update
frente
features
p&R;
retrovisor
guia
agenda
Nickname:
Password:
Recuperar Pass >
Registe-se Aqui >
Krieg mais
Assinaturas
ASSINE
A BLITZ
aqui
ver mais
Portishead a conta-gotas
No perfil oficial no My Space, Geoff Barrow, membro fundador dos Portishead, revela algumas, poucas, novidades do terceiro disco de originais e deixa para audição dois temas.
Nove anos depois da edição do último trabalho, há muito que se esperam boas novas dos britânicos Portishead. No perfil oficial do trio de Bristol no MySpace, Geoff Barrow, membro fundador e principal responsável pela descoberta da voz de Beth Gibbons, levanta a ponta do véu do que virá a ser o sucessor do álbum homónimo de 1997.

Na página do My Space, Barrow confirmou que as músicas do novo disco, ainda sem título, estão praticamente concluídas e, apesar de parecerem «um pouco confusas e estranhas» , pela primeira vez «em tantos anos soam a um verdadeiro álbum» . Para já, foram publicados dois temas inéditos no My Space.
Geoff Barrow mostrou-se ainda satisfeito com o facto de os Portishead conseguirem compor canções «que não soam aos Zero 7 ou Moby, a merda chill out» .

Blitz, Terça 4, às 19:24


Re: Portishead a conta-gotas
(trainspotted, Quarta 5, às 1:12, 2 pontos )
...mas foram dos primeiros a torná-lo popular."

Aqui se escreve sobre um grupo... que apesar de tenra idade, e tão curta discografia, conseguiu fazer da mesma uma mais valia. Albuns espectaculares, sons depressivos com ritmos de cortar a respiração... a voz única, inconfundível, de beth gibbons a completar, e com sucesso a história desta banda.

E quem sou eu, um falso audiófilo (se calhar, nunca o irei ser...) para fazer tamanhas afirmações?

Analizemos o Dummy por instantes... O primeiro album da banda... talvez o mais introspectivo deles todos... e tocante ao primeiro contacto com este registo. Normalmente nunca temos opurtunidade de conhecer um álbum no momento em que o compramos... e somos levados a comprar por uma música ou outra que ouvimos nos media, mas quando vamos a ver, choramos o dinheiro que demos. Aqui tal não acontece.

As melodias levam a fazer sentir o nó na garganta, e talvez a viver por momentos as letras que alguém escreveu... muito intimista, quase que a pedir um puxão de orelhas a quem não ouvir com headphones.

Quem já não trauteou a letra da "Roads?" Quem não sentiu um nó na garganta com a "this fire?"... quem não bateu o pé às escondidas ao som da "glory box?" Tudo isto falando nas mais conhecidas mas confortando que o albúm começa bem e acaba bem... Um Disco a ter portanto... (é que o album pode ter músicas favoritas... mas não tem músicas que se desgoste! Garantido!)

O segundo registo de seu nome "Portishead" é excelente... embora não ficando à frente do primeiro álbum. (Uma opinião, que não tem razão de o ser, visto que todas as pessoas ficam mais aficionadas ao primeiro cd que ouvem de determinado grupo. Esperamos sempre melhor que o primeiro registo... mas raramente isso acontece... é a nossa negação para não fugirmos às raízes! Mas que não deixa de ser boa compra...

O Concerto na Roseland Ballroom mostra que é concerto que se vê com emoções que não deixam reprimir... soltando expressões de admiração, aplausos em catadupa, e lágrimas no canto do olho...

Sons com precisão cirurgica espero eu agora do terceiro álbum... No myspace oficial da banda está 2 temas que acredito serem meramente uma ideia instrumental do que vai ser o álbum... acredito que os temas ainda vão ter voz... Diz Geoff Barrow (citando noticia da Blitz) que está diferente... mas acredito que os Portishead não perderam a sua identidade.

Tirava o chapéu, se o tivesse, mas só me resta fazer vénia pela diferença, e aguardar pelo resultado do terceiro álbum.

P.S. - Para quem adorar a voz da Beth Gibbons, podemos ouvir o seu registo a solo... com rustin' man. Out Of Season. Pessoal e intransmissivel com mais do mesmo... sentimentos de esperança, sentimentos de perda, com muito amor não correspondido.

Com selo de garantia trainspottiana.
Aos Leitores do (e à) blitz
Um bem haja!
Re: Re: Portishead a conta-gotas
(fernanog, Quarta 5, às 10:13, 1 ponto )
Geoff Barrow : põe-te no teu lugar!
(voodoo, Sexta 7, às 20:18, 2 pontos )
Já ouvi as músicas no MySpace e tenho a dizer que fiquei muito surpreendido pela nagativa. De facto são duas faixas estranhas, que não se identificam com aquilo que os 'Portishead' nos habituaram até agora.

'Key Bored' tem um começo interessante com um ritmo bastante atractivo. Acontece que esse mesmo ritmo, acompanhado por uma melodia fraca, se repete nos 5:57min da faixa, tornando chata e saturante. É uma pena, e gostava sinceramente que esta não fosse uma faixa acabada, mas sim uma apresentação daquilo que será a música completa, nomeadamente com a voz de beth gibbons.

'Greek Jam' ´baseia-se nos mesmos principios repetitivos da música anterior. Mas ainda é pior...

Estou francamente desiludido e penso que os fãs também não estão à espera disto. Com tanto tempo para fazerem um album como deve ser, parece que estavam mais preocupados em criticar bandas como os Zero 7, provavelmente por dor de cotovelo...

 
Espera
(MauroF, Terça 4, às 22:02, 1 ponto )
Good things come to those who wait.

Aposto que estes grandes senhores não nos vão desiludir.
Re: Portishead a conta-gotas
(kasabian, Terça 4, às 22:38, 1 ponto )
Espero algo de bom.
Não havia necessidade
(Anónimo, Quarta 5, às 16:14, 1 ponto )
Os Portishead são uma banda marcante para todos os que gostam de música electrónica, daquela que não perde de vista o formato canção mas também não se limita a banda sonora para abanar o esqueleto e trautear refrões estupidificantes.

O primeiro álbum 'Dummy' é particularmente genial. A expectativa é muita para o terceiro capítulo. E numa banda em que o processo criativo parece ser tão tortuoso, quem sabe se será o último?

Mas não havia necessidade para Geoff Barrow criticar colegas de profissão, como os Zero 7 e Moby. Será inveja pelo sucesso destes? Ou será medo de não conseguir estar à altura da obra-prima chamada 'Simple Things'? Talvez fosse melhor deixar a secção de Relações Públicas dos Portishead entregue à Beth Gibbons. Se não gosta, não ouça. Sendo um músico profissional, não lhe fica nada bem criticar.

Como apreciador de boa música pop, há espaço no meu armário para Portishead, Moby, Zero 7 e muitos outros, como Archive, Divine Comedy, Tindersticks, Jay-Jay Johansson, Perry Blake, Anthony And The Johnsons, Flaming Lips, Nick Cave & The Bad Seeds, Peter Gabriel, Pink Floyd, Sufjan Stevens, etc etc etc.
Re: Não havia necessidade
(april, Quinta 6, às 18:07, 1 ponto )
Re: Não havia necessidade
(voodoo, Sexta 7, às 20:07, 1 ponto )
trip-hop iupi!
(april, Quinta 6, às 18:05, 1 ponto )
Ansioso por mais sons e tons dos maravilhosos portishead.

April
Re: Portishead a conta-gotas
(melga_power, Segunda 10, às 13:49, 1 ponto )
até que enfim que se volta a ouvir falar dos portishead!Depois de se ter dito que eles ja tinham acabado...aí estão eles!espero que voltem com muita força e que voltem a fazer grandes musicas!
Expectativas, nove anos depois!
(guaxinim leonino, Terça 11, às 10:06, 1 ponto )
Espero que este propalado regresso dos Portishead aos álbuns de originais possa ser recordado pela sua qualidade. Com dois óptimos álbuns de estúdio, o seu grande momento alto será talvez o concerto ao vivo em no Roseland de Nova Iorque. Se Beth Gibbons conseguir colocar neste novo registo todo o sentimento que transporta a sua voz, diria que metade do caminho está feito. O resto, é música! A aguardar com expectativa...
voltem portishead...
(Anónimo, Quinta 6, às 0:13, 0 pontos )
espero que os portishead voltem e que não desiludam... "Dummy" deve ser um dos melhores albuns de sempre e o album seguinte/homónimo não desiludiu muito. Aguardo um regresso em grande dos portishead...
mesma lógica que os massive?
(Anónimo, Sexta 7, às 2:50, 0 pontos )
bem, ouvi as duas músicas no myspace e apesar de estar tudo numa fase embrionária (e sem a voz essencial da beth gibbons),fiquei com algum medo que os portishead seguissem a mesma linha que estão a seguir os massive attack: uma aposta muito mais forte na electrónica e uma fuga à junção electrónica-canção
espero que a voz da beth gibbons venha dar alguma vida a esta música
BLITZ - Edificío São Francisco de sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544301 F. 21 4415843 e-mail: blitz@aeiou.pt    - Publicidade
Impresa >> Expresso _ Autosport _ Courrier Internacional