador

Tradição na cidade de Salvador, a Festa de Iemanjá reúne milhares de devotos da Rainha das Águas.
Os festejos se iniciam às 5 horas da manhã, na Alvorada com Fogos, com pescadores e fiéis preparando as oferendas para a grande festa. Às 16 horas, pontualmente, sai o Cortejo Principal, quando os barcos partem rumo ao mar, levando os presentes - perfumes, sabonetes, águas de cheiro, flores... – para Iemanjá. No saveiro que puxa o cortejo vai o presente principal dos pescadores, que pedem águas tranqüilas e melhores pescarias. Logo atrás, embarcações levam outros balaios e dão um colorido especial ao mar, seguindo fielmente o saveiro principal em procissão, até a chegada ao local determinado para “arriar” os balaios. Conta a lenda que, se a Mãe d’Água não aceitar as oferendas, os balaios flutuam, o que é mau sinal.

O cortejo toma conta do Rio Vermelho ao som de batucadas e apresentações de artistas locais em "arrastões" pelas ruas, nos palcos montados nas esquinas e por muitas casas do bairro. Barracas enfeitadas comercializam quitutes regionais e pratos tradicionais como a feijoada e o mocotó, bebidas e drinks variados, além das baianas de acarajé e ambulantes munidos de isopor com cerveja. Os festejos seguem animados noite adentro. Os grandes hotéis do bairro também participam da folia, com festas privadas ao som das estrelas da música baiana e regados ao tempero das chamadas Feijoadas VIP.

História:
Trazido pelos escravos africanos no século XVI, o culto à Iemanjá ganhou força entre os negros que sobreviviam como pescadores no litoral da Bahia. A devoção masculina foi seguida por suas esposas, que, durante as tempestades, corriam para a praia pedindo à orixá que não levasse seus maridos para o seu reino das águas.  Hoje, a santa - que no catolicismo é representada por Nossa Senhora da Conceição - é cultuada pelos soteropolitanos e reina absoluta no bairro do Rio Vermelho.  Odô Yá, Iemanjá! .

Dia do Samba

Data: 01 a 02 dez
Acontece em: Salvador

No dia 02 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Samba. Instituído pela Câmara de Vereadores de Salvador, em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara “Aquarela do Brasil”, a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil. Todos os anos há Show Comemorativo do Dia do Samba, em praça pública, no Terreiro de Jesus, localizado no Pelourinho.

Santa Bárbara

Data: 04 dez
Acontece em: Salvador

Por volta de 1641, os comerciantes e trabalhadores do Mercado de Santa Bárbara, no Comércio, decidiram homenagear a santa. De lá pra cá, os festejos viraram tradição. Todo dia 4 de dezembro milhares de baianos assistem missas e fazem carurus em casa para reverenciá-la.  Santa Bárbara é uma das divindades mais cultuadas na Bahia. Ela é a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. No candomblé, é representada pela divindade Iansã - santa guerreira, senhora dos raios, dos ventos e trovões.

Atualmente, as homenagens à santa duram três dias e iniciam-se com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, onde fica exposta a sua imagem. Em seguida, uma procissão percorre as ruas do Centro Histórico, passando em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros. Durante o encerramento da festa religiosa, ocorre a distribuição do tradicional caruru, preparado por voluntários e servido de graça, sempre acompanhado de muito samba de roda e capoeira.

Nossa Senhora da Conceição

Data: 08 dez
Acontece em: Salvador

As três mais antigas referências históricas à festa da Conceição da Praia têm pelo menos 800 anos.
A primeira delas aconteceu em 1147, com o início da devoção à Santa, em Portugal. De acordo com alguns relatos, os portugueses tornaram-se devotos de Nossa Senhora da Conceição, assim que conseguiram retomar Lisboa do poder dos mouros. Outra versão marca o ano de 1549. Segundo historiadores, a tradição começou neste país, logo que a cidade de Salvador foi fundada pelo governador-geral do Brasil, Tomé de Souza, adorador da Santa.

Uma terceira teoria remonta à década de 30, quando o Monsenhor Aquino Barbosa, vigário da Conceição da Praia, sugeriu a uma baiana de acarajé que instalasse uma barraca maior para vender comida. A partir daí, começou o lado festivo que até hoje atrai milhares de pessoas. Os festejos começam ainda no final de novembro, com a novena que acontece todas as noites na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A celebração envolve uma missa campal e procissão. Paralelamente, ocorre a tradicional festa de largo, nas imediações do Mercado Modelo, com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.

Penitentes

Data: 25 fev a 10 abr
Acontece em: Juazeiro

Todos os anos, no período da Quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão, alguns fiéis realizam o ato da penitência. Esse grupo, chamado de Penitentes, se veste com lençóis brancos e percorre várias igrejas, cruzeiros e o cemitério da cidade rezando pelas almas dos mortos. Os Penitentes são divididos em dois grupos: os Alimentadores de Alma, que fazem orações pelas almas e chacoalham um instrumento chamado de matraca; e os Disciplinadores, que durante o ato de penitência se martirizam com chicotes providos de lâminas na ponta, causando cortes por todo o corpo, derramando sangue com o objetivo de reduzir os pecados.

Procissão de Ramos

Data: 05 abr

Assim como a manifestação realizada no dia 08 de dezembro, a Procissão de Ramos também homenageia Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Os Ramos empunhados pelos devotos são, no entanto, o grande diferencial desta manisfestação de fé, que assinala de forma marcante, o início da Semana Santa, reproduzindo a chegada de Jesus à Jerusalém.  O publico, em geral, supera a marca dos 10.000 fiéis, causando um grande movimento no percurso que vai do Campo Grande até a Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador.



Galeria de fotos

 

Festa de São Bartolomeu - Maragogipe
Festa de São Bartolomeu - Maragogipe

Jotafreitas

Festas Populares - Lavagem do Bonfim
Festas Populares - Lavagem do Bonfim

Jotafreitas

Festas Populares - Lavagem do Bonfim
Festas Populares - Lavagem do Bonfim

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Festa de Iemanja
Festa de Iemanja

Jotafreitas

Santa Barbara
Santa Barbara

Jotafreitas

Santa Barbara
Santa Barbara

Iraildes Mascarenhas

Lavagem de Itapuã
Lavagem de Itapuã

Iraildes Mascarenhas

Lavagem de Itapuã
Lavagem de Itapuã

Cidades da Bahia

Serviços

  • Como
    chegar
  • Onde
    ficar
  • Onde
    comer
  • Mapas

Utilidades

  • Organize sua viagem
  • Postos de Informações

Produtos Turísticos

Cadastre-se

Roteiros

Gestão Participativa
Qualificação
Entidades Profissionais do Setor
Serviço de Apoio ao Turista
Disque Bahia Turismo
Bahiatursa
Disque Denúncia 100