update
frente
features
p&R;
retrovisor
guia
agenda
Nickname:
Password:
Recuperar Pass >
Registe-se Aqui >
Krieg mais
Assinaturas
ASSINE
A BLITZ
aqui
ver mais
Franz Ferdinand Pop Arte
São uma das melhores bandas do mundo, mesmo que não o assumam. Recebem elogios de Lou Reed, David Bowie, Jarvis Cocker e até Kanye West, mas não querem ser mais do que uma banda pop. Alex Kapranos, a voz e a fina gravata da banda de «Take Me Out», explica em plena Avenida da Liberdade – por que é que os escoceses são boa gente e, sem querer, fornece uma insuspeita receita de peixe.

É verdade que da primeira vez que veio tocar a Portugal [Sudoeste 2004] comeu marisco estragado e ficou com uma valente dor de barriga?
Não foi nada de grave, é algo que pode acontecer. Quando se está em digressão come-se a comida mais esquisita nos sítios mais estranhos e às vezes somos obrigados a visitar a casa de banho pouco depois. Mas que fique assente que eu não associo Portugal a intoxicações alimentares! Ainda estou a salivar por causa de um prato que comi ontem à noite [véspera da actuação no Super Bock Super Rock]. Tem um nome comprido em português, é um prato que é cozinhado num prato de barro rectangular, com muitos pedaços de peixe, batatas, pimento, tomate, vinho branco [a boa e velha caldeirada de peixe]. Maravilhoso!

Ao contrário de algumas bandas inglesas, os grupos escoceses sobrevivem à margem da polémica e nunca são «as melhores bandas do mundo desta semana». De onde vem o bom comportamento?
Claro que não somos a melhor banda do mundo – isso não existe fora dos jornais! As bandas escocesas que conheço não cortejam a atenção da imprensa britânica, nenhuma está desesperada por aparecer nas páginas dos tablóides, ao contrário de Liam Gallagher [Oasis] ou Pete Doherty [ex-Libertines, Babyshambles]. Os Belle & Sebastian não querem aparecer, os Arab Strap também não – é uma atitude diferente. A cultura de celebridades está implantada em Inglaterra há décadas e algumas pessoas gostam de fazer parte dela. Eu não.


You Could Have It So Much Better Domino/Edel
Os arquiduques dançam e o rock que é pop agradece. Um álbum com validade prolongada. Álbum editado em 2005 .
Não é raro haver fãs que viajam de países como o Brasil ou o Japão para assistir aos vossos concertos europeus. Já se acostumaram a esta devoção ou é, pelo contrário, motivo de surpresa constante?
Fico tão surpreendido quando as pessoas fazem viagens longas para nos ver… É incrivelmente tocante! A nossa primeira digressão... foi um choque tremendo dar conta de que havia quem nos conhecesse e soubesse as nossas músicas. Depois de alguns anos deixa de ser chocante, mas é uma injecção de adrenalina quando percebemos o investimento de algumas pessoas que vêm de longe. Há que recompensá-las.

O primeiro DVD dos Franz Ferdinand [intitulado apenas Franz Ferdinand] é uma espécie de «Magical Mystery Tour (de Franz)». Mas, tal como nos Beatles, ninguém se leva demasiado a sério…
O objectivo foi mostrar a quota de loucura que pode haver numa digressão. Mas há uma diferença grande entre levar a música a sério e levar-me a mim próprio a sério. Levo-me a sério musicalmente, mas seria terrível se me levasse demasiado a sério como pessoa.

O novo single, «Eleanor Put Your Boots On» segue a velha tradição de grandes canções com o nome Eleanor no título…
Algumas das minhas canções preferidas são sobre raparigas chamadas Eleanor (risos). «Eleanor Rigby», dos Beatles… E «Eleanor», dos Turtles, tem um dos meus versos preferidos numa canção pop: «Eleanor, gee, I think you’re swell / And you really do me well / You’re my pride and joy, et cetera». «Et Cetera»! Adoro! O tipo está apaixonado, mas resume uma série de coisas importantes com um «etc» (gargalhada)!

Quando receberam a visita de Lou Reed e David Bowie nos bastidores de um concerto, pareceram fãs babados…
Porque eu sou fã! Lou Reed foi importantíssimo nos meus anos formativos, era o que eu ouvia mais na adolescência…

“Detesto a snobeira de querer separar o rock do grande género que é a música pop”.
É embaraçoso que uma figura como Lou Reed vos coloque no mesmo patamar?
Embaraçoso não… Mas encontro-me a falar com eles a dois níveis: por um lado falo com um tipo que é quase contemporâneo meu, que sobe ao palco e toca a música que escreveu, como acontece connosco; mas ao mesmo tempo é aquele artista, o ícone, a pessoa que aprendemos a admirar. Só que sem a farda, em dia de folga (risos). Grande parte dessas pessoas são tão normais como os leitores desta revista ou as pessoas que vão naquele autocarro [aponta para o 46 da Carris]. São homens e mulheres de carne e osso, um bando de pessoas de carne e osso que mudaram a nossa vida (risos).

Luís Guerra, Quinta, 22 de Junho às 14:22



os 80's contemporaneos...
(voodoo, Segunda 3, às 21:11, 2 pontos )
Franz Ferdinand, ou Francisco Fernando (arquiduque Austro-Húngaro cujo assassinato desencadeou a 1.º Grande Guerra Mundial) é o nome de uma banda marcada pelo passado e as suas influências musicais remetem-nos para certas bandas que marcaram os anos 80 nomeadamente, não obstante a sua cunha pessoal, ou direi, pelas circunstâncias e pelas obrigações comerciais de agradar a uma grande margem de público que delira com o rock menos 'tradicional', chamemos-lhe assim...
Ora, o que é certo é que os Franz Ferdinand (vocalista: Alex Kapranos) têm evoluido e conseguido responder às críticas mais ferozes. A sua última aposta "You Could Have It So Much Better" reflecte uma postura descontraida da banda, sempre com muito ritmo e um estilo distinto. São 13 faixas que se complementam, fazendo o album resultar tão bem e soar de uma forma tão harmoniosa. A abertura do disco é excepcional com uma das melhores faixas do disco: 'The Fallen'.
Do ponto de vista estético, há que frisar o design da capa do CD e de todo o merchandising da banda que serve também como apelo e como referência visual da banda.
Sem preconceitos e sem manias, Franz Ferdinand é uma banda altamente recomendada.

4/5
ai alex, alex
(deeply_shallow, Quinta, 22 de Junho às 16:30, 1 ponto )
o alex kapranos é sexy. deixava-o de bom grado fazerme um filho.
POP do melhor
(TJ, Quinta, 22 de Junho às 16:57, 1 ponto )
Excelente!
sao muito bons!
(Jotta, Quinta, 22 de Junho às 21:03, 1 ponto )
eles sao mesmo muito bons, adorava vê.los ao vivo...
pois é !
(elmusic, Quinta, 22 de Junho às 22:58, 1 ponto )
pois é sem dúvida uma grande banda...tive um gosto enorme ao ver estes artistas, sim isto são artista q fazem dos seus espetaculos uma verdadeira obra de arte ou melhor "pop arte"!
 
Felicidade
(ThunderWolf, Sexta, 23 de Junho às 2:27, 1 ponto )
Posso dizer que tive a felicidade de os ver no primeiro concerto que deram em Portugal e até amigos meus que estavam no festival meios de passagem, sem sequer saberem quem eles eram, ficaram boquiabertos... Se ainda não viram e tiverem oportunidade, não percam!! Irrepreensíveis!!!!!
mto fixe..
(pinta, Sexta, 23 de Junho às 10:37, 1 ponto )
mto fixe, sonoridade mesmo agradavel, até o vinil comprei..
Muito bom
(heck, Segunda, 26 de Junho às 5:11, 1 ponto )
Apesar de gostar da musica deles pensava que ao vivo n seria grd coisa..mas depois d os ver no super bock fiquei super agarrado...foi mesmo muito bom!! Surpreenderam-me bastante...pela positiva!
São a minha banda favorita!
(Bl!tz, Segunda, 26 de Junho às 20:43, 1 ponto )
Eles prenderam-me ao mundo Franz Ferdinand quando lançaram o single "Take Me Out", que é um musica fantastica!Eu assumo que eles são a minha banda preferida, eles têm um estilo de fazer musica que tem um ritmo muito especial.
Eu diria que eles não são Pop Arte, são sem sombra de duvidas o puro Indie Rock Britânico, eu comprei os dois albuns deles "Franz Ferdinand" e "You Could Have It So Much Better", são os meus albuns favoritos, quem os comprar não se arrepende!Agora o novo videoclip deles "Lynsey Wells" e também o "Jeremy Frazer", são ambos fantásticos, estão no single "The Fallen", o mais recente single que foi o "Eleanor Put Your Boots On", também o acho bom, eu amo cada música desta banda, tenho tudo deles, mesmo tudo!
São os melhores!
Muito FANTÁSTICO
(pixie, Segunda, 26 de Junho às 20:46, 1 ponto )
Uma das bandas de eleição de qualquer pessoa dita normal!!
Desde a miudos, adultos (a minha avó ouve, embora nao saiba quem sao, mas diz que gosta) todos dançam ao som destes escoceses!!!
Banda que transmite uma alegria como poucos o sabem fazer!
São Fantásticos... os concertos, o dvd, os albuns!!!
Um dia os meus netos ainda vão ouvir Franz Ferdinand!!
Nem que eu tenha de os por a ouvir os albuns...
ao contrário de Liam Gallagher ou Pete Doherty...
(kasabian, Terça, 27 de Junho às 0:35, 1 ponto )
...Alex Kapranos não tem o talento, nem frontalidade, para se assumir como um dos grandes artistas da actualidade. ...tenta ser o rapaz bom e que não diz mal a ninguem, pegando numa falsidade que (felizmente) j'a não se via ha um tempo, muito graças aos "famintos por popularidade" como os ditos. Fraz Ferdinand são uma boa banda, sem duvida, mas a musica deles não passa de mediocre comparada com bandas do momento como Arctic Monkeys, Editors, Kaiser Chiefs, ou sequer com "snobs" como Babyshambles, Oasis.
Re: ao contrário de Liam Gallagher ou Pete Dohert
(Tommy Gun, Quarta, 28 de Junho às 2:16, 2 pontos )
Re: ao contrário de Liam Gallagher ou Pete Dohert
(Fender, Quarta, 28 de Junho às 13:11, 1 ponto )
Espectacular
(muzka, Quarta, 28 de Junho às 10:42, 1 ponto )
Fran Ferdinand é sem duvida uma grande banda com uma sonoridade espectacular e com boa presença em palco.

Aconselho vivamente esta banda.
Franz Ferdinand
(earphobia, Quarta, 28 de Junho às 14:47, 1 ponto )
A cultura de celebridades está implantada de facto em quase todo o lado, talvez mais acentuada em alguns países. Franz Ferdinand tentam talvez afastar-se do que gera muitas vezes situaçoes complexas da parte do público ou mesmo dos media.... falam, criticam, chamam pop ao rock e isso chateia os meninos. De facto são uma banda fenomenal, que nos enchem os ouvidos de bons refrões e nos fazem saltar de uma maneira que por vezes nem eu tenho noção. "Não somos os melhores do mundo." - é uma boa citação para se falar, fartamo-nos de ler isto não é?
Espero que os FF continuem com boa música e que continuem a inspirar muita gente.
Rythm
(Morning, Quinta, 29 de Junho às 14:16, 1 ponto )
Se repararem na bateria das musicas mais mexidas de Franz Ferdinand tem uma batida quase de musica techno. um puntzPuntz!
Por isso acho que eles teem razao para se autodenominarem: A banda que faz as miudas dançar.
Outras bandas como Bloc Party seguiram esta tendencia.
E o resto do SBSR?
(Joana, Quinta, 29 de Junho às 14:40, 1 ponto )
Pois, gostei desta entrevista do senhor Alex e deste último álbum dos Franz Ferdinand, se bem que não se enquadre na música que ouço. Contudo, o que eu quero comentar é que a Blitz se esqueceu do 1º Acto do SBSR XL que teve excelentes concertos: Placebo, Tool, Korn, o regresso dos Alice in Chains... Então, como é? É só Rock in Rio? Olhem que o Rock e o Rio estavam no parque Tejo!!!
os meus favoritos
(dj.ferdinand, Sexta, 30 de Junho às 15:58, 1 ponto )
Tiveram ao mais alto nível no panorama de actuação em palco, no S.B.S.R.
Vi miúdas a chorarem, e putos a cantarem as suas músicas de cor.
Palcos
(Victor, Domingo 2, às 22:33, 1 ponto )
Além de serem muito bons ao vivo, os FF são também muito resistentes. Vi-os num festival à meia-noite, cheios de energia, e eles tinham feito outro concerto na tarde, noutro palco, longe de 100 kms.
Por isso respeito... e muita saude
Re: Franz Ferdinand Pop Arte
(REG, Domingo 9, às 18:02, 1 ponto )
Grande grupo e magnificos concertos!!1
NICE
(Ibuh, Quinta 13, às 19:33, 1 ponto )
Ouve se altamente a musica destes tipos! Espero que façam mais sucessos para nós ouvirmos =) começei a ouvilos a pco tempo mas gostei e já tenho os albuns deles!
Os Franz Ferdinand Respondem a....
ZÉ PEDRO
Guitarrista dos Xutos & Pontapés


A que estilo musical ficarão associados para a posteridade?

Odeio as etiquetas pós--punk e art-rock! Que diabo é art-rock? Pós- -punk? Blergh! Tudo é pós-punk desde 1976! Não será melhor resumir tudo com a menosprezada palavra «pop»? Detesto a snobeira rock de querer separar o rock do grande género que é a música pop. Nesse sentido, sou decididamente um músico pop por oposição ao chauvinismo e à pomposidade rock. Franz Ferdinand é música pop.
BLITZ - Edificío São Francisco de sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544301 F. 21 4415843 e-mail: blitz@aeiou.pt    - Publicidade
Impresa >> Expresso _ Autosport _ Courrier Internacional