update
frente
features
p&R;
retrovisor
guia
agenda
Nickname:
Password:
Recuperar Pass >
Registe-se Aqui >
Krieg mais
Assinaturas
ASSINE
A BLITZ
aqui
ver mais
Internet
Arctic Monkeys Apanhados na rede
O fenómeno mais cintilante da nova música britânica vende discos, esgota concertos,tem o aval da crítica. Tudo com uma mãozinha da net.
Dos subúrbios de Sheffield (Inglaterra) ao primeiro lugar do top inglês vai apenas um saltinho. Agora recebem prémios, esgotam concertos (o de Lisboa, no Paradise Garage, não fugiu à regra) e cativam uma geração que neles vê uma representação das idiossincrasias juvenis na era do toque de telemóvel e do download digital, mas a vida dos quatro Arctic Monkeys não seria a mesma sem a internet. Foi graças ao fenómeno «boca em boca» em terreno online que Alex Turner (voz, guitarra), Jamie Cook (guitarra-ritmo), Andy Nicholson (baixo), Matthew Helders (bateria) viram Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not tornar-se o álbum que mais vendeu na primeira semana em toda a história do top inglês.
números árticos
38.962 O número de exemplares vendidos de «I Bet You Looked Good On The Dancefloor», o primeiro single da banda, na semana em que foi editado. Entrada directa para o 1º lugar do top inglês, batendo Robbie Williams.

363.735 Os CDs vendidos de Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not na semana em que saiu para as lojas. O álbum que vendeu mais exemplares na primeira semana no Reino Unido. Os 119.501 discos vendidos no primeiro dia chegariam para assegurar o 1º lugar do top semanal.

24 A posição no top Billboard que o álbum atingiu em terras norte-americanas. 34 mil discos vendidos na semana de estreia.

800 O número aproximado de pessoas que encheu no dia 18 de Maio o Paradise Garage, em Lisboa, para o único concerto português da banda até agora.
Matthew, o homem atrás da bateria, localiza o ponto de viragem «num concerto no Natal de 2004, em que vimos pessoas no público que não eram nossos amigos e que estavam a cantar as letras de cor». Por essa altura, circulava nos programas de partilha de ficheiros na Internet um disco dos Arctic Monkeys intitulado Beneath The Boardwalk que era, na verdade, uma maqueta. Estava lançado o isco. Curiosamente, Matt nega que o tão popular MySpace (espaço online onde bandas podem criar páginas e alojar música) seja um marco do percurso da banda: «Até há pouco tempo, a página dos Arctic Monkeys no MySpace nem estava sob o nosso controlo. Muita gente tem-me dito que descobre música nova através desse serviço, mas eu ainda não me registei», revela. Os downloads pagos colhem, porém, maior simpatia «porque em programas como o Limewire [um «peer-to-peer» não autorizado] é complicado encontrar a versão correcta de uma música: ou tem qualidade inferior ou é mais curta do que o normal ou é captada ao vivo…». Dúvidas acerca da importância da internet na carreira dos Arctic Monkeys não existem: «sem esse empurrão, talvez chegássemos lá mas não tão rapidamente. Se os Oasis começassem agora, a carreira deles evoluiria muito mais rapidamente. Estamos em velocidade de cruzeiro».

Luís Guerra, Quarta, 21 de Junho às 11:39


Arctic Monkeys
(kooks, Quinta, 22 de Junho às 20:56, 2 pontos )
Depois de anos de pasmaceira e até me atrevo a dizer seca no rock mundial, vieram os Strokes, de seguida os Libertines foram considerados os novos Strokes, e lá acabou por aparecer um rapazinho franzininho Franz Ferdinand foi o novo Libertines. Bloc Party, por sua vez, o novo Franz Ferdinand e por fim aparecem estes gigantes, estes rapazes de Sheffield, no interior da Inglaterra, que não têm nada haver com estes nomes todos do rock mundial!
Dão pelo nome de Arctic Monkeys. A sua música torna-os únicos, o som produzido pela aquela bateria que simplesmente não para, a guitarra eléctrica que realmente transmite uma energia absurdamente deliciosa, e o mesmo com o baixo e a voz…um cocktail fantástico!
As letras são duma qualidade muito boa, misturando-se de forma perfeita com as maravilhas que aqueles rapazes tiram dos seus instrumentos, transportando-nos para uma nova era do rock mundial, algo que na realidade nenhum de nós alguma vez ouviu! Porque não dizer que são os Pink Floyd da era moderna? Hmm…talvez seja muito cedo, mas têm que concordar comigo, quando digo que estes rapazes são únicos, e o som deles é algo de novo, um rock energético renovado imagem de marca mais que patente destes Arctic Monkeys! Mas ainda temos que esperar mais uns tempos para ver de que material estes jovens ingleses! Whatever People Say I Am, Thats What Im Not (2006), já vendeu milhões e ainda há-de vender mais alguns, com ou sem ajuda da Internet eles vão longe! Um álbum simplesmente fantástico, uma réplica fiel à presença deles em palco, energia é a palavra que os qualifica melhor. Músicas como The View From The Afternoon ou Perhaps Vampires Is A Bit Strong But são prova disso mesmo. O mundo está rendido aos ingleses de Sheffield.

O estilo indie Rock veio para ficar...
(trainspotted, Quinta 6, às 22:15, 2 pontos )
...em ano e meio se viu kaiser chiefs... franz ferdinand... editors... morrissey e agora Artic Monkeys... Nota-se as influências dos The Strokes... e dos The Smiths...

Quem disse que o brit pop morreu?
Nunca... e posso dizer que o single que anda a rodar nas rádios é excelente...

Vou até ao auge da maluqueira quando vou no metro a ouvir a "When The Sun Goes Down" nos auscultadores... e a olhar para as pessoas que estão coladas em mim... por não controlar as espressões faciais de quem está mesmo a curtir o som...

Artic Monkeys é som de fazer tocar guitarras imáginárias... fazer que se está a tocar bateria... (e que se é mestre da percussão!) ou berrar o refrão... EM LOCAIS MENOS IMPRÓPRIOS.

CUIDADO!

A Banda revelação do género de 2006!

Recomendação Trainspottiana

Um bem haja aos leitores do (e à) BLITZ!
(insideyou, Quinta, 22 de Junho às 15:56, 1 ponto )
Realmente é impressionante como estes rapazes chegaram tão longe e tão depressa,conheci-os claro está pela net umas semanas antes de sairem na capa do blitz.Cativaram-me logo pela sua sonoridade que apesar de simples,torna-se bastante especial.É daquelas bandas que nos torna fãs delas logo à primeira.É Uma banda 5 estrelas,das melhores do reino "brit",espero sinceramente que não desçam de nivel nos eventuais proximos albúns.Parabéns à nova menina,a blitz chegou e encantou,mas confesso que gostava mais do antigo formato.Agora a blitz parece uma FHM da música mas isso não é de todo negativo.Abraços a todos e em especial à grande Ana Ventura.continuem assim...
Arctic Monkeys Rockzzz
(Tommy Gun, Sexta, 23 de Junho às 1:10, 1 ponto )
Conheci-os através do blitz e foi muito facil tornar-me fã do som deles.
O concerto de 18 de Maio no paradise garage foi do melhor que já assisti nos ultimos tempos!E quem esteve la sabe do que estou a falar. Memoravel! Foi de uma brutalidade genial! Valeu a pena ter abdicado da mesada toda por este concerto! hahaha
Arctic Monkeys
(Mr.Brightside, Segunda, 26 de Junho às 5:07, 1 ponto )
Acreditem que Arctic Monkeys no Paradise Garage foi um dos melhores concertos que já vi. Por lá estava o Miguel Ângelo (Delfins) a curtir o cenário, e não era para menos.
PRÓS E CONTRAS DA NET
(Cliente Zézinho, Segunda, 26 de Junho às 16:37, 1 ponto )
Este tipo de fenómenos só vêm provar que no fundo no fundo, a Internet não é assim tão má. É isto e o novo site da Blitz.
Artic Monkeys tem que se tirar o chapéu!
(Bl!tz, Segunda, 26 de Junho às 20:18, 1 ponto )
É assim, a primeira vez que ouvi os Artic Monkeys foi no principio de 2006, e sinceramente gostei!Mas agora quando eles lançaram o "When the sun goes down" eu sinceramente ficou tolo por eles, comprei logo o CD, e achei um CD fantástico, aconselho a quem gosta de Pop/Rock britânico! ;-)
Acho que eles podem ter a vir um bom futuro, mas este album(Whatever People Say I Am, That's What I'm Not) está muito à frente como já o referi! Sou um fã assumido dos Artic Monkeys!
Freezing
(kasabian, Quinta, 29 de Junho às 2:07, 1 ponto )
O melhor vocalista, para a melhor banda.
Andy, o baixista sai da banda!
(Morning, Quinta, 29 de Junho às 14:13, 1 ponto )
O baixista, Andy Nicholson, saiu da banda por motivos profissionais.
A banda deseja as melhor sorte para ele.
Sò espero que eles nao percam o seu sentido de originalidade.
http://www.nme.com/news/arctic-monkeys/23380
Bah
(orestes, Sexta, 30 de Junho às 0:08, 1 ponto )
hype hype hype. yuck. enjoa.

Têm, no entanto, bastante interesse do ponto de vista da projecção inicial, ,internet's e afins.

Mas continuo sem perceber a paranoia do New Musica Express por eles...

Enfim. São putos, (pensam) que têm atitude e portanto a malta gosta. oh yeah...
Força Blitz!
(Anónimo, Quinta, 22 de Junho às 19:44, 0 pontos )
Bem,estava hoje a beber uma "jola" lembrei-me que já devia ter saido a nossa Blitz e apressei-me a ir a uma tabacaria...vá estava ela!Na capa o sr. do Rock da "velha guarda"!Dei uma espreitadela e logo nas primeiras folhas notei que havia ali esforço e trabalho em manter viva a Blitz e bem viva por sinal!Parabéns Blitz e Arctic Monkeys!
BLITZ - Edificío São Francisco de sales, Rua Calvet de Magalhães 242 - 2770-022 Paço de Arcos T. 21 4544301 F. 21 4415843 e-mail: blitz@aeiou.pt    - Publicidade
Impresa >> Expresso _ Autosport _ Courrier Internacional