Alterar o tamanho da letra | A+ | A-

Apresentação


Jota Freitas

imagem
Reunindo características únicas, a Bahia se diferencia no cenário nacional por sua história, seus costumes e sua cultura, o que lhe granjeou notoriedade como um dos Estados que mais contribuem para a formação da história e o desenvolvimento do país. Foi aqui que nasceu o Brasil. A riqueza e a diversidade cultural da Bahia têm origem na miscigenação étnica que remonta ao período da colonização brasileira. Esbanjando beleza natural, protegida por deuses e orixás, a Bahia sempre seduziu a todos que a visitam, podendo-se dizer que os baianos vivem em permanente estado de festa. Essa miscigenação de raças e culturas foi responsável por um forte sincretismo que se revela na multiplicidade de religiões, crenças e credos. Daí porque o seu calendário festivo anual é preenchido, quase integralmente, com festas religiosas e profanas.

Como se não bastasse, é dona de um acervo histórico/cultural de tamanha beleza e importância que um dos seus principais sítios, o Pelourinho, recebeu da UNESCO o título de “patrimônio da humanidade”. Suas manifestações culturais, representadas pelo folclore, tradições, música, artesanato, culinária, saberes, festas populares, etc. reforçam sua identidade cultural. O ambiente natural da Bahia é rico em beleza cênica por sua extraordinária biodiversidade. Suas praias são calmas, com água morna e cristalina. Aqui, quem chega desfruta de uma alegria contagiante, hospitalidade, axé, características do peculiar jeito de ser e de viver do povo dessa terra de todos os santos, ao qual se chama de baianidade.

A Bahia sempre esteve na vanguarda dos movimentos artísticos do país, seja no campo da música, da arte, da literatura ou da dança, posicionando-se comoumdos mais importantes pólos culturais do país. Sua importância se revela também no âmbito da economia. O aproveitamento das potencialidades naturais do Estado tem concorrido para a sua inserção dinâmica na economia do país, movimento que se intensificou a partir do início da década passada.

Atualmente, a Bahia tem o maior PIB do Nordeste e o 6º do país. O crescimento da economia estadual, nos últimos anos, foi tão expressivo que tem alimentado expectativas otimistas de que o Estado ingressa em novo ciclo de crescimento sustentado. Isso aconteceu graças ao modelo de gestão que vem orientando as intervenções governamentais, em que se destacam o aproveitamento racional das potencialidades naturais e vantagens competitivas e o direcionamento de investimentos públicos para a implantação e melhoria da infra-estrutura econômica e social em diversas regiões. Tais iniciativas resultaram na criação de um ambiente macroinstitucional estável e favorável à atração de novos investimentos.

Os progressos na economia estadual têm sido notáveis, particularmente no setor industrial, que já responde por mais de 1/3 do PIB do Estado. Com a implantação do complexo coureiro/calçadista e, mais recentemente, do segmento automotivo, a indústria de transformação baiana deixa de ser apenas produtora de bens intermediários, dando passos importantes para especializar-se também na produção de bens finais, gerando efeitos multiplicadores significativos nas economias dos municípios interioranos. A produção agropecuária acompanha esse movimento, desenhando um novo perfil que se revela seja na diversificação da matriz produtiva, seja na incorporação de fronteiras agrícolas e expansão das áreas irrigadas. O avanço da agricultura irrigada no Estado tem resultado em aumentos sensíveis de produtividade e qualidade dos produtos cultivados com base nessa técnica. Igual destaque merece a produção de grãos, cujo crescimento tem sido apreciável nos últimos anos. Tal dinamismo se reflete no comércio exterior, cujas vendas cresceram expressivamente nos dois últimos anos, sobretudo de produtos manufaturados. Do lado das importações, aumentam as compras externas de insumos, máquinas e equipamentos para atender à diversificação produtiva por que vem passando a economia estadual.

No setor de serviços é imperioso salientar a trajetória de dinamismo da atividade turística, iniciada nos primeiros anos da década passada. Sob a égide do Programa de Desenvolvimento Turístico da Bahia (PRODETUR-BA), um dos mais bem-sucedidos instrumentos de política setorial no Estado, o turismo cresceu a taxas superiores à média da economia estadual nos últimos anos. As características do ambiente natural da Bahia, com sua rica biodiversidade, e o seu rico e inigualável acervo histórico/cultural tornaram o Estado um destino turístico peculiar, justificando sua já consolidada posição de 2º maior núcleo receptor do turismo de lazer no país.

É por esse motivo que o governo baiano tem investido maciçamente em projetos de infra-estrutura nas regiões turísticas do Estado, visando à atração de novos investimentos privados, incluindo entre suas prioridades programas sociais de geração de emprego e renda e de educação ambiental, revelando por meio dessas ações o seu empenho em consolidar na Bahia um modelo de desenvolvimento turístico sustentável. O acerto dessa estratégia está refletido nos números do turismo, como mostram os resultados dos fluxos global e hoteleiro e as taxas de ocupação nesses meios de hospedagem classificados, cuja expansão acelerada já superou as médias do país, atraindo para a Bahia renomados grupos da hotelaria nacional e internacional. Hoje, o Estado está incluído entre os principais roteiros turísticos do Brasil e de outros importantes emissores do resto do mundo.

Vale observar que, após adquirir notoriedade como destino de lazer, a Bahia vem despertando o interesse de outros nichos de mercado, preparando-se para a sua consolidação como pólo especializado em diferentes modalidades de turismo como o histórico/cultural, de natureza, de golfe, de esporte e aventura, rural, étnico, náutico, religioso, de observação e de congressos/negócios/convenções. São esses alguns dos porquês da crescente atratividade que o Estado vem exercendo sobre turistas de diversos segmentos motivacionais, seja no país, seja no exterior, assim como sobre empreendedores desse ramo.

Licenciamento ambiental


Conheça a Legislação Ambiental do Estado da Bahia e faça download dos anexos.


SalvarLegislação Ambiental


Salvar Anexos


Salvar Processo de Licenciamento Ambiental


Faça o Download do Guia do Investidor

Salvar Capital Estrangeiro


Salvar Dados Estatísticos


Salvar Invista no Turismo 01


Salvar Invista no Turismo 02


voltar
enviar para um amigo
imprimir

Para enviar esta página para um amigo, basta preencher os campos abaixo:










Cidades da Bahia

Serviços

  • Como
    chegar
  • Onde
    ficar
  • Onde
    comer
  • Mapas

Utilidades

  • Organize sua viagem
  • Postos de Informações

Produtos Turísticos

Cadastre-se

Roteiros

Gestão Participativa
Qualificação
Entidades Profissionais do Setor
Serviço de Apoio ao Turista
Disque Bahia Turismo
Bahiatursa
Disque Denúncia 100