update
frente
features
p&R;
retrovisor
guia
agenda
Nickname:
Password:
Recuperar Pass >
Registe-se Aqui >
Krieg mais
Assinaturas
ASSINE
A BLITZ
aqui
ver mais
Photomaton
1971.07.08: Vilar de Mouros
Nunca se tinha visto coisa assim. Há 35 anos, quando António Barge decidiu organizar o primeiro grande festival de música em Portugal, o país não estava, obviamente, preparado para a coisa. Vilar de Mouros 71, no PHOTOMATON deste mês.

A imagem da chegada de Elton John ao aeroporto de Pedra Rubras, no dia anterior ao da sua actuação, diz realmente mais do que mil palavras.

António Barge

Em 1982, Barge viria a organizar uma nova edição do festival, com os U2. Foi nessa ocasião que proferiu o famoso discurso: «Loucura! Mas loucura controlada e sem camisa de forças!.»Viria a falecer em 2002.
Os artistas nacionais, entre os quais se contavam Amália, Quarteto 1111 (de José Cid), Pop Five Music Inc (de Miguel Graça Moura), Bridge (de Rão Kyao), Syndicato (de Jorge Palma), foram recebidos com uma apatia compreensível.

Mesmo as super-estrelas internacionais – isto é Elton John e Manfred Mann – eram acolhidas com um respeito quase religioso e a roçar a submissão. Perante o silêncio do público, Elton John perguntava a Amélia Barge (mulher do organizador) se a assistência, separada do palco por arame farpado, estava «a gostar». Que sim. «Mas eles não se manifestam!», retorquia o cantor da fantástica colecção de óculos escuros. «Não, mas cá em Portugal é assim», respondeu Amélia.
Um poderoso retrato de Portugal em vésperas do 25 de Abril.
Só 11 anos depois teria lugar uma edição do Vilar de Mouros à altura daquela.

Prejuízo

Apesar do êxito, o festival deu prejuízo. Elton John recebeu 600 contos de cachet (a preços de época) e o Duo Ouro Negro outros 90. Amália ficou-se pelos 50 contos de réis. Os 50 mil espectadores esperados foram uma miragem.

Elton John
Elton John


Aos 24 anos de idade, e já depois da separação dos Beatles, Elton John era a maior estrela da música pop. Chegou ao aeroporto de Pedras Rubras e ficou instalado no hotel Afonso III, em Viana do Castelo.

Chama-se, na verdade, Reginald Kenneth Dwight. Nasceu em 1947 e entre 1970 e 1996 cometeu a proeza de ver, todos os anos, uma das suas canções chegar ao top 40 dos mais vendidos no Reino Unido. No início da carreira tentou, sem sucesso, ser vocalista dos King Crimson e dos Gentle Giant.

Já actuou no Estádio de Alvalade mas deu mais brado a sua evasão de uma soirée no Casino Estoril, em 2000.
Foi dono de um clube de futebol, o Watford FC, e fez uma versão de «Candle in the Wind» dedicada à princesa Diana. Em Abril passado estreou na Broadway Lestat, o primeiro musical integralmente escrito por si e Bernie Taupin.

Blitz, Sábado, 24 de Junho às 15:10


Uma sugestão
(Guaxinim, Sexta 7, às 21:27, 2 pontos )
No formato papel pareceu-me que havia demasiado retrovisor. Vou tentar ser mais claro, isto é falava-se muito no passado. Eu gosto de recordar certos eventos e não sou contra esta rubrica mas acho que se deveria falar mais no presnte e dar-se mais importância aos eventos que decorrem, por exemplo os festivais Rock in rio e Super rock que têm uma cobertura em minha opinião insuficeinte e quase residual. Retrovisor sim mas um bocado menos.Quero mais presente. A mudança visual e de formato é irreprensivel e quanto a mim o passo lógico quanto ao restante conteudo está bom enqudra-se bem excepto a moda mas isso já tive ocasião de dizer porquê na secção própria. Continuem o bom trabalho.
Até aqui??
(Test Dept, Segunda, 26 de Junho às 13:24, 1 ponto )
Aquele ali em cima, ao fundo à direita, atrás do vidro, não é o Emplastro?
Re: Até aqui??
(Joana, Quarta, 28 de Junho às 15:39, 1 ponto )
Re: Até aqui??
(SOliv, Quinta, 29 de Junho às 18:08, 1 ponto )
...
(Ibuh, Quinta 13, às 18:55, 1 ponto )
impressionante.. as musicas deste cantor =P ele é fantástico!
Mais RETROVISOR sim...
(Anónimo, ontem às 23:59, 0 pontos )
ja não é o que era
(andrebaiao, hoje às 16:56, 1 ponto )
este festival ma minha opinião ja deu o que tinha a dar. este ano está uns bons furos abaixo daquilo que era costume em anos anteriores. e até pelo preço dos bilhetes se ve a qualidade deste festival
Livro
Vilar de Mouros, 35 anos de Festivais
Fernando Zamith
(edições Afrontamento, 2003)
Site
www.geocities.com/vilardemouros1971/
Vilar de Mouros 2006
21 a 23 de Julho com Stranglers, Durutti Column, Moonspell, Xutos & Pontapés, Cradle of Filth
BLITZ - Edificío São Francisco de sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544301 F. 21 4415843 e-mail: blitz@aeiou.pt    - Publicidade
Impresa >> Expresso _ Autosport _ Courrier Internacional